Jump to content
joaopaulomartins

Erro na instalação do High sierra

Recommended Posts

Boas noites pessoal


Tentei instalar diretamente o high Sierra partir da instalação do sierra, mas não funcionou, então criei uma pen de instalação com o Clover 4233 e formatei o SSD para fazer uma instalação limpa.

Consegui entrar na instalação através da pen, formatar o disco e instalar o high sierra, mas aqui começam os problemas:

-- a instalação é muito rápida, começa por indicar 8 minutos mas depressa passa 4 e em menos de 1 minuto acaba a instalação e reinicia.

-- depois tento fazer o boot partir da pen mas dá o erro da imagem em anexo

-- uma coisa estranha é que dou um nome ao SSD mas depois da instalação ao reiniciar, no boot do Clover aparece o disco com o nome da pen e não do SSD, dá a sensação que a instalação não ficou completa


Alguns aspetos importantes:

-- formatei o disco em journaling, porque em apfs, depois não deteta no boot do Clover

-- a placa grafica é Geforce 210, SSD de 240gb, board P8H61m Pro, 8gb de ram


Alguém tem alguma ideia do que se está a passar? o porquê da instalação muito rápida e do erro da imagem?


Obrigado

Link to comment
Share on other sites

Olá, não apareceu a imagem. De qualquer forma, a instalação é em dois estágios, o primeiro é normal ser rápido. Após o reboot você precisa iniciar pela partição de destino para continuar a instalação, você observou isso?

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Eu tive esse erro numa instalação quando por engano, no primeiro reboot, o computador iniciou pelo Clover antigo que eu tinha no SSD. Não é o caso?

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Não me parece que seja isso, apesar de que com a pen aparece um boot do Clover e sem a pen, aparece outro.. porquê?

Já descarreguei novamente o High Sierra da APPle store e criei nova pen de instalação mas é igual... tanto com pen como sem pen depois do boot começa. preencher a barra com a maça e depois dá o erro da imagem...

Não sei que fazer...


Já agora, porque é que se formatar o SSD em APFS, depois de formatar e instalar ao reiniciar no boot do Clover não aparece o disco?


Será um problema de hardware, será um problema na criação da pen de instalação?

Link to comment
Share on other sites

Me parece que é isso, deve ter um Clover antigo instalado na EFI do SSD.


Se o boot não for UEFI ou se não tiver o driver apfs.efi na pasta drivers64UEFI, não vai reconhecer a partição APFS.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Não, se apenas apagar a partição, a EFI é mantida, ela só é apagada se refizer o particionamento do drive.


O boot tem que ser feito no modo UEFI para funcionar com APFS, no modo legacy não funciona, mesmo que tenha o apfs.efi na pasta drivers64UEFI.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

IMG_3200.thumb.jpg.2476bb494c8a0f7d7e043d44d7866c66.jpgAgora já percebi... mas estraguei tudo e não sei que fazer...

Formatei o disco de raiz em vez de só a partição e fiz a instalação através da pen que criei com o Clover no modo de placas mãe Uefi... No final quando reiniciou fiquei sem boot...

Dá-me o erro da imagem e não consigo iniciar nem pela pen, nem no outro disco do windows...

Link to comment
Share on other sites

Deve ser algum ajuste no BIOS, o boot pelo pen drive tem que conseguir independente de ter outro drive ou não.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Tinhas razão, eram ajustes na Bios e no Clover....

Não sei muito bem como mas já consegui instalar o high sierra ( tanto a 1ª fase rápida, como a 2ª mais demorada).

Só que o disco não sei porque está em APFS e não aparece no boot do Clover pela Pen, e sem pen não faz boot de Clover, faz um boot estranho como se pode ver nas imagens seguintes e dá erro.

O que é certo é que fazendo boot para instalação, chegando ao utilitário de discos, dá para ver que o sistema operativo está instalado, não tem é o boot.

 

IMG_3201.thumb.jpg.99ae631f1221523ae3a13300b310459b.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tem certeza que está fazendo boot UEFI, tem o apfs.efi na pasta drivers64UEFI e a versão é a correspondente à do High Sierra instalado?

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Como vou saber se estou a fazer o boot UEFI? Nas opções da board penso que está selecionado o modo UEFI..

o APFS.EFI tenho na pasta dos drivers64UEFI da pen de instalação, agora na instalação do disco não sei porque não consigo entrar....

a versão do high sierra é a ultima que descarreguei da apple store do meu MacBook Pro 13".


É muito estranho o que está a acontecer, não é?


Uma curiosidade, formatei o disco em journaling e depois da instalação ele aparece em APFS, porquê?

Link to comment
Share on other sites

Normalmente, se o drive tem boot EFI (partição EFI com o arquivo /EFI/BOOT/BOOTX64.EFI) aparecem duas opções de boot no BIOS, uma com o prefixo UEFI, que deve ser selecionada.


O arquivo apfs.efi tem que ser da versão correta do sistema, copia do BaseSystem.dmg, está em /usr/standalone/i386.


O instalador converte a partição HFS+ para APFS se o drive for SSD. Para não converter você pode usar o comando startosinstall com o parâmetro --converttoapfs NO

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=41&t=6061

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

OBRIGADO pernacabeluda, pela paciência e ajuda...

Quanto mais experimento menos entendo...

Já consegui fazer a instalação, mas ao reiniciar e fazer o boot pela pen ( porque o SSD nao tem ainda boot) desaparece-me do boot do Clover o SSD, deve ser por se transformar em APFS. se tento fazer o boot no modo UEFI da pen na bios, dá-me a informação / erro da foto...

não sei mais o que fazer...


A instalação eu sei que está feita, porque desta vez iniciou 2 vezes e instalou direito.

Portanto tudo leva a crer que sejam opções no boot do Clover ou da bios, mas na bios já tentei todas as opções e nada....

 

IMG_3207.thumb.jpg.1b0ea0fb1e4708b49b59d64ee2cf9c1c.jpg

Link to comment
Share on other sites

Parece que o boot UEFI do Clover não funciona no seu BIOS, se for o caso, o único jeito é instalar usando o comando startosinstall com --converttoapfs NO para que a partição permaneça HFS+ pois por enquanto o Clover legacy não suporta APFS.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Boas pessoal


Ora vamos lá ás novidades...

Depois de todos os problemas que tive na instalação resolvi tirar o meu SSD do Hackintosh, meter numa caixa externa e ligá-lo ao meu MacBook Pro e fazer partir daí a instalação, instalando logo o Clover.

Depois voltei a meter o SSD no hackintosh e a tentar iniciá-lo e depois de algumas pequenas alterações nas configurações da board e do Clover consegui aceder ao disco através da pen de instalação / boot com o Clover.

Neste momento estou nas configurações do boot para iniciar diretamente pelo disco, mas estou com alguns problemas, que reportarei na próxima publicação. Tal como problemas com o som, não consigo encontrar a Kext correta para o som 5.1 da board P8h61-m.

A placa gráfica está a funcionar direito com os web driver da Nvidia e a internet também com a Kext ALXETHERNET.


O boot pelo disco só consigo indo ás opções do Clover no boot e fazendo alguns ajustes nos patches, mas nao consigo pô-los fixos de forma a que cada vez que reinicie eles funcionem direto. publico entretanto fotos para ver se me podem ajudar.

Link to comment
Share on other sites

Quais opções precisa ativar no Clover para iniciar o sistema? Basta usar o Clover Configurator para ativar essas mesmas opções no config.plist da partição de boot.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

IMG_1190.thumb.jpg.0a2ab6ca3a877135cd5173e2eb9246ad.jpg

 

Boas


Muito obrigado pernacabeluda pela ajuda, tem sido impecável.

relativamente ao boot o problema é mesmo o facto de as opções que disse não aparecerem todas no Clover Configurator, conforme prova a imagem do config plist do meu Clover no disco.


Quanto ao som ainda não tive tempo de ver, mas penso que já aparece o som nas opções e como 7.1, mas depois acho que só dá numa ou 2 colunas, tenho de ver melhor. 1º quero resolver o problema do boot.


Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...