Jump to content
Modigliani

Inspiron 15R(N5110) | Mountain Lion 10.8.2

Recommended Posts

INSPIRON 15R N5110

Nascido para ser um hack


Dell-Inspiron-15r.jpg



Agradecimentos

Este manual não poderia ser escrito sem o notável trabalho de pesquisa, suporte e desenvolvimento feito por: Mohamed Khairy, oldnapalm, artur_pt, iHackintosh_PT e os outros staffs do Olarila e insanelymac.


Os mesmos também abriram meus olhos para compartilhar meus conhecimentos, a única forma de agradecimento que eu poderia prestar a estes camaradas é compartilhando. Obrigado pela ajuda e presença.


Quanto tempo sera necessário


3 horas ou 7 dias, depende do quanto você for rápido para entender como as coisas funcionam. Eu levei 16 horas, mas por isto fiz o tutorial para transformar 16 em 3.


É importante você saber

Este tutorial é para n5110 com processador i7-2670 2.20GHz, se seu processador é outro, você precisa de um SSDT para ele, mas não precisa entortar a boca e nem franzir as sobrancelhas, visite este link que lá tem para todos os modelos do n5110:

http://www.insanelymac.com/forum/topic/271573-guide-dell-inspiron-n5110/ Depois você pode voltar aqui e continuar, mas lembre-se sempre de obedecer as recomendações do site mencionado para o seu processador, se não você vai fazer uma salada de frutas e ao invés de in


O que testei e funciona

Todas as portas USB

E-SATA

Ethernet (mas tem que passar para 10BaseT, esta explicado em "Detalhes tão pequenos de nós dois" )

Dizem que a saída VGA funciona, eu não testei.

Wireless (se for dell wireless 1702 card, se for intel não funciona)


O que não funciona

A nVidia GPU(placa de vídeo) não funciona, vc tem que usar a intelh3000, esta funciona muito bem por sinal.

Eu não testei a saída HDMI.


O que pode ser desesperador ?(aaaaaaahhhhh !!!!!!!! )

Alguns modelos do n5110 apresentam um problema no display que da umas travadinhas na tela, e tornam impossível o uso. A solução existe, mas é foda. Tem que trocar o display inteiro por um que possui o conector com um cabo cinza. Aconteceu comigo.


Sobre atualização de bios

Alguns lugares falam para atualiar a bios deste notebook por uma bios modificada, eu testei esta bios, ela funciona, porém acho melhor vc fazer o patch no arquivo e deixar a bios a11 original da Dell. Mais a frente explico como fazer o patch sem atualizar bios, é fácil .


O que você vai precisar

Mountain Lion USB ou DVD: http://kat.ph/os-x-10-8-mountain-lion-bootable-usb-for-intel-pcs-t6526209.html

Como gravar a imagem raw do Mountain Lion no Mac


Mouse externo USB


Atualizar sua bios para A11 Dell Oficial,

Via Windows

é só baixar e instalar: http://www.dell.com/support/drivers/us/en/19/driverdetails?driverid=CXRD8


Via DOS

Faça um disco de boot do DOS, se você não sabe fazer, tem inúmeros sites que ensinam a fazer, depois que tiver o disco em mãos instale esses arquivos

http://www.mediafire.com/download.php?7v5rcw36iqeqgwj


Como gravar a imagem raw no pendrive usando Mac

dd if=/caminho_para_arquivo.raw of=/dev/disk_unidade_do_pendrive bs=1m

 

Demora, aguarde.


Atenção: É importante você usar esta imagem do link por que ela tem as kexts que vão fazer o N5110 entrar na instalação.


Começando a Instalação


Atenção: A porta USB deve ser sempre a esquerda, depois da instalação você pode usar normalmente qualquer uma, não conecte o mouse.


Coloque o pendrive e mande ele iniciar pelo USB.

Surpresa, o touchpad não esta funcionando, tudo bem, coloque o mouse na outra porta usb .

Faça a instalação com a ajuda dele.


Terminou a instalação.

Reinicie e remova o Mouse


Fazendo o primeiro boot (que lindo *_*)


Deixe o pendrive na unidade e selecione para dar o boot por ele porém quando abrir o Chameleon, de enter no disco onde você instalou .


O touchpad ainda não esta funcionando, tudo bem, logo ele voltara a vida. Baixe este arquivo que contém as kexts que o Mohamed Khairy separou para a pós instalação do n5110 e outras coisas que vamos precisar.


http://www.mediafire.com/?8di6ll5gja6ybeo


Faça um backup da pasta /System/Library/Extensions

Copia tudo o que esta dentro da pasta Extensions do arquivo que vc acabou de baixar para /System/Library/Extensions


Você também vai precisar fazer o patch na AppleIntelCPUPowerManagement.kext, é bem fácil como tudo na vida :lol:

O oldnapalm criou esta ferramenta, foi a que usei e funciona perfeitamente:

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=1003


Agora instale o Chameleon-2.2svn-r2133 que esta no arquivo de download para dar boot sem usar o pendrive.

Copia a pasta Extra para / (a raiz do seu disco)

Deixe somente os arquivos DSDT.AML, SMBIOS.PLIST, modules, org.chameleon.Boot.plist e SSDT.AML(este é para o processador i7-2670, não vai funcionar nos outros)


Abra o arquivo que você colou na /Extra/org.chameleon.Boot.plist

e mude

UseKernelCache - Yes para No

GenerateCSstates - Yes para No

GeneratePSstates - Yes para No


Quase lá. Agora execute o Kext Utility, espere ele terminar e reinicie.


FEITO !



Não se esqueçam, compartilhem a informação! Sempre.


Um abraço,


modigliani


PÓBREMAS CUNHICIDUS


Quando reiniciei

boot: error

solução: http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=1075

Lenovo 710S i7

Link to comment
Share on other sites

belo guia. fácil de entender.

Se quando viaja faz o que quer, quando viajar, não leve a mulher ----  No PM support. Use the forum.
.
Dell Latitude i7 8565U 16Gb 256Gb M.2 Intel UHD620 (macOS 14.3) OC

Lenovo Core I5 6200U 8Gb 256Gb HD520 (macOS 14.4b) OC

Ryzen 7 5700X 32Gb 2Tb nvme RTX 3060TI 8Gb (W11)

Link to comment
Share on other sites

Olá Modigliani,


gostaria de agradecer pela iniciativa, e a todos que aqui compartilham seus conhecimentos. Tenho um n5110 i5 2410m 8gb de ram, é meu primeiro Hackintosh, segui os passos do seu tuto e do insanely, mas não consegui carregar o instalador. Segui outros caminhos e consegui instalar usando o unishit. Acho que ele não está muito estável, pois não estou usando nenhum DSDT específico para o meu processador. Daí tentei aplicar novamente o passo-a-passo do tuto a partir do pós-instalação, mas quando era para aparecer a tela de login ele apaga o monitor e trava....Existe alguma maneira de resolver essa questão? Alguma informação do sistema que eu possa passar para vocês me ajudarem?!!


Desde já agradeço!!!



Leonardo.

Link to comment
Share on other sites

Modigliani,


obrigado por me responder, eu já estou usando o mac os há algumas semanas, reinstalar o sistema pra mim agora seria inviável. Teria como você me mandar um DSDT ou os patchs para o meu, segue em anexo o ioreg e o kextstat.


Desde já agradeço!


Leonardo Azevedo.

No manual que escrevi tem um link no tópico o que você precisa saber, lá você encontra DSDT. É importante vc seguir a configuração certa por que a máquina pode funcionar com metade ou menos do que é realmente capaz.

Lenovo 710S i7

Link to comment
Share on other sites

ola! acessei o link que foi dito que teria algo a respeito das informaçoes a respeito do meu processador (i5 2410) mas não encontrei nada que se referisse ao meu processador!! pouco ingles eu tenho , tentei alguns links mas estavam quebrados!

Link to comment
Share on other sites

Esse tópico tá muito bom mesmo! Consegui instalar no meu 15R N5110 Core i5 5410m. A wifi eu comprei uma no e-bay, a ethernet num funfa, o audio ok menos o HDMI. Qd eu instalo qq bootloader dá uma pane no display e ele fica preto qd entra na inicialização. Gostaria de saber onde vc comprou o seu display do cabo cinza. Estou rodando ele dando boot pela pendrive!

Link to comment
Share on other sites

ola! acessei o link que foi dito que teria algo a respeito das informaçoes a respeito do meu processador (i5 2410) mas não encontrei nada que se referisse ao meu processador!! pouco ingles eu tenho , tentei alguns links mas estavam quebrados!

 

Realmente os links estão quebrados eu não tenho para i5 .

Lenovo 710S i7

Link to comment
Share on other sites

Também tenho esse mesmo processador(core i5 2410m), mas não consigo o sleep! Vc conseguiu?

NB Dell N4110

Placa Mãe: Intel 6 Series

Processador: Core i5 2410M 3MB Turbo Boost

Chipset: Mobile Intel® HM67 Express Chipsets

AMD Radeon HD 6470M - Seymour XT 1GB

Intel Centrino Wireless-N 1030 1x2 bgn + Bluetooth3.0

Audio: ALC 269 HD

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...