Jump to content
dolence

Toshiba A665-S6094

Recommended Posts

Oi pessoal, tudo bem?


Eu instalei com sucesso o Lion em um Toshiba A665-S6094 e com a ajuda do Cassio e do pessoal do irc.osx86.hu tive sucesso em habilitar todos os Cores do i7 740QM neste laptop usando uma versão nova do VoodooTSCSync que o desenvolvedor fez para eu testar. Apliquei os patches mais básicos e agora estou com alguns problemas que não sei como resolver. Alguns são cosméticos mas outros são um pouco mais sérios.


Legenda: PENDENTE e RESOLVIDO


- O speedstep está funcionando nativamente, o problema é com o Turbo Boost. O clock deste processador é de 1.73 GHz e 2.93 Ghz com Turbo Boost, mas quando o Turbo Boost é ativado a frequencia sobe para 1.82. Me disseram que eu poderia resolver isto usando os dumps da SSDT no /Extra, removendo o Generate P/C states e adicionando a flag DropSSDT=Yes, tentei isto mas não obtive sucesso.


- Em preferências do Sistema / Economizador de Energia eu vejo que a detecção do conector de alimentação é detectada, mudando a aba selecionada Bateria / Adaptador de Alimentação quando conecto ou desconecto o cabo mas o brilho da tela não diminui quando usando bateria e não consigo ajustar o brilho em Monitores. -> Resolvido com estes patches/kext. Ainda tenho um pequeno problema na linearidade com que o brilho aumenta ou diminui, mas isso tá facil agora. Funcionando o slider, teclas de atalho e tudo mais.


- Não consegui aplicar o patch para ativar o sleep ao fechar o laptop, acho que o DSDT destes Toshibas são muito diferentes dos usuais. -> Bastou o patch do PNLF no _SB para resolver isto.


- Toda vez que retorno do Sleep minha placa de rede para de funcionar. Ela é mostrada em Rede, mas o icone fica em vermelho. É uma RTL8101E/8102E e já testei todas as kexts possíveis e imaginaveis.


- Existe alguma maneira de usar a ALC269 com o AppleHDA para uma solução um pouco mais vanilla do que a VoodooHDA? Eu sempre tenho problemas com esta kext, e tenho a impressão que DSDT+AppleHDA funciona bem melhor, mas não tenho idéia de como fazer este patch. Será que o microfone interno funcionaria? Acabei ficando com o VoodooHDA mesmo. Funcionou mic interno e tudo o mais. Perdi varios dias tentando fazer um patch funcional, sem sucesso. Ao menos aprendi algo sobre como funcionam os verbits/pinconfigs.


Em anexo estou enviando os seguintes arquivos:


Pasta DSDT Linux Dump - dump da DSDT / SSDT feito no linux.

Pasta Extra - arquivos usados atualmente no meu Chameleon.

Logs - logs diversos que achei que pudesse ajudar a encontrar solução para estes problemas.



Agradeço antecipadamente a ajuda de todos. Espero muito poder resolver estes problemas para ter meu laptop funcionando 100%!


Um abraço!

TOSHIBA A665-6094.zip

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

- Em preferências do Sistema / Economizador de Energia eu vejo que a detecção do conector de alimentação é detectada, mudando a aba selecionada Bateria / Adaptador de Alimentação quando conecto ou desconecto o cabo mas o brilho da tela não diminui quando usando bateria e não consigo ajustar o brilho em Monitores.


- Não consegui aplicar o patch para ativar o sleep ao fechar o laptop, acho que o DSDT destes Toshibas são muito diferentes dos usuais.

Tente isto para o brilho, o patch do sleep ao fechar (PNLF) está incluído

http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=236835

 

- Toda vez que retorno do Sleep minha placa de rede para de funcionar. Ela é mostrada em Rede, mas o icone fica em vermelho. É uma ALC269 e já testei todas as kexts possíveis e imaginaveis.

ALC269 é um codec de áudio, não uma placa de rede.

 

- Existe alguma maneira de usar a ALC269 com o AppleHDA para uma solução um pouco mais vanilla do que a VoodooHDA? Eu sempre tenho problemas com esta kext, e tenho a impressão que DSDT+AppleHDA funciona bem melhor, mas não tenho idéia de como fazer este patch. Será que o microfone interno funcionaria?

Existe mas é meio complicado (nem tão complexo, mas consome muito tempo), neste tópico tem bastante informações

http://www.projectosx.com/forum/index.php?showtopic=465

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Nossa, a confusao do codec de som com o chipset de rede é culpa do sono. Tenho ficado até tarde acordado todos os dias tentando fazer tudo funcionar bem. Corrigindo, o chipset da rede é RTL8101E/8102E.


Eu inseri o PNLF no scope _SB, logo abaixo do PWRB. Isso sozinho deveria ser suficiente para ao meno habilitar a barra de ajuste do brilho, correto?

Mas tudo bem, ale disso adicionei a linha Name (_HID, EisaId ("LCD1234")) no device LCD. Nao estou bem certo se este é o device correto, mas tentei outros também sem nenhum sucesso. Também adicionei a kext do tópico (GenericBrightness).


Meus logs mostram isso:

Mar  7 21:46:16 MacBook-Pro-de-Willian kernel[0] <Debug>: Acpi brightness levels:8, lowest brightness:8, highest brightness:100 

1568640384_CapturadeTela2012-03-07s22_45_01.png.df122d079f17be3deba59b3ec5e67b49.png

1682340596_CapturadeTela2012-03-07s22_45_39.png.50d9717e5840deac8dd7c4553f75a8a7.png

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Esta kext diz que resolve o problema após sleep

http://lnx2mac.blogspot.com/p/realtekrtl81xx-osx-driver.html


O PNLF sozinho deveria ativar o sleep ao fechar. Se não funcionar tente o method _LID no device LID (tem que adaptar o LID register a sua DSDT)

Method (_LID, 0, NotSerialized)
{
   Store (^^PCI0.SBRG.EC0.SF13, LIDS) // LID register
   XOr (LIDS, One, Local0)
   IF (Local0) // if LID is closed
   {
       Notify (SLPB, 0x80) // set system to sleep
   }
   Return (LIDS)
}

 

Tente usar a VoodooPS2 do tópico da GenericBrightness, talvez a tecla fn não esteja mapeada na que você tá usando.


Como último recurso pode usar este app

http://www.splasm.com/products/productbrightness.html

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Esta kext diz que resolve o problema após sleep

http://lnx2mac.blogspot.com/p/realtekrtl81xx-osx-driver.html

Esta kext ainda nao suporta meu chipset. Mas acho que posso viver com isto, amanha deve chegar minha wifi mini pci-e.

O PNLF sozinho deveria ativar o sleep ao fechar. Se não funcionar tente o method _LID no device LID (tem que adaptar o LID register a sua DSDT)

Verdade! Isso funcionou! Legal!

Tente usar a VoodooPS2 do tópico da GenericBrightness, talvez a tecla fn não esteja mapeada na que você tá usando.

Como último recurso pode usar este app

http://www.splasm.com/products/productbrightness.html

Vou testar e volto aqui para reportar. Prefiro que fique o mais vanilla possivel, mas... vamos ver o que vai rolar!


Mais uma vez muitissimo obrigado, Cassio!

Link to comment
Share on other sites

Tentei fazer meu proprio patch no AppleHDA mas me deparei com um problema no caminho. Uma vez que não consigo fazer a VoodooHDA funcionar direito (sempre detecta 4 saídas HDMI no prefpane, mesmo alterando os IDs no Info.plist) não consigo fazer um dump valido usando a ferramenta de dump do VoodooHDA. Tenho todos os outros arquivos, o dump do codec extraido no linux, o dump do registro do windows, os arquivos convertidos para DEC e os arquivos em formato SVG.

Encontrei uma AppleHDA.kext que funciona com meu sistema, com o Internal microphone sendo detectado e com ajuste de volume também mas quando tento gravar algo o microfone não funciona.


Alguma idéia de como contornar isso? O microfone é importante para eu poder usar o Skype.

Link to comment
Share on other sites

Mostre como você tá inserindo o ID na kext, deve estar fazendo algo errado, ou teria ao menos um dump correto. De qualquer forma o dump da VoodooHDA não é necessário, com o do Linux você já tem as informações necessárias.


Acho que é mais fácil você modificar a kext a partir da original do que de uma que já foi modificada, mesmo que tenha sido para o mesmo codec. Laptops diferentes têm pin configs diferentes mesmo que tenham o mesmo codec.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Tentei com:

<key>IOPCIPrimaryMatch</key>
<string>0x3b568086</string>

Mas não obtive sucesso. Fica a mesma coisa, 4 saidas HDMI. Retirei os dados do SystemInfo.

Mas se não vou precisar do dump do VooodooHDA, hj a noite vou tentar fazer o patch di AppleHDA original. Algum segredo além do que já consta no tutorial? Vi algumas pressoas reclamando que está incompleto...


Abraço e obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Você atualizou os caches depois de editar o plist?


Eu não cheguei a seguir todo o tutorial, a VoodooHDA funciona bem nos meus dois hacks. Li apenas a parte dos pin configs que também se aplica a VoodooHDA.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...