Jump to content
Allan

[Guial] Notebook Lenovo G480 - Chameleon

Recommended Posts

Alguns até hoje estão com um pouco de dificuldade sobre como realizar a install no Lenovo G480.

Hoje vou compartilhar com vocês o meu metodo.


1º Editar seu boot.plist pra subir a IntelHD4000 sem precisar usar o GE=Yes.

Insira no boot.plist.

Código device-preperties para subir a IntelHD4000:

 

<string>7f0000000100000001000000730000000200000002 010c00d041030a000000000101060000027fff04002c000000 4100410050004c002c00690067002d0070006c006100740066 006f0072006d002d0069006400000008000000030066011400 00006800640061002d0067006600780000000d0000006f6e62 6f6172642d31</string>

 

Ou use o ig-platform-id, no Chameleon:

ig-platform-id: 01660003

 

Veja mais: http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=1583


2º Extrair sua SSDT.

https://raw.github.com/Piker-Alpha/RevoBoot/clang/i386/libsaio/acpi/Tools/ssdtPRGen.sh


Rode os comandos no terminal para baixar e executar o script

curl -o ssdtPRGen.sh https://raw.github.com/Piker-Alpha/RevoBoot/clang/i386/libsaio/acpi/Tools/ssdtPRGen.sh
chmod +x ssdtPRGen.sh
./ssdtPRGen.sh

 

3º Modificar sua AICPM.


Download: http://Olarila.com/apps/AICPMPatch.zip


No Terminal:

cd ~/Downloads/AICPMPatch

 

Procurar wrmsr (sem modificar)

Código:

perl AICPMPatch.pl /System/Library/Extensions/AppleIntelCPUPowerManagement.kext/Contents/MacOS/AppleIntelCPUPowerManagement

 

Modificar

Código:

sudo perl AICPMPatch.pl /System/Library/Extensions/AppleIntelCPUPowerManagement.kext/Contents/MacOS/AppleIntelCPUPowerManagement --patch


Feito isso você pode excluir a Null de E/E.



Para extrair a DSDT, você pode extrair ela no Windows pelo Aida64, eu extrai a minha de 2 maneiras, uma pelo Windows e tem

tambem pelo Ubuntu! Acho mais confiavel o Ubuntu. Você decide!!

Codigo:

cd ~/Desktop
sudo cat /proc/acpi/dsdt > DSDT.aml

 

Copie ela para um Pendrive, e compile e aplique os Patchs pros USBs, e os pro Sleep.

Patchs Usados:

LPC

RTC

DTPG

IRQS

_T_x rename

Foi usado também o New HPET.


E com relação a DSDT, lembrete importantissimo!!

Fique atento se a sua BIOS é ou não da mesma versão que a minha.

Minha BIOS: 5ECN90WW9 Versão - (V8.02) - Data: 28/08/2012


Ultimo:

Quando fiz tudo isso, infelizmente o boot travou, mas não se desespere aqui está a solução:


Abra o terminal, digite:

sudo –s

 

Digite sua senha depois copie e cole uma linha de cada vez do texto abaixo no terminal e dê enter:

 

cd /System/Library/Extensions/IOAHCIFamily.kext/Contents/PlugIns/IOAHCIBlockStorage.kext/Contents/MacOS

sudo mv IOAHCIBlockStorage IOAHCIBlockStorage.orig

sudo cp IOAHCIBlockStorage.orig IOAHCIBlockStorage

sudo /usr/bin/perl -pi -e 's|\x8b\x4a\x00\x00\xeb\x03|\x8b\x4a\x00\x00\xe8\x 01|g' IOAHCIBlockStorage

sudo /usr/bin/perl -pi -e 's|\x74\x0e\x48\x8d\x3d\x72\x92\x00\x00|\xbf\xc8\x 00\x00\x00\x90\x90\x90\x90|g' IOAHCIBlockStorage

sudo touch /System/Library/Extensions

 

Coloquei isso porque? Bem eu subo com -f, dai com esse codigo, consigo subir normalmente!!


Foi preciso tambem consertar o Boot0 - Boot 4K

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=1075


Como o SMBIOS de Macbook Pro 9,2 é a melhor opção para esse Note (com esse processador), para ter uma bom desempenho, e com os states ativos rode esse comando:

 

sudo cp /System/Library/Extensions/IOPlatformPluginFamily.kext/Contents/PlugIns/ACPI_SMC_PlatformPlugin.kext/Contents/Resources/MacBookPro8_1.plist /System/Library/Extensions/IOPlatformPluginFamily.kext/Contents/PlugIns/ACPI_SMC_PlatformPlugin.kext/Contents/Resources/MacBookPro9_2.plist ; sudo perl -pi -e 's|MacBookPro8,1|MacBookPro9,2|g' /System/Library/Extensions/IOPlatformPluginFamily.kext/Contents/PlugIns/ACPI_SMC_PlatformPlugin.kext/Contents/Resources/MacBookPro9_2.plist ; sudo touch /System/Library/Extensions

 

Ok é isso!!

Resumo do que está funcionando:

USB 2.0 e 3.0 = Funcionam, se você for fazer a install do Mac e preferir usar o Pen, use a USB 2.0 do lado direito.

OBS: As USB 3.0 funcionam são rapidas e talz, mas não tenho nada 3.0 pra testar!


Ethernet - Ok

Wifi - Ok

AppleHDA, som perfeito. - Ok

Drive CD/DVD - Ok

IntelHD 4000 - QE/CI. - Ok

SpeedSteep. - Ok

Sleep nas USBs 2.0 e 3.0. - Ok

HDMI - Somente Video. Teste

WebCam, reconhecida nativamente!!


O que falta, estamos ainda trabalhando:

SD Card - Comigo não funcionou ainda alguns metodos, mas o trabalho feito que Flavio pode te ajudar, no topico sobre esse note vai ter uma Kext que ele desenvolveu, excelente trabalho!!!


HDMI audio e VGA.


Agradecimentos ao Flavio, André, Fabio, Pernacabeluda, Artur-Pt, Mirone e muitos outros pela excelente ajuda, ainda não terminou mas de acordo com o desenvolvimento pro SDCard irei colocar nesse topico.


Editado.

Seguinte minha DSDT agora está editada para não usar mais o device-properties, com a ajuda do André, agora inseri o patch para a Intel HD 4000 na DSDT com o ig-platform-id. Reconheceu na 1º.


Coloquei dentro do Pack a DSDT modificada, SSDT modificada, nova boot.plist e SMBIOS.


Pack de Kexts e DSDT/SSDT:

https://www.dropbox.com/s/u8rayvtfy908bj7/Lenovo%20G480%2010.8.5.zip

Edited by Guest

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Olá


Ótimo guia. :geek:


Pra mim já pararia por ai mesmo, mas se tu quiser pode deixar ele 100%


Vai ajudar muitos esse ai.

 

Opa Obrigado.


Pra deixar completo...SD Card e audio HDMI, dai desisto de comprar um Macbook Pro. kkkk

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Olá


A VodooHDA desde a versão 2.8 já reconhece o HDMI nativamente.


Se usa AppleHDA não sei como faz pra ter, mas se quiser pode mudar da AHDA para a VHDA.


Boa sorte!

 

Rapaz, serio mesmo? Quando coloquei o cabo na TV aparecia o menu, mas quando tentava aumentar audio pela TV...

nada.


Mas obrigado pela dica.

Vlw

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

cara você poderia especificar qual o processador do seu? eu tenho um G480 que é o 20149 o modelo... você instalou o clover? se sim pode me dar uma luz de como fazer, pois eu não consegui no meu. valeu!

 

Ta na minha assinatura, i5 3210M.

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Vc pode tentar, só não vai funcionar a minha SSDT e DSDT.


Vc vai ter q criar as suas, pois o gerenciamento de energia é bem diferente.


O device-preperties deste tópico é somente para HD 4000, então vc tem que pegar ou uma device-properties ou ig-platform-id pra sua HD 3000.

Mas tenha certeza que pra ativar a HD 3000 é mais tranquilo.

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Vc pode tentar, só não vai funcionar a minha SSDT e DSDT.


Vc vai ter q criar as suas, pois o gerenciamento de energia é bem diferente.


O device-preperties deste tópico é somente para HD 4000, então vc tem que pegar ou uma device-properties ou ig-platform-id pra sua HD 3000.

Mas tenha certeza que pra ativar a HD 3000 é mais tranquilo.

 


será cara? acho que eu tô fazendo alguma coisa errada então, eu tentei hoje e simplesmente não deu certo! não sei se estou usando as kexts erradas ou estou esquecendo de alguma coisa... mas o som e rede algumas outras coisas funcionaram perfeitamente :)

Link to comment
Share on other sites

Dentro da pack tem uma pasta chamada Extra. Vc usou os itens nela?


Se sim, apague apenas se baseie nela, na boot.plist. Não use a DSDT, SSDT a pasta modules tmb.


Tenta subir o SO com a Null, depois que estiver tudo certo e o OS X estiver subindo sozinho, dai vc passa pros outros itens.

E se der erro, coloca a imagem, dai a gente ajuda a saber o q está acontecendo.

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Dentro da pack tem uma pasta chamada Extra. Vc usou os itens nela?


Se sim, apague apenas se baseie nela, na boot.plist. Não use a DSDT, SSDT a pasta modules tmb.


Tenta subir o SO com a Null, depois que estiver tudo certo e o OS X estiver subindo sozinho, dai vc passa pros outros itens.

E se der erro, coloca a imagem, dai a gente ajuda a saber o q está acontecendo.

 


Allan, me parece que tirando o DSDT e o SSDT o resto está funcionando perfeitamente aqui... ah e o vídeo também não...

Link to comment
Share on other sites

Mas vc diz com a minha DSDT e SSDT??


Vc ja fez a sua? Vai dar errado se vc estiver usando a SSDT com a Null em Extra/Extensions.


Pra usar a SSDT vc tem que patchear sua AICPM, depois disso vc exclui a Null e coloca a SSDT. E endereça ela no boot.plist.


E tem que aplicar o patchs certos na DSDT, lembre-se que minha BIOS e Placa é diferente da sua.

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

esse i3 é só marcar generate p e generate c states que ele funciona perfeitamente, sem ssdt.

Se quando viaja faz o que quer, quando viajar, não leve a mulher ----  No PM support. Use the forum.
.
Dell Latitude i7 8565U 16Gb 256Gb M.2 Intel UHD620 (macOS 14.3) OC

Lenovo Core I5 6200U 8Gb 256Gb HD520 (macOS 14.4b) OC

Ryzen 7 5700X 32Gb 2Tb nvme RTX 3060TI 8Gb (W11)

Link to comment
Share on other sites

esse i3 é só marcar generate p e generate c states que ele funciona perfeitamente, sem ssdt.

 

como eu faço isso cara? usuário iniciante é fogo rs


 

Agora só resta saber o que aconteceu com o User.

Se deu certo ou não.

 

eu ainda não tive tempo de testar isso preciso aprender para poder testar Allan... eu tentei usar uma device-properties da HD3000 mas sempre dava erro pra carregar os kext dela...

Link to comment
Share on other sites

Olá

esse i3 é só marcar generate p e generate c states que ele funciona perfeitamente, sem ssdt.

Tem certeza mendietinha?

Querendo ou não i3 é Sandy Bridger também e o suporte a P e C states já era desde 10.7.4


O ideal camarada Marcelo é que crie seus próprios arquivos, como: org.chameleon…,SMbios, etc… cara hardware é diferente entre si, mesmo sendo mesmo modelo, mas CPU e gráfica são diferentes.


Tenta fazer como o mendietinha disse… duvido que funcione, mas mendietinha não iria colocar asneiras por ai, alias nunca tive experiência com i3 e pode ser uma exceção... Tu pode ativar isso pelo org.chameleon colocando o código no arquivo.

<key>GenerateCStates</key>
<string>Yes</string>
<key>GeneratePStates</key>
<string>Yes</string>

Link to comment
Share on other sites

olá


p e c-states funciona com qualquer sandy


problema é k não vai identificar todos os steps corretamente


geralmente estará em minimo e max, parecido com nullcpupowermanagement.. e não vai ativar o turbo states


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

Olá


Tem certeza mendietinha?

Querendo ou não i3 é Sandy Bridger também e o suporte a P e C states já era desde 10.7.4


O ideal camarada Marcelo é que crie seus próprios arquivos, como: org.chameleon…,SMbios, etc… cara hardware é diferente entre si, mesmo sendo mesmo modelo, mas CPU e gráfica são diferentes.


Tenta fazer como o mendietinha disse… duvido que funcione, mas mendietinha não iria colocar asneiras por ai, alias nunca tive experiência com i3 e pode ser uma exceção... Tu pode ativar isso pelo org.chameleon colocando o código no arquivo.

<key>GenerateCStates</key>
<string>Yes</string>
<key>GeneratePStates</key>
<string>Yes</string>

 


Pimentel isso se aplica ao Clover também? porque com o Chameleon eu não consigo bootar o osx, dá sempre KP... Já com o Clover funciona perfeito!

 

olá


p e c-states funciona com qualquer sandy


problema é k não vai identificar todos os steps corretamente


geralmente estará em minimo e max, parecido com nullcpupowermanagement.. e não vai ativar o turbo states


bom hack

 


vamos tentar pra ver no que dá né? :)

Link to comment
Share on other sites

Olá


Não isso é só pra Chameleon, Clover é outra coisa...


KP geralmente é feito pel falta de FakeSMC ou de gerenciamento nativo ou má configuração da Bios.


Como me aparenta ser muito iniciante eu te recomendaria que voltasse para o Chameleon e tentasse resolver o problema do KP... Instalando FakeSMC, NullCPUPM(é temporario, é somente pra entrar no sistema,depois terá que criar SSDT... não vai mais precisar dela) na pasta Extra e configurando a Bios. Ai já poderia seguir com as nossas instruções mais simples.


É claro de acordo como artur falou... pode escolher P e C States, mas vai ter um desempenho chulo em comparação ao criar uma SSDT e ter um verdadeiro desempenho de tua CPU.

Link to comment
Share on other sites

aqui no meu i3 gera todos os states com o generate do chameleon. e não tem turbo de qualquer jeito.

Se quando viaja faz o que quer, quando viajar, não leve a mulher ----  No PM support. Use the forum.
.
Dell Latitude i7 8565U 16Gb 256Gb M.2 Intel UHD620 (macOS 14.3) OC

Lenovo Core I5 6200U 8Gb 256Gb HD520 (macOS 14.4b) OC

Ryzen 7 5700X 32Gb 2Tb nvme RTX 3060TI 8Gb (W11)

Link to comment
Share on other sites

geralmente sim. essa é a primeira vez que não uso ssdt...

 

states.png.7ecc02a7b8100a16e1d4ee3b28e8e6d2.png

Se quando viaja faz o que quer, quando viajar, não leve a mulher ----  No PM support. Use the forum.
.
Dell Latitude i7 8565U 16Gb 256Gb M.2 Intel UHD620 (macOS 14.3) OC

Lenovo Core I5 6200U 8Gb 256Gb HD520 (macOS 14.4b) OC

Ryzen 7 5700X 32Gb 2Tb nvme RTX 3060TI 8Gb (W11)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...