Jump to content
asplet

Controlar Velocidade do Ventilador (Fan) da CPU

Recommended Posts

Alguém aí conhece algum programa q permita controlar a velocidade do cooler da CPU?


Nos Macs eu uso o smcFanControl, mas como usamos o FakeSMC acho que esse programa não rola né?


Por quê quero controlar a velocidade do cooler?


Tô com o Lion rodando perfeito DSDT patcheado (até Speedstep Vanilla funcionando), Sleep, Restart, Shutdown no botão do gabinete, tudo funcionando (claro, após umas 20 reinstalações e vários dias seguidos hehe). Boot e desligamento rapidissimos (kernelcache=yes ftw). A unica extensão q precisei, além do FakeSMC, foi o VoodooHDA.


O problema é que o computador, sempre que acorda do sleep (volta rapidinho, sem problemas), volta c/ o cooler do CPU no máximo! Puta barulho....e não volta mais pro normal.


O cooler do meu CPU é aqueles com velocidade controlável (PWM), o conector tem 4 cabinhos. Em uso normal no Lion dá até perceber o sistema funcionando: qdo tá em idle fica bem silencioso. Só rodar o geekbench e o ventilador vai gradualmente subindo, até ficar no talo ... depois vai voltando, até ficar silencioso em idle.


O problema é só qdo volta do sleep - boto ele pra dormir, na hora q acorda ele volta com o Fan no máximo, mesmo com a cpu em 0%.


Estou pensando, então, em arrumar um programa q permita controlar esta velocidade, assim faço algum script q rode qdo sair do sleep, ajustando a velo pra alguma coisa menos barulhenta...


Alguma dica?

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Acho que a melhor abordagem pra resolver o seu problema é corrigir o que faz ficar no máximo após o sleep, fazer com que continue funcionando como antes, ajustando a velocidade automaticamente de acordo com a temperatura.


Essa variação da velocidade é normal mesmo em fans simples, eu uso o "box" da Intel e isso acontece (no meu caso continua funcionando normalmente após o sleep).


Não conheço programa pra controlar a velocidade dos fans em Hackintosh, vi algumas tentativas com o ACPIMonitor mas acho que não chegou a funcionar.


http://www.projectosx.com/forum/index.php?showtopic=1593

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...