Jump to content
pernacabeluda

Multi boot em UEFI com Clover

Recommended Posts

Para instalar os sistemas operacionais no modo UEFI, seu BIOS precisa ter a opção UEFI Boot e ela precisa ser ativada.

 

1154554152_UEFIboot.JPG.91d1991599d5aea05d856c7f7cbfc8ab.JPG

 

Observe que quando essa opção está ativa, aparece UEFI antes do nome do drive.

 

UEFI.JPG.f7fa602aa6e134b4126dd42979915065.JPG

 

Instalação do OS X

 

Você pode criar um instalador ou baixar um pronto da minha assinatura. Não precisa iniciar o instalador no modo UEFI, só é necessário no passo seguinte, para instalar o Clover.

 

IMPORTANTE: para instalar o Windows no modo UEFI, o esquema de partições deve ser GPT puro, não pode ser hybrid MBR como se usa no modo BIOS, então ao criar as partições pelo Utilitário de Disco, não mude a partição do Windows para o formato MS-DOS (FAT), mantenha todas as partições no formato Mac OS Expandido (Reg. Cronológico), você vai mudar o formato da(s) outra(s) mais tarde.

 

Instale o OS X na primeira partição.

 

Se você tem o Windows pré-instalado não formate (newfs_msdos), apenas monte (mount_msdos) a partição EFI.

 

Se você usou a imagem raw para instalar, pode apenas copiar o Clover do pen drive para o HD

 

Formate um pen drive como FAT32 e instale o Clover nele com a opção "instalação para placas mãe UEFI".

 

https://github.com/CloverHackyColor/CloverBootloader

 

Você precisa ter os drivers essenciais, veja a pasta abaixo.

drivers.zip

Inicie o sistema pelo pen drive para testar o boot UEFI.

 

Rode os comandos a seguir no terminal, substituindo X pelo número do HD.

 

Para formatar a partição EFI como FAT32

diskutil list
sudo newfs_msdos -v EFI -F 32 /dev/diskXs1
 

Para montar a partição EFI

mkdir /Volumes/EFI
sudo mount_msdos /dev/diskXs1 /Volumes/EFI
 

Crie a pasta EFI na partição EFI.

 

Copie a pasta EFI/CLOVER do pen drive para a pasta EFI da partição EFI.

 

Faça boot novamente pelo pen drive. No menu do Clover, entre na opção Clover Boot Options do drive SATA (normalmente 0x1F, 0x2) e selecione Add as UEFI boot option. A partir de agora você conseguirá iniciar sem o pen drive, pelo Clover da partição EFI, no modo UEFI.

 

Recomendo a leitura deste tópico para mais informações

http://www.projectosx.com/forum/index.php?showtopic=2428

 

Instalação do Windows

 

Para criar um instalador UEFI em USB execute o Prompt de Comando como administrador e rode os comandos

diskpart
list disk
select disk X (troque X pelo número do pen drive)
clean
create partition primary
format fs=fat32 quick
active
assign
exit
 

Copie todos os arquivos da imagem (DVD) para o pen drive.

 

Para o Windows é necessário copiar a pasta efi\microsoft\boot para efi\boot (um nível acima), copiar o arquivo bootmgfw.efi para essa pasta e renomeá-lo para bootx64.efi

 

O arquivo bootmgfw.efi está na pasta \1\Windows\Boot\EFI\ dentro do arquivo \sources\install.wim do DVD. Abra o arquivo install.wim com o 7-Zip.

 

Antes de instalar o Windows você precisa alterar o formato da partição para NTFS. Use o aplicativo gParted a partir de um live CD do Linux.

 

IMPORTANTE: o instalador do Windows formata e renumera todas as partições que estão depois da selecionada como destino, pois ele cria uma partição reservada, então caso for instalar o Linux, deixe para o fim ou instale o Windows na última partição.

 

Instalação do Linux

 

O único detalhe importante é instalar o GRUB legacy na própria partição e não no MBR (por exemplo, selecione /dev/sda5 e nunca /dev/sda).

 

O grubx64.efi é instalado em EFI/"nome da distro" na partição EFI.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Engraçado isso.


A microsoft adotou o GPT para partições mas ainda não tem RW nativo para HFS+.


Quando vamos nos livrar da tristesa do MBR + NTFS (o primeiro ja foi).


Instalar OSX com windows ficou mais facil, como ja vem tudo em GPT é so criar uma partição no boot da instalação pelo DU mesmo.


As bios mais novas ja vem com opção de dualboot, isso tmb vai facilitar bastante nossa vida no futuro.

Link to comment
Share on other sites

como ja vem tudo em GPT é so criar uma partição no boot da instalação pelo DU mesmo.

Como assim? Você fala de fazer a instalação do Windows antes, deixando ele particionar o HD? Nesse caso onde instala o Clover?


Se ele cria a partição EFI fica mais fácil mesmo (pelo menos dispensa o gParted). Nunca testei dessa forma, prefiro instalar o OS X por primeiro, mas para quem já tem o Windows, facilita.



Edit: pelo jeito ele cria sim uma partição de 100 MB


http://msdn.microsoft.com/en-us/library/windows/hardware/gg463525.aspx#X-201104111922443


http://technet.microsoft.com/en-us/library/dd744301%28v=ws.10%29.aspx


IC514408.png


Alguém já tentou instalar o Clover nessa partição?

Edited by Guest

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui funciona bem (Asus N53JQ).


Precisei dos drivers OsxFatBinaryDrv e OsxAptioFixDrv que estão no pkg, mais o HFSPlus que é compilado pelo CloverGrower.

 

HFSPlus.efi.zip

 

Também precisei do shell antigo (na pasta tools renomeado para Shell64.efi), o que vem no pkg não funcionou. Tive que copiar o tema pelo shell, pois copiando pelo Mac OS deu problema em algumas imagens.


Obs: particionei pelo DU, não testei pelo Windows.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

muito bom o tópico. creio que não vou demorar a migrar pra uefi e o clover.

Se quando viaja faz o que quer, quando viajar, não leve a mulher ----  No PM support. Use the forum.
.
Dell Latitude i7 8565U 16Gb 256Gb M.2 Intel UHD620 (macOS 14.3) OC

Lenovo Core I5 6200U 8Gb 256Gb HD520 (macOS 14.4b) OC

Ryzen 7 5700X 32Gb 2Tb nvme RTX 3060TI 8Gb (W11)

Link to comment
Share on other sites

Fiz tudo e deu quase tudo certo. apaguei os arquivos. instalei o clover no pendrive fat32. tudo direitinho no tutorial. reiniciei e mudei pra uefi, reconheceu o pen drive, mudei pra add clover etc. mas nao aparece a fotinha do leao para acessar, ficam 2 opcoes sem hd, tentei entrar nas duas mas volta pra tela inicial do clover. tirei do uefi e voltou a aparecer o hd.

Em Boot Args está assim: ( -v npci=0x2000 ) ai adicionei para ( -v npci=0x2000 slide=0 ) está correto? pois toda vez que volto no menu volta pra forma original que estava.


Eu nao fiz os passos pra instalar o windows, sera que isso que ta travando?




Ps: Instalei o multishit e ele travou o sistema todo acho que o erro foi que eu coloquei pra mudar pra macbook pro, ai da um erro quando ta carregando escrito macbookpro e um monte de numeros e escrito nanoseconds em baixo, enfim, estou reinstalando tudo, bom que pego a pratica =D

Link to comment
Share on other sites

No modo UEFI só aparece o OS X se tiver o HFSPlus na pasta drivers64UEFI, está escrito no tópico.


O slide=0 você tem que botar no arquivo config.plist para ficar gravado.


Meu conselho: não usa multishit. O Clover nem usa o SMBIOS.plist, tem que configurar no próprio config.plist


Exemplo

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>
<!DOCTYPE plist PUBLIC "-//Apple//DTD PLIST 1.0//EN" "http://www.apple.com/DTDs/PropertyList-1.0.dtd">
<plist version="1.0">
<dict>
<key>SystemParameters</key>
<dict>
	<key>boot-args</key>
	<string>slide=0</string>
	<key>prev-lang:kbd</key>
	<string>en:0</string>
	<key>InjectSystemID</key>
	<string>Yes</string>
</dict>
<key>ACPI</key>
<dict>
	<key>GenerateCStates</key>
	<string>Yes</string>
	<key>GeneratePStates</key>
	<string>Yes</string>
</dict>
<key>SMBIOS</key>
<dict>
	<key>BiosVendor</key>
	<string>Apple Inc.</string>
	<key>BiosVersion</key>
	<string>MP31.88Z.006C.B05.0802291410</string>
	<key>Manufacturer</key>
	<string>Apple Inc.</string>
	<key>ProductName</key>
	<string>MacPro3,1</string>
	<key>Family</key>
	<string>Mac Pro</string>
	<key>SerialNumber</key>
	<string>W8xxxxxxXYL</string>
	<key>BoardManufacturer</key>
	<string>Apple Inc.</string>
	<key>Board-ID</key>
	<string>Mac-F42C88C8</string>
	<key>ChassisManufacturer</key>
	<string>Apple Inc.</string>
	<key>ChassisAssetTag</key>
	<string>ASUSxxx</string>
	<key>CustomUUID</key>
	<string>8ADFxxxx-83xx-5Exx-9Dxx-4ECCxxxxxxxx</string>
</dict>
<key>RtVariables</key>
<dict>
	<key>MLB</key>
	<string>C02xxxxxxR5xxxx1H</string>
	<key>ROM</key>
	<data>MDA6MWY6YzY6Nxxxxxxxxxx=</data>
</dict>
</dict>
</plist>

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Pernacabeluda


Bom dia,

Eu refiz todo o processo e acabei de instalar o clover sem uefi no EFI, eu queria entrar no arquivo de programação como voce falou pra configurar o Clover pra iniciar com GraphicsEnabler=NO por conta da minha placa de video, em qual arquivo faço essa alteração?

eu tenho um arquivo dsdt pro meu note, como eu faço para adiciona-la ao sistema?


Muito obrigado.

Link to comment
Share on other sites

O DSDT.aml vai na pasta EFI/ACPI/patched


Toda a configuração do Clover é feita no arquivo EFI/config.plist


Para desativar o GraphicsInjector (GraphicsEnabler é do Chameleon)

   <key>Graphics</key>
  <dict>
     <key>GraphicsInjector</key>
     <string>No</string>
  </dict>

 

Mais detalhes

http://www.insanelymac.com/forum/topic/282787-clover-v2-instructions/#entry1853010

e

http://www.projectosx.com/forum/index.php?s=&showtopic=2304&view=findpost&p=17112

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Só colocar na pasta com o nome DSDT.aml


Não é recomendável usar DSDT de outra máquina, o ideal é extrair o original e aplicar os patches.


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=646

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

olá


o k faz dual boot ao 7 e ao 8 é o windows, não o clover


mas sim podes ter dual boot mac os x e windows


bom hack

 

Certo!


Testei o Clover em UEFI aqui e está funcionando no pen drive, agora preciso colocar ele na EFI certo? Após isso eu instalo o Windows 7 e em seguida o Windows 8? Se sim, o Windows 8 irá gerenciar os dois, correto?


Quero eles em UEFI já preparei o pen drive dos dois sistemas para serem instalados em UEFI, gostaria de saber se isso vai dar certo, no caso do Windows 7 em UEFI ele cria alguma partição? Já formatei a partição em NTFS pelo Linux como recomendado para o Mac não criar uma Hybrid MBR, então meu disco está GPT mesmo, não está híbrido.


Como prosseguir agora?

Link to comment
Share on other sites

Não consigo dar boot no Windows pelo clover, ele sempre abre o Windows Boot Manager o que faz com que o Windows 7 torne esse boot loader padrão, toda vez que reinicio o clover não abre novamente me dando opção de escolher o sistema.


Outra coisa chata, não consigo colocar uma partição padrão com timeout no Clover, já editei o rEFIt.conf e nada de funcionar.


Não sei mais o que faço para conseguir arrumar isso, no Chameleon eu gostava de deixar o Windows 7 padronizado e só bootar o mac quando eu desejasse, ai ele aparecia aquela barrinha de carregamento por 2 segundos (tempo do timeout que eu deixava) e bootava o Windows 7 automaticamente, no Clover não consigo fazer isso...

Link to comment
Share on other sites

Não consigo dar boot no Windows pelo clover, ele sempre abre o Windows Boot Manager o que faz com que o Windows 7 torne esse boot loader padrão, toda vez que reinicio o clover não abre novamente me dando opção de escolher o sistema.

O Clover apenas carrega o boot menu do Windows, como disse o artur_pt, o dual boot entre 7 e 8 é feito pelo Windows.


Aqui quando seleciono "Microsoft EFI boot menu" no Clover, abre o menu do BCD para escolher entre 7 ou 8.

 

Outra coisa chata, não consigo colocar uma partição padrão com timeout no Clover, já editei o rEFIt.conf e nada de funcionar.

Timeout é só configurar no refit.conf (o da partição EFI)

# Timeout in seconds for the main menu screen.
# Commenting the timeout option or setting it to -1
# disables automatic booting (i.e., no timeout).
# Setting it to 0 enables direct boot to default volume.
# timeout 5 - enter menu and wait for 5 sec to boot default Volume
# timeout 0 - boot into default volume without GUI
# timeout -1 - enter GUI without default booting 
#
timeout 2

O padrão é carregar o último OS utilizado.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

O Clover apenas carrega o boot menu do Windows, como disse o artur_pt, o dual boot entre 7 e 8 é feito pelo Windows.


Aqui quando seleciono "Microsoft EFI boot menu" no Clover, abre o menu do BCD para escolher entre 7 ou 8.



Timeout é só configurar no refit.conf (o da partição EFI)

# Timeout in seconds for the main menu screen.
# Commenting the timeout option or setting it to -1
# disables automatic booting (i.e., no timeout).
# Setting it to 0 enables direct boot to default volume.
# timeout 5 - enter menu and wait for 5 sec to boot default Volume
# timeout 0 - boot into default volume without GUI
# timeout -1 - enter GUI without default booting 
#
timeout 2

O padrão é carregar o último OS utilizado.

 

Obrigado pelas respostas, mas você leu o que postei?


"já editei o rEFIt.conf e nada de funcionar."


Outra coisa, que o Boot é gerenciado pelo Windows, não me importo sinceramente, mas no Chameleon por exemplo eu podia deixar o Windows 7 como padrão e podia selecionar o OSX quando eu desejasse apenas interrompendo o countdown do timeout e selecionando o disco ao lado do Windows 7, o que eu quero saber é se tem como deixar o Mac OS X padronizado no clover e o Windows Boot Manager ambos selecionáveis pelo F11 da minha BIOS, que no caso quando eu selecionasse o Clover eu poderia usar o Mac OS X Mountain Lion por padrão e qndo selecionasse o Windows Boot Manager ele me daria as opções do boot loader do Windows (que no caso eu colocaria como default o Windows 7 invés do Windows 8)


Eu gostaria de deixar o processo de boot entre sistemas o mais automatizado possível uma vez que eu ligo a máquina pela manhã e vou geralmente fazer outras tarefas, dessa forma eu gostaria de deixar algo padronizado.


O problema é que no Clover toda vez que inicio ele NÃO inicia o Mac OS X por padrão, mesmo com o DefaultBootPartition no Mac...


É isso somente, obrigado pelas dicas.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado pelas respostas, mas você leu o que postei?


"já editei o rEFIt.conf e nada de funcionar."

Sim, eu já tinha lido, mas o fato é que basta editar o arquivo. Se para você não funciona, recomendo que busque ajuda junto aos desenvolvedores, porque deve ser algo especial no seu caso. Em todas as máquinas em que eu instalei, e não foram poucas, funcionou, tanto em UEFI quanto no modo legacy.

 

Outra coisa, que o Boot é gerenciado pelo Windows, não me importo sinceramente, mas no Chameleon por exemplo eu podia deixar o Windows 7 como padrão e podia selecionar o OSX quando eu desejasse apenas interrompendo o countdown do timeout e selecionando o disco ao lado do Windows 7, o que eu quero saber é se tem como deixar o Mac OS X padronizado no clover e o Windows Boot Manager ambos selecionáveis pelo F11 da minha BIOS, que no caso quando eu selecionasse o Clover eu poderia usar o Mac OS X Mountain Lion por padrão e qndo selecionasse o Windows Boot Manager ele me daria as opções do boot loader do Windows (que no caso eu colocaria como default o Windows 7 invés do Windows 8)


Eu gostaria de deixar o processo de boot entre sistemas o mais automatizado possível uma vez que eu ligo a máquina pela manhã e vou geralmente fazer outras tarefas, dessa forma eu gostaria de deixar algo padronizado.


O problema é que no Clover toda vez que inicio ele NÃO inicia o Mac OS X por padrão, mesmo com o DefaultBootPartition no Mac...

Novamente é um caso especial, em todas as minhas instalações funciona como eu falei antes, "o padrão é carregar o último OS utilizado", ou seja, se pelo Clover você só carrega o OS X, configurando "timeout 0" ele entra no OS X sem abrir o menu. Se não funciona para você, tente falar com os desenvolvedores.


Tópico oficial:

http://www.projectosx.com/forum/index.php?showtopic=2562

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Sim, eu já tinha lido, mas o fato é que basta editar o arquivo. Se para você não funciona, recomendo que busque ajuda junto aos desenvolvedores, porque deve ser algo especial no seu caso. Em todas as máquinas em que eu instalei, e não foram poucas, funcionou, tanto em UEFI quanto no modo legacy.



Novamente é um caso especial, em todas as minhas instalações funciona como eu falei antes, "o padrão é carregar o último OS utilizado", ou seja, se pelo Clover você só carrega o OS X, configurando "timeout 0" ele entra no OS X sem abrir o menu. Se não funciona para você, tente falar com os desenvolvedores.


Tópico oficial:

http://www.projectosx.com/forum/index.php?showtopic=2562

 

Oi obrigado pela resposta eu tentei entrar em contato já la no forum dos desenvolvedores porém não consigo postar lá no tópico...


Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Você tem que passar no quiz para postar no fórum.


http://projectosx.com/forum/index.php?autocom=quiz

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Olá meu amigos, estou levantando o tópico, rsss!!


Então, tenho uma instalação pra fazer, meu caso é o seguinte:

GA-Z77X-UD5H com Uefi... terie dois HDs, um para o windows 8 e o outro para o mountain lion, nessa situação eu preciso instalar o windows em GPT? ou faço a instalação normal em cada HD q o bootloader irá me dar as opções na tela de boot??! eu costumo usar o chimera como bootloader q tem me atendido bem!

Desde já agradeço a atenção!


Abs!!

Gigabyte GA B75M-D2V / Core i5 - 3330 ivy bridge 3.0Ghz / EVGA GTX750 ti FTW 2gb / 8Gb DDR3 Markvision / 500Gb Hdd Seagate - SSD kingstone 60gb / USB Mouse & Keyboard
Link to comment
Share on other sites

Olá,


se quiser instalar em UEFI o boot loader precisa ser o Clover e o Windows deve ser instalado em GPT.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...