Jump to content
PimentelX86

Sobre o fórum Olarila

Recommended Posts

Olá a todos


Sempre gosto de conhecer a história do ambiente que vivo ou que participo.


Então sempre tive essa duvida… Como foi a história do Olarila.


Então, Quando o Olarila surgiu? Quem foi seu fundador? Quem é seu administrador? Porque esse nome "Olarila"?


Quem for usuário antigo e souber da coisa, responde ai :D

Link to comment
Share on other sites

Olá,


o fórum foi criado pelo MaLd0n e por mim em 2010. Eu participo do InsanelyMac desde a sua criação em 2005 (osx86project.org) e o MaLd0n participava de uma comunidade no orkut, também sobre hackintosh. Eu convidei ele para ajudar no fórum em português do IM e um tempo depois ele sugeriu que criássemos um novo fórum somente em português. Logo começaram tópicos em inglês misturados aos em português, então criamos a seção em inglês e o fórum acabou se tornando internacional. Hoje menos de 20% dos visitantes são brasileiros. O nome Olarila não tem nenhuma explicação lógica, é apenas um domínio que eu já tinha registrado e decidimos usar.

Link to comment
Share on other sites

Essa mesma comunidade que o Mald0n fazia parte no orkut eu também era um dos membros

foi naquela época que tive os primeiros contatos com Oldnapalm e Mald0n. Nessa época eu tinha um

velho AMD, so depois de um tempo fui participar aqui do forum. Ainda me lembro com saudades daquela

época virava noites lendo e atrás de informação, não tinha todo esse material que tem hoje a informação era um pouco mais dificil de se obter.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Olá


Com certeza então você é um dos administradores daqui Oldnapalm


Eu vim saber sobre o IL e o Olarila em 2010, mas nem sabia para que servia certamente, nem computador bom eu tinha nessa época :lol: Me lembro de esta procurando sobre OSX e me perguntar se ele rodava em PC, descobri um emulador de OS 9 :lol: Nem sabia que aquilo era velharia... Depois é que fui descobrindo sobre hack e sua finalidades.


Valeu por explicar e é sempre bom saber sobre a história de onde se participa, mas só umas coisas... Oldnapalm IL se originou do OSX86project?


Uma outra sobre o mundo hack mesmo, os métodos hack começaram por distro ou em 2005 já havia a instalação limpa?

Link to comment
Share on other sites

No início se chamava OSx86 Project, depois trocaram o nome para InsanelyMac.


Como o Tiger (primeira versão do Mac OS para processadores Intel) era vendido apenas junto com os Macs (não existia DVD "retail"), não havia recursos para fazer uma instalação limpa sem você ter um Mac, então o que realmente popularizou o hackintosh foram as distros.

Link to comment
Share on other sites

Puts,lembro me como se fosse ontem,comecei a trabalhar com Áudio Profissional com meu Pai faz uns 4 anos,usava RWindows,com Cubase 5...Descobri o Logic Pro,Programa de Edição de Áudio da Apple,que mais tarde descobri que só rodava em sistema OS X...Comecei a Googlar como correr o Logic Pro em PC,aí apareceu a palavra Hackintosh na minha vida...Minha primeira instalação,iAtkos 10.6.3,estive uma semana para chegar no Ambiente Gráfico da Distro,no meu Sony Vaio na altura...Tinha uma GPU ATI Radeon HD 5470,não funcionava nem com EDITS em nada,pesquisei Tópicos sobre a 5470,aí apareceu no Google um Tópico de artur-pt,aqui no Fórum,entrei aqui,registei,comecei a falar com artur-pt,Oldnapalm,Maldon também...ainda hoje leio os meus primeiros Tópicos onde pedi ajuda aqui ao Pessoal do Fórum (Oldnapalm mais propriamente,e artur-pt ) e racho me a rir,a noobice da ALTURA.. TELA DA MAÇÃ E TAL... KKKK... fui tão bem tratado aqui por o Staff,que me senti logo em casa...Assim que acordava,primeira coisa que fazia ao ligar o Hack,era abrir o Linkinus e estar aqui com o Pessoal,ora a ajudar,ora a ser ajudado... acabei por ir ficando... faz 3 anos quase já,se não me engano...Se houver um dia que não entre aqui no canal irc do Fórum,foi mesmo porque não deu...Perdi meses,semanas,dias,noites, a ler sobre o assunto,a guardar info pra minhas experiências...Já tive uns 4 Hacks,desde que comecei a frequentar aqui o Fórum...Todos saíram 100% funcionais depois de mãos á obra,com a devida ajuda aqui da Malta...Vou estar Grato ao Fórum ( todo Staff incluído ),até ao fim de meus dias... Sem o Fórum,jamais teria adquirido o pouco conhecimento que tenho hoje,sobre OS X... desde então,só uso Logic Pro no trabalho com Áudio...E sou o mais Feliz... :)


Um Bem Haja ao FÓRUM e aos seus Criadores !!!

Asus P7H55M PRO Core i7 2.81 GHz RAM 8 GB 1333 MHz DDR3 AMD 6990 Dual GPU 4 GB DDR5 OS X 10.10.3 Toshiba TV 42* 1920x1080 Samsung SyncMaster 22* 1920x1080 Apple Cinema Display 20ª

Link to comment
Share on other sites

Já que todo mundo está postando a sua história com hackintoshes, aqui vai a minha:

Comecei a pesquisar, depois de um amigo me jogar na cara que OS X era exclusivo apple e não sei oque, comecei a googlear e pesquisar, nisso, descobri o IM,

encomodei muito a galera lá, inclusive oldnapalm e artur-pt, até meu hack funcionar, lembro que meu primeiro foi um Leo4All V2, sem QE/CI, sem nada, unica coisa que funcionava era o audio, e com voodoohda ainda...já tive 3 hacks funcionais, e todos eles graças a ajuda da galera lá do im, e aqui do Olarila, agora dei uma parada,

mas estava quase sempre online no irc, essa é minha pequena história.

Ah, meu apelido é "Piá". kkkkkk

Abraços.

i7 5820k @ 4.3Ghz | Maelstrom 240T | X99-UD5 WIFI | 4x4GB G.Skill F4 | GTX550Ti  | SSD 240GB + SSD 1TB | Corsair Carbide 100r | XFX XTR 750
Logitech G Pro TKL | Logitech G403 | DAC/AMP SybaSonic | Takstar Pro 82 | MicroLab Solo 5C
Lenovo 13s-IWL | Logitech G603 | iPhone 11

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

é...o tempo passa muito rápido...na época o orkut ainda era "alguma coisa". :lol: Levamos mts pessoas da comunidade do orkut para o fórum PT BR do IM, o movimento no fórum cresceu mt e mais tarde resolvemos criar o nosso próprio fórum (nosso=de todos), com tutoriais, programas, patches, etc.


Salve Salve Olarila


Old, Arthur, Alexandre, El Coniglio, Mirone biba mineira kkkkkkkkk


Um abraço pra todos

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

é...o tempo passa muito rápido...na época o orkut ainda era "alguma coisa". :lol: Levamos mts pessoas da comunidade do orkut para o fórum PT BR do IM, o movimento no fórum cresceu mt e mais tarde resolvemos criar o nosso próprio fórum (nosso=de todos), com tutoriais, programas, patches, etc.


Salve Salve Olarila


Old, Arthur, Alexandre, El Coniglio, Mirone biba mineira kkkkkkkkk


Um abraço pra todos

 

Puts... biba mineira...RACHEI aqui.... kkkkkkk

Asus P7H55M PRO Core i7 2.81 GHz RAM 8 GB 1333 MHz DDR3 AMD 6990 Dual GPU 4 GB DDR5 OS X 10.10.3 Toshiba TV 42* 1920x1080 Samsung SyncMaster 22* 1920x1080 Apple Cinema Display 20ª

Link to comment
Share on other sites

Olá


Eu percebi

Registrado em: 05 Dez 2010, 17:35

Maldon foi registrado nesse dia e essa hora, então acho que foi nesse dia que nasceu o Olarila, já vai fazer aniversário de 3 anos


Mesmo aqui não sendo o meu primeiro ambiente que tive contato com o hackintosh, Foi o Insanelymac, mas foram tanto os dois que trouxeram a mim a experiência de ter o OSX, pra que pagar R$6,000 dilmas se eu posso fazer um hack! :lol:


Acho que foi e será o primeiro fórum hack brasileiro 8-)

Link to comment
Share on other sites

comecei a me interessar por hack final de 2008, começo de 2009 depois de ter tido contato com apple por anos e estar sem dinheiro pra ter um. que se já é caro hoje em dia antigamente era bem mais caro, ainda mais pra nós brasileiros.

no começo ficava inibido de pedir ajuda e passei meses entre distros e leituras até fazer meu AMD funcionar bem. tenho os dvds de todas as distros já lançadas eu acho kkkkk.

então decidi aprender mais a fundo quando comprei um hp, e então me registrei aqui pois sou tb da comunidade do maldon no orkut e já estava pelo IM.

me registrei no fórum bem no começo dele, e quase tudo que sei aprendi por aqui. sou muito grato a todos.

Se quando viaja faz o que quer, quando viajar, não leve a mulher ----  No PM support. Use the forum.
.
Dell Latitude i7 8565U 16Gb 256Gb M.2 Intel UHD620 (macOS 14.3) OC

Lenovo Core I5 6200U 8Gb 256Gb HD520 (macOS 14.4b) OC

Ryzen 7 5700X 32Gb 2Tb nvme RTX 3060TI 8Gb (W11)

Link to comment
Share on other sites

Artur-pt falou tudo.

Para de fazer programa seu Traveco carioca..rs e entra no irc pra trocar idéia com a galera.

Sim,ele vai entrar...Quando der Upgrade no CPU e não funcionar... kkkk

Asus P7H55M PRO Core i7 2.81 GHz RAM 8 GB 1333 MHz DDR3 AMD 6990 Dual GPU 4 GB DDR5 OS X 10.10.3 Toshiba TV 42* 1920x1080 Samsung SyncMaster 22* 1920x1080 Apple Cinema Display 20ª

Link to comment
Share on other sites

Eu estava terminando na Faculdade em 2005 quando meu professor chegou e anunciou: "vocês viram? A Apple vai migrar para arquitetura Intel! Se eu puder instalar o Os Apple no meu P4 de alguma forma, vocês acham que não vou?


Aquilo ficou na minha cabeça... nós estávamos na sala de informática, no laboratório "Apple" onde tinha uns 15 mac G4 e achava interessante aquela arquitetura, depois que terminei a faculdade não tive mais contato com maquinas apple.


Alguns anos depois, vendo alguma noticia relacionada a Apple, vi a palavra hackintosh e me interessei em pesquisar sobre... na época em 2009 acho, vi alguns vídeos no YouTube de PCs rodando o OS Apple e me interessei em ter essa experiência... sempre fui entusiasta de computadores e essa possibilidade de ter um sistema top desses num pc barato era muito interessante.


Minha primeira tentativa foi numa motherboard GA-945GCM-S2C Gigabyte...era uma placa excelente para isso, porque seu setup bios era básico, porem muito compatível. Na época, o método mais comum eram as distros, baixei o iatkos e consegui instalar nela, mas não entendia praticamente nada de como o sistema poderia ser configurado, e só fazia o boot através do CD!


Depois do sucesso da instalação, após algum tempo eu descobri o método do multishit, que normalmente é onde a maioria vai parar num primeiro momento quando busca por Hackintosh, e consegui concluir a primeira instalação de bootloader... Pesquisando por kexts acho, descobri o InsanelyMac e a comunidade do MaLd0n no Orkut, e por ela descobri o Olarila.


Depois eu vendi essa placa e parei com a experiência...somente em 2011 voltei a mexer com isso, onde adquiri uma outra gigabyte, também muito compatível, GA-P35-Ds3. Ainda tenho ela montada numa maquina aqui. Como tambem sempre fiz manutenções de PCs para amigos, tive oportunidade de testar outras placas 775...em alguns desses casos, tive mais sucesso, outros não, mas a maioria era por inexperiência mesmo.


Depois migrei para a plataforma X58, onde eu aprendi um pouco mais e estou usando no momento.


Ainda não aprendi metade desse universo apple, mas acho cada dia mais interessante descobrir soluções para hack, e por isso, sempre estou por aqui, na maioria dos casos pedindo um help, mas também quando posso, respondendo no fórum a questões mais básicas onde meu conhecimento mínimo possa estar auxiliando alguém.

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

...e hoje em dia o Ola está com mais de 60k. Sinistro!

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

Ninguém nunca mais usou o IRC! Altas tretas do r3d3 em..... rsrsrsrsrs

Dell Optiplex 790 - iMac12,1 - High Sierra 10.13.6 - Ok

Intel® Core i5-2400 CPU @ 3.10GHZ - Ok

Intel HD Graphics 2000 - Vesa Driver / Replace Zotac 8400GS 256MB - Clover + NvidiaInject - OK

DDR3 4.0GB 1333Mhz - Ok

Realtek ALC269 - AppleALC.kext - Ok

Broadcom BCM43224 - AirportBrcmFixup.kext - Ok

Intel 82579LM Gigabit Ethernet - IntelMausiEthernet.kext - Ok

HDD Hitachi 500GB - Ok

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
:meeting

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

Me lembro que tavam organizando uma reunião com a galera em um barzinho para tomar umas e conversar sobre hack. Isso saiu do IRC? rsrs

Edited by Guest

Dell Optiplex 790 - iMac12,1 - High Sierra 10.13.6 - Ok

Intel® Core i5-2400 CPU @ 3.10GHZ - Ok

Intel HD Graphics 2000 - Vesa Driver / Replace Zotac 8400GS 256MB - Clover + NvidiaInject - OK

DDR3 4.0GB 1333Mhz - Ok

Realtek ALC269 - AppleALC.kext - Ok

Broadcom BCM43224 - AirportBrcmFixup.kext - Ok

Intel 82579LM Gigabit Ethernet - IntelMausiEthernet.kext - Ok

HDD Hitachi 500GB - Ok

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

o old acho que de passagem em portugal encontrou a galera xD

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...