Jump to content
oldnapalm

Instalação do Snow Leopard via CD de boot

Recommended Posts

Instalação do Snow Leopard via CD de boot


O que você vai precisar:


- PC compatível com uma das versões do Empire EFI ou OSX86 ModCD;

- CD do Empire EFI (http://prasys.info/tag/empire-efi/) ou OSX86 ModCD (http://blog.nawcom.com/?p=446);

Download: http://blog.nawcom.com/ModCD/OSX86_ModCD-032311-151021.iso.zip

Mirror: http://www.mediafire.com/?wta23nemmd2nb8t

- DVD do Snow Leopard.


Procedimentos:


Faça o boot do Empire EFI, remova o CD, insira o DVD do Snow Leopard, aguarde alguns segundos e pressione F5, então selecione o DVD e pressione Enter.


Se o Empire EFI não funcionar no seu PC você pode tentar com a versão legacy.


Na instalação execute o Utilitário de Disco (menu Utilitários), selecione o HD onde vai instalar o sistema, clique em Particionar, no Esquema de Volume selecione pelo menos uma partição, digite o nome, selecione o formato Mac OS Expandido (Reg. Cronológico) e nas opções selecione Tabela de Partição GUID, então clique em Aplicar.


Atenção: este procedimento irá excluir todos os dados do HD.


Antes de instalar clique em Personalizar e desmarque os idiomas e drivers de impressora que não deseja instalar.


Atualizado: se você usou o CD do nawcom, também poderá selecionar drivers e opções adicionais, ele detecta o hardware e já seleciona as opções adequadas. Neste caso você já deve conseguir fazer boot pelo HD e o restante dos procedimentos não são necessários. Caso tenha usado outro CD, prossiga com os demais passos deste tópico.


Após a instalação, faça novamente o boot com o CD do Empire EFI, mas desta vez selecione o HD onde o sistema foi instalado.


O sistema está rodando, mas não inicializa sem o Empire EFI, então temos que instalar o bootloader (Chameleon) no HD. Isto pode ser feito através do aplicativo myHack ou pelo instalador do Chameleon, ambos estão na pasta Post-Installation do CD. A vantagem do myHack é que ele contém várias kexts.


Baixe a versão mais recente de http://osx86.sojugarden.com/downloads/


com.apple.Boot.plist - Instala um arquivo com.apple.Boot.plist em /Extra, configurado para usar a kernel flag arch=i386, EthernetBuiltIn e modo gráfico VESA 1024x768.


GraphicsEnabler - Adiciona a opção GraphicsEnabler=Y no arquivo com.apple.Boot.plist citado acima.


GraphicsDisabler - Remove algumas kexts gráficas para forçar o modo VESA. Não use esta opção se estiver usando algum injetor ou string EFI.


Chocolate Kernel - Instala a chocolate_kernel e modifica o com.apple.Boot.plist para usá-la por padrão. Apenas para processadores não suportados pela kernel vanilla (Pentium4, i5, AMD, etc). Não selecione se você tem CPU Core 2 ou i7.


ApplePS2Controller - Instala as kexts AppleACPIPS2Nub e ApplePS2Controller, para dar suporte a teclado e mouse PS/2. Usado principalmente em laptops, que normalmente têm teclado e trackpad conectados a uma interface PS/2.


EvOreboot.kext - Adiciona funcionalidade de reiniciar e desligar em sistemas que usam NullCPUPowerManagement.kext.


IOATAFamily.kext - Fornece suporte PATA (IDE) para vários sistemas. Também possibilita o uso de dispositivos SATA com modo AHCI desativado em várias placas baseadas em ICHx. Inclui AppleIntelPIIXATA.kext, IOATABlockStorage.kext e IOATAPIProtocolTransport.kext na pasta plugins.


IONetworkingFamily.kext - Inclui suporte para várias placas de rede não suportadas ou que não são 100% funcionais. Inclui AppleBCM5701Ethernet.kext, AppleYukon2.kext, AppleIntel8254XEthernet.kext, Intel82574L.kext, AppleRTL8139Ethernet.kext, RealtekR1000.kext, AppleUSBEthernet.kext, nvenet.kext e AppleUSBGigEthernet.kext na pasta plugins.


LegacyAppleRTC.kext - Previne o erro de "CMOS Reset" encontrado em várias placas mãe. Deve ser removida (e substituída pela correção no DSDT) antes de iniciar a kernel x86_64.


NullCPUPowerManagement.kext - Desativa a AppleIntelCPUPowerManagement.kext, necessária até que você modifique o DSDT para suportar SpeedStep nativo.


SleepEnabler.kext - Ativa o funcionamento do repouso (sleep) em vários sistemas com AppleIntelCPUPowerManagement desativado. Nova versão, testada no 10.6.0 a 10.6.3 e não causa kernel panic como a versão anterior.



Quando o HD é particionado no esquema GUID é criada uma partição de 200 MB no início do disco, ela é chamada de partição EFI. O Chameleon, assim como as kexts "extras", pode ser instalado tanto na partição EFI quanto na do Snow Leopard. Se optar por instalar na partição EFI, execute o seguinte comando no terminal

diskutil list

Veja o número do HD onde instalou o sistema e substitua o X no próximo comando por este número

sudo diskutil eraseVolume "HFS+" "EFI" /dev/diskXs1

 

A configuração do Chameleon pode ser feita pelo aplicativo Lizard (http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=195).


Graphics Injection - habilita o funcionamento dos drivers da placa de vídeo, funciona para várias placas ATI e nVidia.

Built In Ethernet - evita problemas relacionados à placa de rede não ser reconhecida como interna.



Com o sistema já inicializando sem o CD de boot, fica faltando o ajuste fino. O fórum tem diversos tópicos sobre diferentes placas mãe, com as kexts e configurações necessárias. Se você não encontrar um tópico sobre a sua placa mãe, procure conhecer os componentes (áudio, rede, etc.) para poder procurar pelas kexts individualmente.

Link to comment
Share on other sites

Basta selecionar a partição e clicar na aba "apagar". É bem intuitivo, veja a screenshot no primeiro post.


Sobre o AHCI, não são todas as placas que tem, veja no setup do BIOS (normalmente pressionando a tecla Del ou F2 logo que liga o PC). Se tiver, configure o "SATA mode" como AHCI.

Link to comment
Share on other sites

Qual programa eu uso pra gravar a imagemm do OS X?

Tem como editar a imagem para ela caber em um DVD normal(4.5 GB)?

O que eu vou precisar depois da Instalação? Vai tudo funcionar normal? Se a Internet funcionar normal eu posso baixar depois, ou é melhor eu já ter eles?

Você disse que o OS X não edita, só lê, arquivos se a partição estiver em NTFS, qual é o melhor formato para uma partição e arquivos que eu vou ultilizar frequentemente nos dois sistemas(Win7 e OS X)?

Link to comment
Share on other sites

Pelo Windows você pode usar o UltraISO para gravar a imagem em DVD.


Não tem como gravar num DVD de 4,7 GB, você precisa de um dual layer. Outra opção é gravar num pen drive de pelo menos 8 GB usando o TransMac (format with disk image).


O Mac OS grava em NTFS, basta o usar o NTFS-3G ou o Paragon

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=38&start=10#p105

Link to comment
Share on other sites

Certo, mas qual o melhor tipo de partição em que o OS X lê, grava e edita sem a necessidade de programas adicionais?

E você não respondeu a pergunta:

"O que eu vou precisar depois da Instalação? Vai tudo funcionar normal? Se a Internet funcionar normal eu posso baixar depois, ou é melhor eu já ter eles?"

Link to comment
Share on other sites

Certo, mas qual o melhor tipo de partição em que o OS X lê, grava e edita sem a necessidade de programas adicionais?

HFS+ e FAT32.

 

E você não respondeu a pergunta:

"O que eu vou precisar depois da Instalação? Vai tudo funcionar normal? Se a Internet funcionar normal eu posso baixar depois, ou é melhor eu já ter eles?"

Não tenho como saber, nunca usei uma placa mãe igual à sua. Teste e você vai descobrir.

Link to comment
Share on other sites

Não foi bem isso que eu perguntei, mas a sua resposta(topico) respondeu minha pergunta.

Pelo que eu entendi depois de instalar o OS X com o CD do nawcom Mod CD ele já vai estar dando boot normal pelo HD, basta tirar o DVD do OS X e reiniciar normal, né?

Mas ele só vai dar boot no OS X, e para configurar o Dual-boot(Win7 e OS X) tenho que instalar um tal de Chameleon, dando uma olhada no forum vi varias vezes esse Chameleon e varias versões do mesmo.

Qual é a melhor versão? Como devo instalar? Devo instalar assim que terminar a instalação ou tenho que reiniciar o sistema antes?

vlw

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...