Jump to content
Sign in to follow this  
Italo Matos

Instalação de Hackintosh em Placas Mães Antigas

Recommended Posts

TUTORIAL PARA PLACAS MÃES 775 (LEGACY/NÃO UEFI) - Instalação e Problemas que eu Tive!

ATENÇÃO: Antes de Tudo vale ressaltar que, eu sou novo nessa área, gosto muito de fazer isso, e quero estar passando todo o meu conhecimento em relação ao conteúdo e também não sei se esse é o local do fórum mais apropriado para as pessoas falarem sobre isso mas está aqui!

ATENÇÃO: Estarei sempre que possível atualizando este post, principalmente com placas mães e componentes testados, caso você não encontre aquele seu componente que você não pode trocar agora por falta de dinheiro nos fóruns de Hackintosh, não se desespere isso não é sinônimo de que ele não presta o não é compatível

PLACAS-MÃES TESTADAS: G41M-VS3 R2.0.

Com o Passar do tempo estarei trazendo mais placas mães e componentes testados principalmente de amigos, conhecidos que queiram usar o Hackintosh também, assim como também estarei trazendo de NOTEBOOKS, mas creio que em outro post!

QUERO FAZER UM HACKINTOSH! E AGORA?

Para mim, acho que quem está começando deve se fazer esta pergunta: Hackintoshs.... De Onde Vieram? Onde Habitam? Como se Reproduzem? (Desculpe pela piada sem graça mas daria para nos fazermos essa analogia.)

DE ONDE VIERAM? A pergunta seria Porque existem, para que servem, pessoas fazem Hackintosh por diversos motivos, seja para poder usar e sentir aquele gostinho do MacOS(que vai por mim, depois que vc instala e usa a primeira vez passa) ou para trabalhar, na mente de quem está começando nesse mundo vem perguntas e coisas que as pessoas falam sobre o mac em sua cabeça: será que ele é mais rápido do que o windows? ele é ótimo para trabalhos? ele é isso ele é aquilo?

ONDE HABITAM? Onde posso Encontrar informação sobre os Hackintoshs, quais são os melhores lugares para eu entender mais deles? *NOTA: Este é um Passo importante! Conhecer mais do que você está fazendo é essencial para se obter o sucesso, imagine as grandes empresas elas tem pessoas que fazem exatamente esse trabalho, conhecer outras pessoas e o produto do qual eles estão oferecendo para obter um maior sucesso nas vendas.

COMO SE REPRODUZEM? Como eu Posso Fazer um Hackintosh? o que é necessário para eu fazer um?

ANTES DE ANDAR, ENGATINHE!

Uma Criança antes de andar ela engatinha, ela aprende assim, aos poucos, esse comportamento deve ser exatamente o seu! não é fácil ou simples fazer um Hackintosh, e antes de sair por ai baixando e tentando fazer coisas sem saber, comece engatinhando, aprendendo a andar, pesquise mais, não faça nada sem ter um conhecimento prévio, isso pode ser desastroso e te desmotivar, o certo é, não se da pra fazer nada as cegas, volte para o segundo passo acima(Onde Habitam?) e estude mais sobre o assunto!

PREPARADO PARA A BATERIA DE TESTES?

Quanto mais aleatorio for o seu hardware, mais testes provavelmente você vai ter que fazer, isso não é algo "ruim", eu tive que fazer isso! se você e como eu e não pode simplesmente comprar um hardware novo, isso pode sim acontecer! Ora eu só sou um adolescente que ainda esta no ensino medio ;-; (não me julguem) e eu ainda não tenho dinheiro para comprar um pc novo, atualmente estudo programação para poder trabalhar como o mesmo enquanto não sair da minha pequena (literalmente uns 14mil habitantes) cidade e fazer uma faculdade

QUAL É O MEU HARDWARE?

Atualmente eu Tenho uma

• MOBO: ASROCK G41M-VS3 R2.0 (775)
  • PROCESSADOR: XEON E5440 2.8 QUAD-CORE (que por sinal não existe nada na internet falando sobre ele em hackintoshes ;-; )
  • MEMORIA: 6GB DE MEMORIA RAM
  • 2 HD: 500GB para o Windows + 500GB para o Mac
  • GPU: GT 1030 GDDR5 da Galaxy
  • FONTE: Fonte bomba que se eu lembre bem quando eu era criança eu queimei o pc colocando ele diretamente na tomada... hoje uso ele diretamente na tomada ;-;

Ela pode parecer uma configuração ruim, mas programo em C# e dart+flutter de boa, e com o Opera aberto com umas 10 abas abertas juntos. (trava quando tá o emulador aberto, pq é muito ruim ficar com o celular ligado olhando pra ele enquanto vc faz os bagui ;-;

ESTUDEI BASTANTE SOBRE O ASSUNTO E AGORA?

Conhecendo o seu Hardware, pesquisando sobre peças, pessoas que já fizeram o mesmo usando os mesmos componentes e estudando um pouco sobre o Hackintosh está na hora de reunir os arquivos para começar a fazer o Hackintosh!

GASTOS SÃO NECESSÁRIOS!

Se você acha que não vai tirar um real do seu bolso para fazer o Hackintosh, talvez seja verdade mas pelo menos uma coisa você precisa ter e se não tiver tem que comprar: UM PENDRIVE DE NO MINIMO 16GB (ou 2 de 8 )

Isso, porquê você não vai simplesmente colocar a instalação, outros arquivos também são necessário, como, Kexts(DRIVERS PARA OS MAIS CHEGADOS) programas da pasta Olarila, que vão ajudar d++, outros programas como o keka(descompactados de arquivos de código aberto(eu acho)), e tempo, muito tempo.

VALE RESSALTAR QUE:

Você tem eu ter cuidado quando for baixar algo, tanto programas quando a própria imagem do sistema, vale lembrar que assim como o windows o mac também tem VIRUS, a diferença é a quantidade em relação ao windows, não é tão menor quanto ou não diminui a chances de você ter problemas com ele, e só você vacilar que vai pegar um desses, então tome cuidado!

PROBLEMAS QUE EU PASSEI POR CONTA DE IMAGEM DO SISTEMA

• Se for utilizar o Yosemite NÃO BAIXE A IMAGEM DO NIRESH. (pelo menos para essa placa, Pois tive muitos problemas relacionados a gráficos com ela)
  • Se for utilizar placas NVIDIA, fique por enquanto no High Sierra. (você pode ir para outras versões mais novas, mas saiba que você pode ter problemas com desempenho gráfico)
  • Utilize uma imagem mais limpa como a da Olarila, como o nome já diz BAUNILHA(no caso nunca entendi bem o porquê "vanilla" nas coisas mas da para saber que quando isso aparece é por causa que a imagem ou software é limpo).

COMO INSTALAR O HACKINTOSH?

Utilize o tutorial para instalação do Olarila de acordo com o tipo de "clover" você utilizar, podendo ser o Open Core ou Clover.

BOOT FLAGS

G41M-VS3 R2.0: npci=0x2000

ATENÇÃO: utilize a flag: nv_disable=1 caso você tenha uma placa NVidia.

NÃO REINICIE AINDA O SEU PC DEPOIS DE INSTALADO OS ARQUIVOS.

Utilize o Kext Utility:

Após a instalação utilize o Kext Utility para Habilitar o seus Drivers!

G41M-VS3 R2.0 Drivers de Audio e Internet.zip O drive de Audio pode ser diferente do inserido aqui! este é o drive da VIA VT 1705 e Internet Aetheos(aertheos sla)

• Esta Área Deverá Aumentar de Acordo com as Placas Mães Testadas, coloque seus drivers ali em baixo que ele poderão aparecer aqui (se assim for permitido)

*NOTA: se a sua internet não funcionar, no clover marque a opção FixLan, que aparece logo no inicio, utilize a ultima versão do clover sempre!

PROBLEMAS COM A ASROCK G41M-VS3 R2.0

ESTA AREA PODE MUDAR É HAVER LINKS PARA OUTROS POSTS PARA DIMINUIR O TAMANHO DO MESMO, Transformando-o em PROBLEMAS PÓS-INSTALAÇÃO

• DSDT, é necessário ter um! pede no fórum que a galera te ajuda, o pessoal aqui é muito gente boa(utilize de preferencia o inglês)
  • NVRAM, ainda não sei se esta funcionando corretamente, mas depois da DSDT parece que sim!
  • GPU DRIVERS, utilize o Nvidia-update.command da pasta Olarila para instalar o driver corretamente!
  • APPLE STORE, caso apareça falha na tranferência XXXX Use a página de Compras para tentar novamente. clique aqui para corrigir o problema.
  • iMessage, caso dê algum problema utilize o iMessageFix da pasta Olarila, *FECHE TODOS OS PROGRAMAS ANTES *

Parece que a placa é altamente compatível com o Hackintosh, alguns problemas ali e outros lá mas esses são simples de resolverem na maioria das vezes (não o NVRAM ;-;)

(talvez daqui para a noite esse post cresça mais pq agr tenho que dar uma paradinha e escrever depois) até mais a todos e fiquem com GOD

Edited by Italo Matos
Problema relacionado a apple store movido para outro post, inserção do mesmo no tópico
  • Like 1