Jump to content

Recommended Posts

14 hours ago, OzemirElion said:

Beleza. Que tutorial você seguiu pra montar seu Pendrive de Instalação do MacOS? E você fez usando o Windows?

Segui o tutorial do dortania, acompanhei uns videos do Gabriel Luchina e segui os mesmos passsos, fiz inclusive instalação do zero baixando todas as kexts e nada... eu já instalei macOS em outros computadores via clover ou opencore, realmente é nesse notebook que não consigo, de maneira nenhuma. Tentei também gravar a imagem pre-made vanilla com balena etcher e mais uma vez, sem sucesso... 

 

Edit: coloquei o log de erro do opencore, se você souber e achar algo de estranho pode me falar

 

Edit 2: fiz o pendrive bootavel do opencore com a EFI que o MaLd0n colocou anteriormente e funcionou perfeitamente, instalei o monterey e fiz dual boot com windows 11! Agora vou instalar os patches. Obrigado pela atenção! 

opencore-2023-02-12-002853.zip

Edited by alexandrersto
Link to comment
Share on other sites

On 2/12/2023 at 12:35 AM, alexandrersto said:

Segui o tutorial do dortania, acompanhei uns videos do Gabriel Luchina e segui os mesmos passsos, fiz inclusive instalação do zero baixando todas as kexts e nada... eu já instalei macOS em outros computadores via clover ou opencore, realmente é nesse notebook que não consigo, de maneira nenhuma. Tentei também gravar a imagem pre-made vanilla com balena etcher e mais uma vez, sem sucesso... 

 

Edit: coloquei o log de erro do opencore, se você souber e achar algo de estranho pode me falar

 

Edit 2: fiz o pendrive bootavel do opencore com a EFI que o MaLd0n colocou anteriormente e funcionou perfeitamente, instalei o monterey e fiz dual boot com windows 11! Agora vou instalar os patches. Obrigado pela atenção! 

opencore-2023-02-12-002853.zip 8.12 kB · 2 downloads

Cara, que bom que deu certo! Aproveita aí então...

Link to comment
Share on other sites

@MaLd0n, tem algo nessa minha Config que eu ainda não entendo o motivo: às vezes acontecem alguns picos de CPU que duram no máximo 2 segundos. Já aconteceu aleatoriamente quando eu tentava abrir um novo programa qualquer enquanto estava usando um App mais pesado (Logic Pro X, Final Cut Pro, etc). E às vezes acontece quando eu estou com umas duas abas abertas no Google Chrome e tento abrir mais uma. Quem você culparia por esses picos? Tô precisando fazer um "fine-tune"

 

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, estou tentando dar boot com sua EFI e com o macosrecovery mas não aparece o opencore nem a pau , voce tem alguma dica ? ja olhei e revisei todos os guides do dortania e tambem vi diversos videos e nada faz aparecer o bootloader.

Edit1: tentei com a EFI do @MaLd0n e não funcionou tambem , aparece o Opencore no boot mas quando eu dou enter ele vai direto pro OS ( Obs: estou usando linux no note, não sei se esse pode ser o problema mas provavelmente não)

Boot.rar

Edited by Gabriel Franceira
Link to comment
Share on other sites

Opa, testei essa EFI, e funcionou quase tudo certinho. O único "problema" que está incomodando um pouco é a questão do backlight, que sempre inicia apagado, e leva uns 2 minutos pra ligar, depois que o sistema foi carregado. Não tem nenhuma solução pra isso? Lembro que já tinha utilizado outra EFI para este mesmo notebook que não tinha esse problema, mas nem lembro mais onde tinha achado.
Além disso só os problemas padrão que sempre tive em todas as instalações que fiz... meu mouse Razr não conecta por bluetooth (outros periféricos conectam), e o Wifi que é um sacrifício pra fazer conectar em qualquer rede 5G (nas 2.4G ele conecta facinho). Sempre tenho que definir o IP manualmente, aí ele conecta, caso contrário é muito difícil conseguir conectar, e quando conecta, vive caindo.

Parabéns pela organização do post, com os arquivos e informações sempre atualizadas e fáceis de encontrar, neste e em outros tópicos.

Link to comment
Share on other sites

On 7/23/2023 at 11:39 PM, Alysson Ailton said:

Opa, testei essa EFI, e funcionou quase tudo certinho. O único "problema" que está incomodando um pouco é a questão do backlight, que sempre inicia apagado, e leva uns 2 minutos pra ligar, depois que o sistema foi carregado. Não tem nenhuma solução pra isso? Lembro que já tinha utilizado outra EFI para este mesmo notebook que não tinha esse problema, mas nem lembro mais onde tinha achado.
Além disso só os problemas padrão que sempre tive em todas as instalações que fiz... meu mouse Razr não conecta por bluetooth (outros periféricos conectam), e o Wifi que é um sacrifício pra fazer conectar em qualquer rede 5G (nas 2.4G ele conecta facinho). Sempre tenho que definir o IP manualmente, aí ele conecta, caso contrário é muito difícil conseguir conectar, e quando conecta, vive caindo.

Parabéns pela organização do post, com os arquivos e informações sempre atualizadas e fáceis de encontrar, neste e em outros tópicos.

Fico feliz em saber que meu trabalho nos Posts está sendo bem feito e está ajudando muitas pessoas. Obrigado pelo feedback!

Mas, respondendo:
- Backlight: eu já adicionei alguns boot-args e configurações no "device properties" nessa última EFI que deveria resolver isso. Testei do Catalina ao Ventura e esse problema não acontece. Só no Sonoma (14) é que o problema ocorre, mas ainda não encontrei solução.
- Bluetooth: mesma coisa... do Catalina ao Ventura tudo funciona como esperado, já no Sonoma alguns bugs ocorrem; só algumas vezes que comigo (no BigSur) dois Fones Bluetooth pareados não conectavam, aí eu tinha que Excluir e Reparear pra voltarem a funcionar (QCY-T13 e Airdots S)

- WiFi: também segue o mesmo padrão, só no Sonoma que a Kext "AirportITLWM" ainda não está otimizada pro sistema, então você tem que usar a ITLWM junto com o aplicativo Heliport (como descrito no primeiro post).

 

De maneira geral, caso você tenha testado outras EFI's antes da minha, é sempre importante que você utilize o "Clean NVRAM" do OpenCore (no menu de inicialização, utilizando a Barra de Espaço) pra limpar qualquer resquício de EFI's anteriores, e assim não causar conflitos. E sempre que testo e tenho disponibilidade, estou atualizando as EFI's aqui no post, então sempre baixe a versão mais recente pro seu sistema. Caso nada disso resolva, me chama no privado aqui do Fórum pra gente analisar mais detalhadamente.

On 5/16/2023 at 1:48 PM, Gabriel Franceira said:

Boa tarde, estou tentando dar boot com sua EFI e com o macosrecovery mas não aparece o opencore nem a pau , voce tem alguma dica ? ja olhei e revisei todos os guides do dortania e tambem vi diversos videos e nada faz aparecer o bootloader.

Edit1: tentei com a EFI do @MaLd0n e não funcionou tambem , aparece o Opencore no boot mas quando eu dou enter ele vai direto pro OS ( Obs: estou usando linux no note, não sei se esse pode ser o problema mas provavelmente não)

Boot.rar 428.49 kB · 1 download

É interessante sim investigar melhor essa questão de ter o Linux instalado. Dependo da Distro Linux que você usa, o Bootloader pode acabar tendo prioridade e bagunçando um pouco as coisas na hora da inicialização. Aí você iria testar se o OpenCore conseguiria dar o Boot no Linux ou se seria melhor sempre pressionar a Tecla F12 pra toda vez pra selecionar entre o Bootloader do Linux ou o OpenCore.

Lembrando também que, depois que você instalar o MacOS pelo Pendrive e mover a pasta EFI para a Partição EFI do Mac, é necessário você alterar o "LauncherOption" para "Full" (na sua config.plist) e dar o boot sem o pendrive, pra que assim a opção "OpenCore" apareça no Boot (F12)

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Quem puder dar uma testada nessa pasta e reportar. Deve funcionar para todos os modelos Lenovo IdeaPad 3i Comet lake.

EFI Lenovo Ideapad 3i.zip

Está sem kext para Wifi/Bt.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

On 7/28/2023 at 12:30 AM, MaLd0n said:

Anyone who can take a look at this folder and report. It should work for all Lenovo IdeaPad 3i Comet lake models.

EFI Lenovo Ideapad 3i.zip 4.97 MB · 8 downloads

You are without kext for Wifi/Bt.

It worked with me on and lenovo ideapad l3 comet lake

but when I tried to install ventura not completed and restarted, I tried 10 times reboots on "MacOS installer", but nothing

 

how to fix this ?

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
On 8/1/2023 at 7:07 AM, Sheikh El-Moctar said:

how to fix this ?

Try this

EFI Ventura.zip

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

On 25/07/2023 at 15:56, OzemirElion said:

Fico feliz em saber que meu trabalho nos Posts está sendo bem feito e ajudando muitas pessoas. Obrigado pelo feedback!

Mas, respondendo:
- Backlight: eu já adicionei alguns boot-args e configurações no "device properties" nessa última EFI que deveria resolver isso. Testei do Catalina ao Ventura e esse problema não acontece. Só no Sonoma (14) é que o problema ocorre, mas ainda não encontrei solução.
- Bluetooth: a mesma coisa... do Catalina ao Ventura tudo funciona como esperado, já no Sonoma alguns bugs ocorrem; só algumas vezes que comigo (no BigSur) dois Fones Bluetooth pareados não conectavam, aí eu tinha que Excluir e Reparar pra voltarem a funcionar (QCY-T13 e Airdots S)

- WiFi: também segue o mesmo padrão, só que no Sonoma que o Kext "AirportITLWM" ainda não está otimizado pro sistema, então você tem que usar o ITLWM junto com o aplicativo Heliport (como descrito no primeiro post).

 

De maneira geral, caso você tenha testado outros EFI's antes de mim, é sempre importante que você utilize o "Clean NVRAM" do OpenCore (no menu de inicialização, utilizando a Barra de Espaço) para limpar qualquer resquício de EFI's anteriores, e assim não causar conflitos. E sempre que testo e tenho disponibilidade, estou atualizando as EFI's aqui no post, então sempre baixe a versão mais recente pro seu sistema. Caso nada disso resolva, me chama no privado aqui do Fórum pra gente analisar mais detalhadamente.

É interessante sim investigar melhor essa questão de ter o Linux instalado. Dependendo da distro Linux que você usa, o Bootloader pode acabar tendo prioridade e bagunçando um pouco as coisas na hora da inicialização. Você iria testar se o OpenCore conseguiria dar o Boot no Linux ou seria melhor sempre pressionar o Tecla F12 antes de selecionar entre o Bootloader do Linux ou o OpenCore.

Lembrando também que, depois que você instalar o MacOS pelo Pendrive e mover a pasta EFI para a Partição EFI do Mac, é necessário você alterar o "LauncherOption" para "Full" (na sua config.plist) e dar o boot sem o pendrive , pra que assim seja a opção "OpenCore" aplicável no Boot (F12)

obrigadop pelo material , tenho um ideapad 3i IML05 com i5-10th e to usando sua efi e ta funcionando tudo perfeitamente apos entrar o sistema  , o unico problema que estou tendo é no inicio , ao ligar, a tela pisca umas 5 vezes e so depois que entra o opencore , alguma ideia do que possa ser ? 

boot ideapad 3i-i5.mp4.zip

Link to comment
Share on other sites

On 9/19/2023 at 11:34 PM, monzamon said:

obrigadop pelo material , tenho um ideapad 3i IML05 com i5-10th e to usando sua efi e ta funcionando tudo perfeitamente apos entrar o sistema  , o unico problema que estou tendo é no inicio , ao ligar, a tela pisca umas 5 vezes e so depois que entra o opencore , alguma ideia do que possa ser ? 

boot ideapad 3i-i5.mp4.zip 856.12 kB · 1 download

Cara, eu até hoje não consegui resolver isso... O meu também tem isso. Eu geralmente utilizo o F12 pra selecionar o OpenCore, e aí a tela pisca apenas 1 vez e em seguida o OpenCore inicia...

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

7 hours ago, OzemirElion said:

Cara, eu até hoje não consegui resolver isso... O meu também tem isso. Eu geralmente utilizo o F12 pra selecionar o OpenCore, e aí a tela pisca apenas 1 vez e em seguida o OpenCore inicia...

que felicidade ouvir isso , nao que seja bom , mas só o fato de saber que nao é algo que fiz de errado ja fico feliz , obrigado , o unico problema que comecei a ter agora é com o audio , usando software de musica o audio falha , mas ainda estou investigando , obrigadoooo !!

Link to comment
Share on other sites

On 10/5/2021 at 10:01 PM, OzemirElion said:

 

spacer.png

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: [02/10/2023]

 

STATUS:

➡ OpenCore 0.9.6 (+Kexts Atualizadas)
➡ Som (Realtek ALC230) - 
➡ CPU (i5-10210U Comet Lake) - 
➡ RAM 1x4GB Onboard + 1x16GB DDR4 Offboard (Limitado a 2667MHz) - 
➡ dGPU NVIDIA GeForce MX330 - 
➡ Gráficos (HD Graphics 620 1366x768) - ⚠️
➡ WiFi & Bluetooth (Intel AC 9560) - ⚠️
➡ SSD SATA (Kingston A400) - 
➡ SSD PCIe NVMe M2 (Kingston NV2) - 
➡ Webcam (Lenovo UVC Camera) - 
➡ USB - 
➡ Sleep - ⚠️
➡ HDMI (Áudio e Vídeo) - 
➡ Touchpad (ELAN I2C) - 
➡ Controle de Brilho via Teclas - 
➡ Leitor de Cartão (Realtek USB 2.0 Card Reader) - ⚠️
➡ iMessage/Facetime - ⚠️


⚠️ OBSERVAÇÕES:

▷▶︎ Gráficos: Aceleração completa (Full QE/CI), porém com cores em 16bit, causando o "Color Banding". Você percebe esse problema mais nitidamente nas Sombras, Transparências e Degradês de Cores (como no Launchpad, por exemplo).
▷▶︎ WiFi/Bluetooth: Totalmente funcional, porém a Kext de WiFi no Sonoma está em fase Beta, podendo apresentar bugs. Funções nativas de Continuity como Airdrop/Handoff/Clipboard não funcionam por limitações da própria Kext "itlwm/airportitlwm".
▷▶︎ Sleep: Funciona, porém quando você acorda o Sistema tudo fica lento, com lags.
▷▶︎ Leitor de Cartão: Até hoje não consegui fazê-lo funcionar.
▷▶︎ iMessage/Facetime: Funciona, mas é recomendado que se utilize uma conta do iCloud que já é/foi utilizada em um aparelho original da Apple (iPhone, Macbook, etc), pois assim a chance da Apple validar é maior.


IMPORTANTE:

➡ Adicione um Serial Number e os demais parâmetros em "PlatformInfo" -> "Generic". Você pode gerar isso automaticamente usando o GenSMBIOS, por exemplo.

 

CONFIGURAÇÃO DA BIOS:

[Necessário]:
➡ USB Legacy: Disabled
➡ Intel SGX: Disabled
➡ Boot Mode: UEFI

[Opcional]:
➡ BIOS Back Flash: Enabled
➡ Fool Proof Fn Ctrl: Disabled
➡ Flip to Boot: Disabled
➡ PXE Boot to LAN: Disabled

 

REPORT DE PERFORMANCE:

Após instalar o MacOS eu executei o Geekbench 5, fiz outros testes de performance em softwares pesados, usei cada versão no dia-a-dia, e cheguei às seguintes conclusões:

➡ As versões Catalina e Monterey são as mais Estáveis e possuem uma Performance um pouco melhor que as outras. 
➡ A versão Ventura roda com um pouco de instabilidade e possui um desempenho geral um pouco abaixo das demais versões do MacOS.
➡ A versão Sonoma atualmente está rodando muito bem, com uma performance levemente abaixo da versão Monterey.

 

 

Olá. Voce poderia postar sua EFI por gentileza? Grato.

On 10/5/2021 at 10:01 PM, OzemirElion said:

 

spacer.png

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: [02/10/2023]

 

STATUS:

➡ OpenCore 0.9.6 (+Kexts Atualizadas)
➡ Som (Realtek ALC230) - 
➡ CPU (i5-10210U Comet Lake) - 
➡ RAM 1x4GB Onboard + 1x16GB DDR4 Offboard (Limitado a 2667MHz) - 
➡ dGPU NVIDIA GeForce MX330 - 
➡ Gráficos (HD Graphics 620 1366x768) - ⚠️
➡ WiFi & Bluetooth (Intel AC 9560) - ⚠️
➡ SSD SATA (Kingston A400) - 
➡ SSD PCIe NVMe M2 (Kingston NV2) - 
➡ Webcam (Lenovo UVC Camera) - 
➡ USB - 
➡ Sleep - ⚠️
➡ HDMI (Áudio e Vídeo) - 
➡ Touchpad (ELAN I2C) - 
➡ Controle de Brilho via Teclas - 
➡ Leitor de Cartão (Realtek USB 2.0 Card Reader) - ⚠️
➡ iMessage/Facetime - ⚠️


⚠️ OBSERVAÇÕES:

▷▶︎ Gráficos: Aceleração completa (Full QE/CI), porém com cores em 16bit, causando o "Color Banding". Você percebe esse problema mais nitidamente nas Sombras, Transparências e Degradês de Cores (como no Launchpad, por exemplo).
▷▶︎ WiFi/Bluetooth: Totalmente funcional, porém a Kext de WiFi no Sonoma está em fase Beta, podendo apresentar bugs. Funções nativas de Continuity como Airdrop/Handoff/Clipboard não funcionam por limitações da própria Kext "itlwm/airportitlwm".
▷▶︎ Sleep: Funciona, porém quando você acorda o Sistema tudo fica lento, com lags.
▷▶︎ Leitor de Cartão: Até hoje não consegui fazê-lo funcionar.
▷▶︎ iMessage/Facetime: Funciona, mas é recomendado que se utilize uma conta do iCloud que já é/foi utilizada em um aparelho original da Apple (iPhone, Macbook, etc), pois assim a chance da Apple validar é maior.


IMPORTANTE:

➡ Adicione um Serial Number e os demais parâmetros em "PlatformInfo" -> "Generic". Você pode gerar isso automaticamente usando o GenSMBIOS, por exemplo.

 

CONFIGURAÇÃO DA BIOS:

[Necessário]:
➡ USB Legacy: Disabled
➡ Intel SGX: Disabled
➡ Boot Mode: UEFI

[Opcional]:
➡ BIOS Back Flash: Enabled
➡ Fool Proof Fn Ctrl: Disabled
➡ Flip to Boot: Disabled
➡ PXE Boot to LAN: Disabled

 

REPORT DE PERFORMANCE:

Após instalar o MacOS eu executei o Geekbench 5, fiz outros testes de performance em softwares pesados, usei cada versão no dia-a-dia, e cheguei às seguintes conclusões:

➡ As versões Catalina e Monterey são as mais Estáveis e possuem uma Performance um pouco melhor que as outras. 
➡ A versão Ventura roda com um pouco de instabilidade e possui um desempenho geral um pouco abaixo das demais versões do MacOS.
➡ A versão Sonoma atualmente está rodando muito bem, com uma performance levemente abaixo da versão Monterey.

 

 

Poderia postar sua EFI por gentileza? Grato

Link to comment
Share on other sites

Fui seguindo os passos e utilizando os arquivos disponibilizados por vcs.

mas tem 2 coisas q n consegui resolver... 

1) "OpenCore boot picker" tela preta sem opções.
eu já alterei o config.plist, inclusive aumentei o "Timeout" de 5 para 10 segundos e o q acontece é que ele fica por mais tempo na tela preta, mas n mostra as opções.

2) logar em apps e sites mesmo já estando logado na apple ID.                                                                                                id apple ok através do gensmbios. mas n consigo logar em alguns sites q usam o accounts do google. ex. mercado livre e app Spark (no Spark aparece um erro "ID token expired")
 

Resolvido: usei outro pendrive para formatar o HD e refiz a instalação do zero já com o Sonoma.

obs.: n sei apagar o post =/

Captura de Tela 2023-10-18 às 11.55.26.zip

Edited by olecram7xy
Link to comment
Share on other sites

Valeu pelas EFI's. Grato

On 10/18/2023 at 11:01 AM, OzemirElion said:

Tá lá, mano... Atualizei!

Valeu pelas EFI`s. Meu Ideapad gaming 3i é o modelo i7-10750H. Instalei o Sonoma e apliquei o opencore-legacy-patcher. Mas meu broadcom BCM4360, embora consiga "ligá-lo", não acha nenhuma rede wifi. Alguém tem alguma dica sobre isso?  

Link to comment
Share on other sites

12 hours ago, JCFadel said:

Valeu pelas EFI's. Grato

Valeu pelas EFI`s. Meu Ideapad gaming 3i é o modelo i7-10750H. Instalei o Sonoma e apliquei o opencore-legacy-patcher. Mas meu broadcom BCM4360, embora consiga "ligá-lo", não acha nenhuma rede wifi. Alguém tem alguma dica sobre isso?  

Mano, não é esperado que essas EFI's do Ideapad3i sejam compatíveis com o Ideapad3iGaming, infelizmente, porque são configurações diferentes. Mas você pode tentar adaptar alguma coisa...

Sobre a BCM4360, até onde eu sei ela não tem mais suporte a partir do Sonoma. Só funciona até o Ventura...

Link to comment
Share on other sites

On 10/5/2021 at 10:01 PM, OzemirElion said:

 

spacer.png

ÚLTIMA ATUALIZAÇÃO: [11/11/2023]

 

STATUS:

➡ OpenCore 0.9.7 (+Kexts Atualizadas)
➡ Som (Realtek ALC230) - 
➡ CPU (i5-10210U Comet Lake) - 
➡ RAM 1x4GB Onboard + 1x16GB DDR4 Offboard (Limitado a 2667MHz) - 
➡ dGPU NVIDIA GeForce MX330 - 
➡ Gráficos (HD Graphics 620 1366x768) - ⚠️
➡ WiFi & Bluetooth (Intel AC 9560) - ⚠️
➡ SSD SATA (Kingston A400) - 
➡ SSD PCIe NVMe M2 (Kingston NV2) - 
➡ Webcam (Lenovo UVC Camera) - 
➡ USB - 
➡ Sleep - ⚠️
➡ HDMI (Áudio e Vídeo) - 
➡ Touchpad (ELAN I2C) - 
➡ Controle de Brilho via Teclas - 
➡ Leitor de Cartão (Realtek USB 2.0 Card Reader) - ⚠️
➡ iMessage/Facetime - ⚠️


⚠️ OBSERVAÇÕES:

▷▶︎ Gráficos: Aceleração completa (Full QE/CI), porém com cores em 16bit, causando o "Color Banding". Você percebe esse problema mais nitidamente nas Sombras, Transparências e Degradês de Cores (como no Launchpad, por exemplo).
▷▶︎ WiFi/Bluetooth: Totalmente funcional, porém a Kext de WiFi no Sonoma está em fase Beta, podendo apresentar bugs. Funções nativas de Continuity como Airdrop/Handoff/Clipboard não funcionam por limitações da própria Kext "itlwm/airportitlwm".
▷▶︎ Sleep: Funciona através do "Repousar", normalmente, mas o mecanismo de Lid (Tampa) não funciona corretamente.
▷▶︎ Leitor de Cartão: Até hoje não consegui fazê-lo funcionar.
▷▶︎ iMessage/Facetime: Funciona, mas é recomendado que se utilize uma conta do iCloud que já é/foi utilizada em um aparelho original da Apple (iPhone, Macbook, etc), pois assim a chance da Apple validar é maior.


IMPORTANTE:

➡ Adicione um Serial Number e os demais parâmetros em "PlatformInfo" -> "Generic". Você pode gerar isso automaticamente usando o GenSMBIOS, por exemplo.

 

CONFIGURAÇÃO DA BIOS:

[Necessário]:
➡ USB Legacy: Disabled
➡ Intel SGX: Disabled
➡ Boot Mode: UEFI

[Opcional]:
➡ BIOS Back Flash: Enabled
➡ Fool Proof Fn Ctrl: Disabled
➡ Flip to Boot: Disabled
➡ PXE Boot to LAN: Disabled

 

REPORT DE PERFORMANCE:

Após instalar do MacOS Catalina até o Sonoma, eu executei o Geekbench 5 e 6, fiz outros testes de performance da CPU em softwares pesados, usei no dia-a-dia, e cheguei a essa conclusão:
Atualmente todas as 5 versões do MacOS rodam de forma muito similar uma com a outra, com desempenho muito bom. Para quem se atenta a detalhes, porém, vai perceber que a versão Catalina e a Monterey performam um pouco melhor (em estabilidade e tempo de resposta), e a Ventura é a que sofre algumas instabilidades aleatórias no sistema, mas nada que prejudique no dia-a-dia.

EFI's:

 

 

 

Consegui usar a efi no meu gaming 3i i7, porem não funciona o som nativo, vou tentando arrumar se conseguir posto aqui, mas se alguem ja estiver com ela full funcional da uma moral ai :)

Edited by codeyurimartins
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...