Jump to content
Pockets69

Power management intel core i5 3570k

Recommended Posts

Boa noite pessoal


Como já não fazia um post aqui ha algum tempo resolvi vim dizer ola...


Bom e já que aqui estou talvez me possam ajudar com um pequeno problema que tenho tido ja há algum tempo, e que me tem estado a irritar, mas como não é nada que me impessa de usar o meu hackintosh ainda não tinha postado aqui.


A situação é a seguinte, eu tenho uma build com uma z77N-wifi um core i5 3570k e uma nvidia gtx 760 4gb, mas estou a ter problemas com o power management (ou pelo menos penso que estou a ter problemas com o power management), o speedstepping não está (aparentemente) a funcionar correctamente.

O que eu fiz foi depois de instalar o OSX e fazer update para o 10.8.5 instalei maciasl apliquei os patches a minha DSDT (patch para a minha motherboard do pjalm) apliquei patch para o MEI e por fim o patch para a HD4000, tudo ficou a funcionar correctamente, no entanto quando fui tratar do ssdt surgiram os problemas, removi o nullcpupowermanagement.kext e usei o script do pikeRAlpha ssdtprgen.sh (fiz download do github) corri o script dei os argumentos de 3800 de frequencia e 70 de tdp e o script gerou me uma ssdt, o problema é que essa ssdt depois de verificada com o appleintelcpupowermanagementinfo.kext, apenas me develove 3 power states um vazio (que calculo que seja o de x8.0) um de 16 e um de 34, e eu gostaria de saber se isso é normal, pois nos exemplos que vi existem mais power states, para piorar a situação mesmo dando esses power states, o multiplier esta preso em x8.0 e não aumenta por mais que eu lhe ponha carga em cima, ja pus videos em hd, ja meti o geekbench a correr e nada.


alguem tem ideia do que possa ser? existe uma maneira melhor de gerar uma ssdt? alguem tem experiencia com o meu processador/board?


um abraço e desde já obrigado pela ajuda.


PS. eu vi alguns tópicos mas não me pareceu ter a ver com o meu problema, daí resolvi postar.

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Olá,


o ssdtPRGen tem este parâmetro para Ivy Bridge

-workarounds for Ivy Bridge [0/1/2/3]

0 = no workarounds

1 = inject extra (turbo) P-State at the top with maximum (turbo) frequency + 1 MHz

2 = inject extra P-States at the bottom

3 = both

https://github.com/Piker-Alpha/ssdtPRGen.sh


Também pode usar o Clover para gerar a SSDT

http://clover-wiki.zetam.org/Configuration/ACPI#SSDT-/-Generate


Outra coisa que influencia na quantidade de states é o SMBIOS usado.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Boas Pernacabeluda


De novo obrigado pela ajuda, como sempre.


ok começando pelo smbios, estou usar o smbios mac mini 6,2 (ivy bridge), como tinha esse prefil para ivy bridges usei esse, em relação ao clover não o estou a usar ainda, vou tratar dele depois estou a usar o good ol' chameleon.


quanto ao ssdtPRGen sim eu tive a dar uma vista de olhos no help, (./ssdtprgen.sh -help) e listava lá uma coisa chamada workarounds, mas não percebi qual seria a utilidade disso, ou injectavam os pstates no inicio ou no fim, mas o que é que isso adianta se eu so tenho 3 pstates? 8 16 34, ou isso adiciona mais pstates adicionais? e se sim qual devo usar o 0 1 2 ou 3? achas que isso vai fazer com que o meu multiplier pare de estar preso no x8.0?


um abraço


e obrigado :)

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

aight... vou tentar, amanhã dou novidades


obrigado perna ;)


EDIT: boas perna depois de tentar o -w 3, tenho mais power states como disseste, realmente funcionou, tenho mais power states e os power states mexem, o problema e que agora o processador está em idle a 1600mhz (x16.0) em vez de 800mhz (x8.0) que era o que estava antes.


este e o comando e os argumentos que estou a usar, ./ssdtprgen.sh -f 3800 -t 70 -w 3, ou seja frequencia de 3800, tdp 70 (embora o tdp esteja como 77 na ark.intel) mas um tdp mais baixo pelo que sei não faz problema, até melhora os consumos, e o -w 3 que criou bastantes pstates, os multipliers mudam e estão funcionais, so que o idle está em 16 em vez de 8 que era como estava antes.


alguma maneira de resolver isso?


desde já obrigado perna ;)


EDIT2

um parece que descobri, notei no verbose boot que o min freq estava no 1.6ghz, e eu nao defini qualquer min freq, ja que da outra vez ele estava nos 800, vou usar o argumento que o ssdtprgen tem que deixa definir a min freq e vou po-lo a 800mhz talvez assim ele funcione, will report back.


EDIT3

o verbose boot continua a dar com min freq 1600, mesmo depois de eu ter definido ssdprgen o lfm 800, pus o seguinte ./ssdtprgen -f 3800 -lfm 800 -t 70 -w 3 gerou a ssdt na pasta extra, fiz reboot e para piorar a situação o ssdt originou kernel panic no appleintelcpupowermanagement (e nos susbequentes ficheiros que ele contem), removi o ssdt do extra, meti o antigo, e a maquina voltou a funcionar.

Mas la está continuo com a frequencia a 16 como base em vez de 8, consegues me ajudar com isto perna?

será por estar a definir o tdp a 70 em vez de 77 (que devia ser o default) sinceramente não entendo eu defino a frequencia minima, mas ele fica em 1600 em vez de 800.


Alguma ideia?

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Problema resolvido perna.


parece que o processador nao atinge os 800mhz em idle, so 1.6ghz esse é a frequencia em idle, e eu aqui a matar a cabeça, e a chatear os outros por causa disso, fiz o boot do crunchbang numa pen drive, e fui ver a frequencia, e ele estava a 1600mhz em idle... por isso está confirmado, ivy bridge não consegue 800mhz.


não sei como raio é que ele esteve a x8, mas deve ter sido algum bug, está tudo resolvido, e obrigado pela ajuda perna :)

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...