Jump to content
sphinx777

Mavericks - Asrock Z87e - ITX - Problemas

Recommended Posts

Tenho lido inúmeros tópicos de usuários Gigabyte que conseguiram instalar o Mavericks, de fato não obtive o mínimo sucesso nessa placa que, a princípio, teria tudo para ser compatível. Inclusive é citada em outro forum.

Aqui está ela:

http://www.asrock.com/mb/Intel/Z87E-ITX/

Estamos usando I5 4670K e Nvidia GT 640

Tentamos:

1. MyHack ou http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2013/06/como-colocar-o-instalador-do-os-x-mavericks-em-um-pen-drive.html

Tentamos, apenas a nível de teste, o Mountain Lion 10.8.4 usando o novo Chimera 2.1.1 sem sucesso.

2. Testamos várias kexts e strings. Desde a -v até a dart=0

3. Vários smbios, inclusive usamos o Chameleon Wizard para criar um para MacbookAir6,2

4. Chimera, Chameleon e Clover em últimas versões

5. Diversas configurações de BIOS (no caso, UEFI). De fato, achei bem mais complicado pela quantidade enorme de informações.

Procurei apenas configurar as obrigatórias como AHCI, HPET, Shared Memory em 64 (não há opção de desabilitar a VT-d).

6. Extraimos o DSDT pelo Aida64 e tentamos alguns patches

Apenas não quisemos usar qualquer tipo de alteração de BIOS, como a que faz o programa PMPatch.

7. O melhor que consegui foi usando ML + Chimera 2.1.1 e as strings -x ou PCIRootUID=0 chegar na tela inicial com o logo da Apple e travar aí. No mais ou reboot logo após passar o verboose mode ou tela preta.

Como veem, nada animador.

Qualquer sugestão é bem-vinda.

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Agradeço muito, Mirone, pela sua pronta resposta.

Estamos baixando a imagem que sugeriu e vamos testar conforme o link que nos forneceu.

Desde já, muito obrigada. Depois do teste, vamos colocar aqui se obtivemos sucesso ou não.

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Agradeço muito, Mirone, pela sua pronta resposta.

Estamos baixando a imagem que sugeriu e vamos testar conforme o link que nos forneceu.

Desde já, muito obrigada. Depois do teste, vamos colocar aqui se obtivemos sucesso ou não.

O link que te passei se refere ao Mountain Lion 10.8.4, mas se conseguir instalar ele consegue instalar o Mavericks sem problemas.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Baixamos o ML indicado, criamos o pendrive. Ao menos, usando essa imagem foi possível chegar-se a um KP.

Tentamos também usar um Chameleon mais atualizado, o 2253 e 2254. Importante: usando-se esses dois Chameleon trava na tela negra ou reboot de imediato após o verboose mode.

Usada várias strings, acusou isso:

1zob.jpg

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Baixamos o ML indicado, criamos o pendrive. Ao menos, usando essa imagem foi possível chegar-se a um KP.

Tentamos também usar um Chameleon mais atualizado, o 2253 e 2254. Importante: usando-se esses dois Chameleon trava na tela negra ou reboot de imediato após o verboose mode.

Usada várias strings, acusou isso:

1zob.jpg

Observe a primeira linha onde diz "EFI Not Supported" tente mudar a bios pra modo Legacy, ou tanta subir com o clover que é indicado para bios EFI.

Isso me parece erro com os Caches tentou boot com -f?

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Obrigada de novo.

A partir de sua dica, estou estudando o caso. Em meu BIOS ele já estaria toda a configuração em Legacy, mas nada ainda. Vi esse tópico onde relatam um caso parecido, na época do SL:

http://legacy.tonycrapx86.com/viewtopic.php?f=3&t=18861

Tentei o Clover e -f e nada.

Vou continuar a luta, assim que tiver algum sucesso posto aqui. Se houver mais alguma dica, agradeço.

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Olá, Artur. Sim, usei o smbios do MacbookAir6,1 e combinação de várias strings, infelizmente ainda sem sucesso.

Aqui está o link do meu DSDT sem modificações para que o pessoal dê uma olhada:

https://mega.co.nz/#!Xp4UBKbY!AuekNlWyYf4qdr03n6kj4FrZoo0EK_9iJO2ST5wDGnM


Aqui está o smbios do MacbookAir6,1 criado pelo Chameleon Wizard (modificamos alguns dados colhidos da internet como o SMboard product):

https://mega.co.nz/#!itREzbgC!eRbrcDFgnzunkgrfz6npnxd9OpYIlc-0kUPAXNNafv4


Ontem tentei utilizar o PMPatch e, a princípio ele teria modificado corretamente meu BIOS. Em todas as tentativas o Instant Flash da Asrock recusou o BIOS por entender que ele teria sido modificado (via DOS com o arquivo ROM ou Windows com o BIOS encapsulado .exe e modificado pelo programa). Consegui retornar fazendo um Clear CMOS.


O que notamos nessa história que as ferramentas (Chameleon ou Clover, Chimera 2.1.1 ou unishit/MyHack) parecem estar "imaturos" para o UEFI dessa placa. Quem está conseguindo (se estão) é o pessoal das Gigabyte - no Brasil as Z87 ainda não chegaram. Em todas as tentativas (-v) ele não chega ao fim da leitura das kexts, rebootando... ou dá tela preta... não indo além disso. Inclusive tentei retirar a placa de vídeo para ver se instalava, sem sucesso.

Agradeço a todos pelo empenho em nos ajudar.

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

olá


todas essas ferramentas n fazem boot ao uefi, fazem boot legacy


unico k faz boot ao uefi é clover...


por isso meu conselho é postares foto do boot


mete


wait=yes


para tentar perceber onde pára e qual o problema


meu palpite é problemas com powermanagement do cpu..


se conseguires fazer boot com esse smbios de certeza k vai ter update ao kernel.. para trazer algum suporte ao cpu


dai minha sugestão de cpus=1 e tenta ver também qual é o busratio do cpu e mete no boot


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

Gostaria apenas de relatar os problemas que temos enfrentado. Assim que obtivermos sucesso pretendemos fazer um tutorial como sempre fizemos.

Tentamos tanto o Mountain Lion quanto o Mavericks DP1.

No Mavericks, criado com o MyHack Beta iniciava o verboose mode e logo após travava em tela negra. Retiramos kexts gráficas e não conseguimos ir adiante.

Tivemos algum sucesso com o ML usando kernel do 10.8.5 indo um pouco mais além.


1. Mach_Kernel e FakeSMC.kext

À medida que trocamos o mach_kernel pelo presente no 10.8.5 e trocamos a kext pela FakeSMC.kext desse tópico: http://www.insanelymac.com/forum/files/file/107-fakesmc-w-haswell-cpu-sensor-for-1089/

foi possível sair do KP de "EFI not supported"...

Mesmo assim essa kext (FakeSMC.kext) apresenta vários erros na "subida", fora qualquer plugin que deletamos para evitar mais problemas.


2. Esbarramos em KP da ACPI. Foi possível passar adiante com essas kexts:

http://www.osx86.net/view/1481-appleacpiplatform_and_iopcifamily_10.6.7_-_10.6.6.html


3. Conseguimos as kexts AppleIntelE1000e.kext e USB3.0 que retiramos do último multishit através do programa Unpkg.app. Pulamos alguns KP com elas.


4. Esbarramos na famosa "DSMOS has Arrived". Deletamos todas as kexts gráficas, sem sucesso.

Tentamos inclusive usar kexts do 10.9.


5. Como o som é ALC1150, deletamos a AppleHDA para evitar conflitos (dava KP mais adiante).

Travamos aqui, depois de uma semana de experimentos diversos sem chegar ao início da instalação.

Chegamos até aqui usando: -v -f PCIRootUID=0 GraphicsEnabler=No (tentado outras como dart=0, -x PCIRootUID=1, GraphicsEnabler=Yes)


Meu hardware:

Asrock Z87e ITX

Intel i5 4670K (sem VT-d)

Memória 8GB Corsair Vengeance

IntelHDGraphics 4600

GeForce GT 640

Som ALC1150

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Gostaria apenas de relatar os problemas que temos enfrentado. Assim que obtivermos sucesso pretendemos fazer um tutorial como sempre fizemos.

Tentamos tanto o Mountain Lion quanto o Mavericks DP1.

No Mavericks, criado com o MyHack Beta iniciava o verboose mode e logo após travava em tela negra. Retiramos kexts gráficas e não conseguimos ir adiante.

Tivemos algum sucesso com o ML usando kernel do 10.8.5 indo um pouco mais além.


1. Mach_Kernel e FakeSMC.kext

À medida que trocamos o mach_kernel pelo presente no 10.8.5 e trocamos a kext pela FakeSMC.kext desse tópico: http://www.insanelymac.com/forum/files/file/107-fakesmc-w-haswell-cpu-sensor-for-1089/

foi possível sair do KP de "EFI not supported"...

Mesmo assim essa kext (FakeSMC.kext) apresenta vários erros na "subida", fora qualquer plugin que deletamos para evitar mais problemas.


2. Esbarramos em KP da ACPI. Foi possível passar adiante com essas kexts:

http://www.osx86.net/view/1481-appleacpiplatform_and_iopcifamily_10.6.7_-_10.6.6.html


3. Conseguimos as kexts AppleIntelE1000e.kext e USB3.0 que retiramos do último multishit através do programa Unpkg.app. Pulamos alguns KP com elas.


4. Esbarramos na famosa "DSMOS has Arrived". Deletamos todas as kexts gráficas, sem sucesso.

Tentamos inclusive usar kexts do 10.9.


5. Como o som é ALC1150, deletamos a AppleHDA para evitar conflitos (dava KP mais adiante).

Travamos aqui, depois de uma semana de experimentos diversos sem chegar ao início da instalação.

Chegamos até aqui usando: -v -f PCIRootUID=0 GraphicsEnabler=No (tentado outras como dart=0, -x PCIRootUID=1, GraphicsEnabler=Yes)


Meu hardware:

Asrock Z87e ITX

Intel i5 4670K (sem VT-d)

Memória 8GB Corsair Vengeance

IntelHDGraphics 4600

GeForce GT 640

Som ALC1150

Desabilitou a IntelHD4600 na bios?

pro audio me envie um codec_dump do seu Alc1550

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Sim, desabilitei. Aliás essa placa apenas permite desabilitar em "Auto", já que ela não tem "Disable". Consigo observar isso dentro do Windows, já que tenho instalado em uma partição + espaço livre.

Bem, aqui segue meu Codec Dump:


Codec: Intel Haswell HDMI

Address: 0

AFG Function Id: 0x1 (unsol 0)

Vendor Id: 0x80862807

Subsystem Id: 0x80860101

Revision Id: 0x100000

No Modem Function Group found

Default PCM:

rates [0x0]:

bits [0x0]:

formats [0x0]:

Default Amp-In caps: N/A

Default Amp-Out caps: N/A

GPIO: io=0, o=0, i=0, unsolicited=0, wake=0

Node 0x02 [Audio Output] wcaps 0x6611: 8-Channels Digital

Converter: stream=0, channel=0

Digital: Enabled

Digital category: 0x0

PCM:

rates [0x7f0]: 32000 44100 48000 88200 96000 176400 192000

bits [0x1e]: 16 20 24 32

formats [0x5]: PCM AC3

Power states: D0 D3 EPSS

Power: setting=D0, actual=D0

Node 0x03 [Pin Complex] wcaps 0x40778d: 8-Channels Digital Amp-Out CP

Control: name="HDMI/DP,pcm=3 Jack", index=0, device=0

Control: name="IEC958 Playback Con Mask", index=0, device=0

Control: name="IEC958 Playback Pro Mask", index=0, device=0

Control: name="IEC958 Playback Default", index=0, device=0

Control: name="IEC958 Playback Switch", index=0, device=0

Control: name="ELD", index=0, device=3

Amp-Out caps: ofs=0x00, nsteps=0x00, stepsize=0x00, mute=1

Amp-Out vals: [0x00 0x00]

Pincap 0x0b000094: OUT Detect HBR HDMI DP

Pin Default 0x18560010: [Jack] Digital Out at Int HDMI

Conn = Digital, Color = Unknown

DefAssociation = 0x1, Sequence = 0x0

Pin-ctls: 0x00:

Unsolicited: tag=01, enabled=1

Power states: D0 D3 EPSS

Power: setting=D0, actual=D0

Connection: 0


E aqui coloquei meu DSDT sem patches da Asrock Z87e ITX. Considere que nele está a Placa Nvidia GT 640 e habilitei 64 em Shared Memory para que a Intel HDGraphics 4600 aparecesse:

https://mega.co.nz/#!qs4nHS6K!ZKcVNQN1vH8GVXZGICx44TY77X9GV_rjKZaX6hDY70I


Acho muito importante esse feedback cedo para que vocês, do grupo avançado, analisem os problemas e possam descobrir soluções.

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

@sphinx777

Esse codec dump é do HDMI eu preciso do seu ALC1150, me envie juntamente uma copia do ioreg e DSDT (intocado) para que eu possa analisar.

Faça um teste exclui as kexts da intel Intecapri, e intelAzulFramebuffer e as outras demais e também as kexts da nvidia.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Agradeço muito sua paciência.

Segue a pasta com tudo o que consegui pelo Windows e Ubuntu como me pediu. Inclui alguns arquivos extraídos do Aida64:

https://mega.co.nz/#!ig52BaZK!D6hO0mnLqegGqkgy6GyK_Uc8icBesvcPGIUKEb-WsC0

Quanto ao deletar kexts gráficas já fizemos, mas vamos tentar de novo. Pode ser que eu tenha deixado alguma para trás, quem sabe. Amanhã novos testes...

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Mirone e Artur... Incrível a boa vontade e agilidade de vocês. Estou recomeçando aqui os testes e a luta.

Desde já agradeço demais. Demais mesmo!

Com o material que enviei e tanto a AppleHDA quanto o DSDT, repassem por favor. Muita gente vai precisar.

Vou repassar tudo por aqui desde o princípio, inclusive a configuração de BIOS... mesmo experiente em hack estou tendo muitas dúvidas se estou fazendo certo. Assim que tiver na mão, faço aquete tuto no capricho para todos. ;)

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Estou abandonando o projeto por enquanto. Simplesmente não consegui ir adiante com as ferramentas atuais.

Por isso não enviei ainda o ioreg para você já que não entrei no OSx ainda.

Postei um vídeo explicando o problema, usando mais uma ferramenta baseada no Clover. Sempre o mesmo reboot após o verboose mode ou tela negra, tendo ou não as kexts gráficas.

Usei "n" configurações de BIOS, copiando de outros usuários com Aptio similar, como já sabemos.

Postei um vídeo aqui mostrando a encrenca:

http://www.youtube.com/watch?v=mq0WEahGORk&feature=youtu.be

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Estou abandonando o projeto por enquanto. Simplesmente não consegui ir adiante com as ferramentas atuais.

Por isso não enviei ainda o ioreg para você já que não entrei no OSx ainda.

Postei um vídeo explicando o problema, usando mais uma ferramenta baseada no Clover. Sempre o mesmo reboot após o verboose mode ou tela negra, tendo ou não as kexts gráficas.

Usei "n" configurações de BIOS, copiando de outros usuários com Aptio similar, como já sabemos.

Postei um vídeo aqui mostrando a encrenca:

http://www.youtube.com/watch?v=mq0WEahGORk&feature=youtu.be

na bios esta habilitado "Execute Disabler bit"?

se não estiver habilite.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Vou repassar a vocë como configuro o Aptio. Talvez ajude a outros ou seja corrigida em algum erro:


Aba OC TWEAKER SCREEN

Cpu Ratio - Auto

CPU Cache Ratio - Auto

Spread Spectrum - Auto

Intel SpeedStep Technology - Enabled

Intel TurboBoost Technology - Enabled

Filter PLL Frequency - Disabled

Long Duration Limit - Auto

DRAM Frequency - Auto


DRAM Configuration

MRC Fast Boot - Disabled


O resto default.


Aba CPU CONFIGURATION

CPU C States Support - Auto

Enhanced Halt State - Enabled

CPU C3 State Support - Enabled

CPU C6 State Support - Enabled

CPU C7 State Support - Enabled

Package C State Support - Auto

CPU Thermal Throttling - Enabled

No-Execute Memory Protetion - Disabled (essa função assemelha-se ao Execute Disable Bit nos BIOS)

Intel Virtualization Technology - Enabled

Hardware Prefetcher - Enabled

Adjacent Cache Line Prefetch - Enabled


O resto default.


Aba CHIPSET CONFIGURATION

Vt-d - Disabled (meu processador não tem função Vt-d)

Share Memory - Auto (para desabilitar placa gráfica interna ou escolha 64)

IGPU Multi-Monitor - Disabled (desabilita a Integrated Graphics)

Onboard HD Audio - Auto

Front Panel - Auto

Onboard Lan - Enabled

Deep Sleep - Auto ou Enabled in S5

Good Night LED - Auto

WAN1 Radio - Enabled


O resto default.


Aba STORAGE CONFIGURATION

Sata Mode Selection: AHCI

Sata Agressive Link Power Management - Enabled

Hard Disk S.M.A.R.T - Enabled (se Sata use Enabled)


Aba INTEL RAPID START TECHNOLOGY

Enabled


Aba INTEL SMART CONNECT TECHNOLOGY

Disabled


Aba ACPI CONFIGURATION

Suspend to RAM - Auto

Check Ready Bit - Enabled

ACPI HPET Table - Enabled

PS/2 Keyboard Power On - Disabled

PCI Devices Power On - Disabled

Wake from Onboard LAN - Disabled

RTC Alarm Power On - By OS

USB Keyboard/Remote Power On - Disabled

USB Mouse Power On - Disabled


O resto default.


Aba USB Configuration

USB Controller - Enabled

USB 3.0 Controller - Auto

Legacy USB Support - Legacy

Legacy USB 3.0 Support - Legacy


USB é onde mais mexo, dependendo se tento instalar o ML ou Mavericks.

De fato, nas várias tentativas tentamos habilitar essa/aquela função na tentativa de subir a instalação.

Vou então habilitar a função No-Execute Memory Protection e fazer mais um teste.

 Lenovo s145 8th - 8265U - 8GB - 600 GB SSD/NVMe M.2

Link to comment
Share on other sites

Saiu um dmg do DP4, talvez tenha melhor sorte com ele


http://inmac.org/viewtopic.php?t=22386

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...