Jump to content
pernacabeluda

Multi boot em UEFI com Clover

Recommended Posts

Pessoal, estou num problema que não consigo fugir.

Fiz tudo conforme este tutorial, inclusive li mais alguns pra ter certeza do que estou fazendo.

O Mac está ok, instalado no SSD, e o clover está rodando do HD, sem pendrive.


Na instalação do Windows, seleciono a partição que deixei pra ele, apago e mando criar uma nova. Tudo certo, ele gera ali 4 partições (sistema, recuperação, reservada e primária). Na primária deve ser feita a instalação. Porém, quando clico Seguinte, ele diz que não foi possível criar uma nova partição.

Este problema também já foi discutido por usuários de Mac aqui: https://discussions.apple.com/thread/5474614?start=15&tstart=0

... mas o Boot Camp não funciona num hackintosh.


Já li também que a solução pra esse problema quase sempre é retirar todos os outros drives, pois o Windows tenta instalar arquivos neles. Eu tenho um ultrabook e não é viável retirar seu SSD. Já tentei tornar o SSD somente leitura, mas o mesmo erro ocorre.


Será que deixar o SSD vazio e instalar o Mac no HD resolveria? Existe uma solução mais rápida?


Obrigado, abraços.

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Link to comment
Share on other sites

Você leu o tópico?


O método explicado aqui sugere que a partição do Windows seja criada previamente. Você não deve apagar nem criar uma nova durante a instalação do Windows, deve apenas formatar.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Sim, li o tópico e criei uma partição pro Windows previamente. Mas no tópico diz que ela é do tipo Mac e que isso seria ajustado "mais tarde". Achei essa parte do tutorial do insanelymac mais completa já que abrange as partições extras solicitadas pelo Windows. Então no instalador do Windows eu peguei essa partição previamente criada (formato Mac), fui no instalador do Windows, apaguei ela e cliquei em Novo, surgindo 4 no lugar. Algo errado? O fato de deixar o Windows criar essas partições é a causa do erro, na sua opinião?

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Link to comment
Share on other sites

Sim, acho que essa é a causa do erro, porque se fizer conforme este tópico, funciona com certeza, já fiz muitas vezes e nunca falhou.


Se está seguindo outro tópico, sugiro que pergunte lá, não aqui.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Só pra constar que consegui resolver o problema e a causa era ter deixado a partição no formato Mac antes de entrar no instalador. Se eu tivesse deixado como espaço não-alocado teria dado tudo certo. As partições que o Windows cria a mais possuem algum motivo, acho que pode trazer problemas a longo prazo usar uma única partição NTFS, ou então o instalador dele não se preocuparia com isso.

Outra coisa, depois de instalar o Windows, ele passou a mandar na minha BIOS, não consigo mais selecionar o dispositivo de boot. Tive que fazer um boot avançado pelo Windows e selecionar por onde bootar, entrei por um live do Linux e renome uns arquivos apartação EFI do HD conforme o tutorial do InsanelyMac e tudo deu certo.

Se mais alguém tiver esse problema e não conseguir resolver, pode falar comigo. Abraços.

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde galera,

Sou iniciante no Hackintosh, tenho um Notebook ACER M5-481t 6669, segui o tutorial instalei dual boot MACosx e Win8 com clover UEFI agora que vem minha pergunta, o que devo fazer agora? DSDT? SSDT? Kext? Nessa parte não entendo quase nada, gostaria da ajuda de vocês.


Desde já agradeço a ajuda e atenção!

Link to comment
Share on other sites

olá


depois da instalação do sistema em hd vem a pós instalação.. so seguires para tentares meter a funcionar o k não trabalha


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=1713


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

Galera, instalei o clover UEFI com Mac e Win8 funcionando tudo ok, instalei o FakeSMC.kext e o NullCPUPowerManagement.kext, e também as kexts da placa Wifi Atheros ar5b195, reiniciei tudo ok, wifi funcionando, só o bluetooh que só funcionando quando eu entro no windows e reinicio e vou pro Mac, ai ele funciona, ai peguei instalei o Clover Configurator, desativei o NPCI=0x2000 do boot e reiniciei não deu boot mais, fica travado nessa tela


http://imagebin.org/index.php?mode=image&id=289756


tentei da boot pelo pen drive consegui fazer boot no mac e usei o clover configurator para ativar novamente o NPCI=0x2000, reiniciei dei boot pelo uefi do hd e continua parando nessa tela.


Alguem pode me dá um luz???


UPDATE: Galera tinha feito backup do config.plist original, restaurei ele na partição EFI e o Mac voltou a iniciar pelo HD, mais toda vez que tento fazer qualquer alteração no Clover Configurator o boot trava nessa tela, o que pode ser?

Link to comment
Share on other sites

Se você conseguiu bootar no Mac sem ter o NullCPUPowerManagement, não é necessário instalá-lo. Essa kext só serve para conseguir subir a instalação. Uma vez instalado, faça as configurações adequadas para gerenciamento de energia no seu processador.

O Clover Configurator atualiza todo o seu config.plist para as opções estarem adequadas com as versões mais recentes do Clover, isso se você está usando também o Configurator mais recente (3.16 enquanto escrevo). Obviamente, verifique se seu Clover está atualizado também.

Nesse caso, a melhor para dizer o que pode ser o problema é você mesmo: faça uma cópia do seu config.plist antes de editá-lo no Configurator, então faça qualquer edição e salve. Compare o antes e o depois para descobrir quais outras opções o Configurator alterou.

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Link to comment
Share on other sites

Olá m.gbt,


Problema do clover configurar resolvido, instalei a versão 3.6.1, ai atualizei para a 3.16 pelo próprio app e funcionou, já consigo editar por ele sem travar.


Andamento:

Rede OK

Wireless OK

Bluetooth OK(só funciona quando faço o boot pelo windows e depois reinicio e vou pro mac)

Bateria OK

Som OK

Video OK ( Só uma duvida, como faço pra saber se meu video tá 100% OK, tem algum teste que possa fazer pra verificar isso)

Sleep ( Não funciona)

Gerenciamento de Energia ( Proximo passo )


*Galera, gerei a DSDT e SSDT pelo everest, agora tenho que aplicar os Patchs certo? no caso meu processador é Core I3 IvyBridge, então tenho que aplicar todos os patchs da seção "Notebook Core i Ivy Bridge" aqui do Olarila ?


Obrigado a todos pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

Não conheço a geração de SSDT do Everest, mas se ele gerou a SSDT-1 exatamente pro seu processador, deve estar correta (tem que cuidar pois existem várias SSDTs). Não vai precisar de patches nela. Eu conheço e aprovo o script ssdtPRGen.sh

Na DSDT, você aplica patches conforme a necessidade, isto é, você nota que algo está errado e então verifica como corrigir isto. Às vezes, a única solução é mesmo fazendo um patch manual na DSDT, mas a maioria dos patches comuns já podem ser feitos via Clover.

Se você tem Disabler.kext ou NullCPUPowerManagement.kext instalada (ou nas kexts do Clover) veja se o sistema boota sem ela (faça isso de uma forma segura, ou seja, que você tenha como recuperar esta extensão mais tarde caso não boote). Se não bootar, coloque a SSDT-1.aml na pasta patched do Clover e tente novamente. Se ainda não der, você precisa de alguns kernel patches - pra sua sorte, todos estão no Clover também.

Aqui eu precisei do Lapic, AppleRTC e AICPUPM. Tente um por vez, faça combinações... Até descobrir o ideal para sua máquina, que é sempre: quanto menos, melhor.

Se nada der certo, recupere a kext...

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Link to comment
Share on other sites

Bom dia,


Parabéns ao criador do tópico, belo trabalho.


Me interessei no assunto e lendo o tópico, surgiram algumas dúvidas:

- Possuo dois(2) hds, um para o Windows e outro destinado ao Os X, sendo que o Windows não está em modo UEFI.


A dúvida é: É possível utilizar os dois sistemas, sendo o Mac em UEFI e o Windows em legacy padrão?

É vantajoso utilizar os dois sistemas em UEFI?


Agradeço desde já. ;)

Gigabyte GA-B75M-D3H - i5 3570 - 8gb DDR3 1600 - GeForce GTX 650 Ti Boost - Clover UEFI 10.9.3

Link to comment
Share on other sites

olá


se pensas utilizar 1 boot loader comum aos 2 sistemas.. os 2 sistemas terão de estar preparados para ele.


o boot é bastante + rápido em modo UEFI


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

Acho que o Clover mesmo no modo UEFI consegue fazer boot do Windows no modo legacy.


A necessidade de ter o Windows também no modo UEFI é no caso de estar no mesmo HD, já que ele precisa estar em GPT para instalar o Clover UEFI, e o Windows só instala em GPT no modo UEFI.


Como você tem o Windows em outro HD, acredito que não tenha problema. Não dou certeza pois nunca testei.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

olá

se pensas utilizar 1 boot loader comum aos 2 sistemas.. os 2 sistemas terão de estar preparados para ele.

o boot é bastante + rápido em modo UEFI

bom hack

 

Olá Artur.

Foi muita novidade ao mesmo tempo que nem pensei direito nas possibilidades.

Eu converti o HD do Win em GPT, mantendo todas as partições intactas e fiz uma nova instalação em UEFI.

Me surpreendi...é realmente bem mais rápido.

Confesso que me precipitei um pouco, mas não tinha jeito...tinha que experimentar pra ver.

Abs.

 

Acho que o Clover mesmo no modo UEFI consegue fazer boot do Windows no modo legacy.

A necessidade de ter o Windows também no modo UEFI é no caso de estar no mesmo HD, já que ele precisa estar em GPT para instalar o Clover UEFI, e o Windows só instala em GPT no modo UEFI.

Como você tem o Windows em outro HD, acredito que não tenha problema. Não dou certeza pois nunca testei.

 

Pois é Perna, c tem razão. Muito bem explicado.

Foi como eu disse acima, me precipitei na análise das possibilidades.

1ª - a BIOS permite o modo de boot em uefi somente e misturado, uefi+legacy. Poderia ter deixado o HD do Win intacto.

2ª - o BootLoader poderia carregar o OS de outro HD em legacy. Era só deixar o HD do Os X botar em primeiro.


Mas a experiência foi totalmente positiva. Muito obrigado.

--


Agora vou partir para uma nova instalação do Os X.


Vlw pessoal, gde abraço. ;)

Gigabyte GA-B75M-D3H - i5 3570 - 8gb DDR3 1600 - GeForce GTX 650 Ti Boost - Clover UEFI 10.9.3

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal,


Tô batendo cabeça aqui :lol:


To seguindo esse tutorial do UEFI com Clover e está acontecendo o seguinte:

- Darei uma pequena descrição do processo pra a coisa ficar bem clara.


Vamos lá:

- UEFI ativado pra tudo na BIOS.

- Baixei o 10.9.2.raw, e pelo TransMac, coloquei no pendrive. Boot tranquilo e uma instalação com sucesso.

- Após o reinicio fui fazer o processo pelo Terminal para formatar a EFI do HD e não tive êxito. Acontece isso:

 

ProjectV8s-iMac:~ projectv8$ sudo newfs_msdos -v EFI -F 32 /dev/disk1s1

newfs_msdos: warning: /dev/disk1s1 is not a character device

512 bytes per physical sector

/dev/disk1s1: 403266 sectors in 403266 FAT32 clusters (512 bytes/cluster)

bps=512 spc=1 res=32 nft=2 mid=0xf8 spt=32 hds=32 hid=40 drv=0x80 bsec=409600 bspf=3151 rdcl=2 infs=1 bkbs=6

 

 

Diskutil List:


ProjectV8s-iMac:~ projectv8$ diskutil list

/dev/disk0

#: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

0: GUID_partition_scheme *1.0 TB disk0

1: DE94BBA4-06D1-4D40-A16A-BFD50179D6AC 314.6 MB disk0s1

2: EFI NO NAME 104.9 MB disk0s2

3: Microsoft Reserved 134.2 MB disk0s3

4: Microsoft Basic Data 261.6 GB disk0s4

5: Microsoft Basic Data 262.1 GB disk0s5

6: Microsoft Basic Data 475.9 GB disk0s6


/dev/disk1

#: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

0: GUID_partition_scheme *500.1 GB disk1

1: EFI EFI 209.7 MB disk1s1

2: Apple_HFS OsX 499.8 GB disk1s2


/dev/disk2

#: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

0: GUID_partition_scheme *7.8 GB disk2

1: EFI EFI 209.7 MB disk2s1

2: Apple_HFS OS X Install USB 6.3 GB disk2s2

ProjectV8s-iMac:~ projectv8$

 


Após o processo eu adicionei o Clover como UEFI no boot, mas não funcionou...seleciono ele nas opções de boot mas não vai. Selecionando o HD do Mac no boot dá certo e vai para a tela do Clover.




Tem alguma coisa anormal ou é assim mesmo?

Dentro do pendrive deu certo, pois contém: /Volumes/EFI/Boot/Clover etc etc.


Se por acaso der certo, eu tenho que copiar a pasta EFI inteira do Pendrive e jogar dentro da pasta EFI do HD, ou copiar o conteúdo da pasta EFI do Pendrive e jogar dentro da pasta EFI do HD?


Agradeço desde já ;)

Gigabyte GA-B75M-D3H - i5 3570 - 8gb DDR3 1600 - GeForce GTX 650 Ti Boost - Clover UEFI 10.9.3

Link to comment
Share on other sites

Tem que copiar a pasta EFI inteira, vai ficar /Volumes/EFI/EFI


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831&p=33650#p33650

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Tem que copiar a pasta EFI inteira, vai ficar /Volumes/EFI/EFI

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831&p=33650#p33650

 

Vlw campeão, deu certo aqui.


Eu tinha feito assim, só não entendi porque não funcionou.

Dessa vez eu ejetei o HD do Windows e suas respectivas partições antes de chamar o diskutil. O HD do Mac mudou para disk0 e deu tudo certo.

É muito rápido o boot, uma delícia.

Eu deletei a kext disabler e o sleep funciona nativo. Fantástico.


Mais uma vez, parabéns ae pelo tutorial e obrigado pela ajuda. ;)

Gigabyte GA-B75M-D3H - i5 3570 - 8gb DDR3 1600 - GeForce GTX 650 Ti Boost - Clover UEFI 10.9.3

Link to comment
Share on other sites

boa noite.

Estou migrando meu hack de chameleon para chover...

Ontem instalei o mavericks com a imagem aqui do fórum. pesquisei muito, e tentei instalar o chover.

apareceu um erro boot0ss, tentei instalar o clover novamente e o erro continuou.

Estou instalando o mavericks novamente agora.


Alguém pode me dar alguma ajuda com chover?

Link to comment
Share on other sites

Este tópico é sobre boot UEFI.


Se você instalou com a imagem do fórum, pode fazer assim

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831&p=33650#p33650

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Fez certo.


Se o BIOS não for APTIO veja no post inicial sobre drivers EFI.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Boa noite.

Removi o OsxAptioFixDrv de /EFI/CLOVER/drivers64UEFI e coloquei EmuVariableUefi.

Não apareceu a opção Clover Boot Options e selecione Add as UEFI boot option.

Depôs removi EmuVariableUefi e coloquei OsxLowMemFix, tbm não apareceu.


Depôs coloquei todos os drives de /EFI/CLOVER/drivers64UEFI, tbm não apareceu.

O que pode ser? Não sei exatamente qual é o bios da inte dg45id, não mostra.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite.

Removi o OsxAptioFixDrv de /EFI/CLOVER/drivers64UEFI e coloquei EmuVariableUefi.

Não apareceu a opção Clover Boot Options e selecione Add as UEFI boot option.

Depôs removi EmuVariableUefi e coloquei OsxLowMemFix, tbm não apareceu.


Depôs coloquei todos os drives de /EFI/CLOVER/drivers64UEFI, tbm não apareceu.

O que pode ser? Não sei exatamente qual é o bios da inte dg45id, não mostra.

 

O nome da placa-mãe do PC da sua assinatura é esse mesmo?

Te pergunto isso, pois acho que não existe nessa série nenhuma placa que começa com "P".


Não seria na verdade essa: Intel® Desktop Board DG45ID?

- http://downloadmirror.intel.com/15991/eng/DG45ID_TechProdSpec.pdf

Essa placa-mãe é EFI, correto?


São necessários alguns ajustes na BIOS.

Gigabyte GA-B75M-D3H - i5 3570 - 8gb DDR3 1600 - GeForce GTX 650 Ti Boost - Clover UEFI 10.9.3

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...