Jump to content
Maf3r0

Intel UHD Graphics 630 (i3 8100)

Recommended Posts

— AVISOS —

 

Este tópico é apenas para compartilhar minha experiência com a Intel UHD Graphics 630 com base no aprendizado que tive. Assim sendo, desculpe qualquer equívoco e se alguém puder contribuir com informações mais qualificadas ficaria imensamente grato.

 

Os resultados mostrados aqui não representam, em sua totalidade, as configurações atuais do sistema em uso. Os testes foram feitos na placa-mãe H310M S2P com o processador i3 8100, funcionando perfeitamente (eu acho) nas versões 10.14.6 (macOS Mojave) e 10.15.1 (macOS Catalina).

 

Ajustes Básicos

 

— SMBios —

 

Antes de considerar cada modelo gostaria de registrar que a Intel UHD Graphics 630 funcionou em todos os SMBios que testei: iMac, iMac Pro, Mac Pro e Mac mini. Mas, vamos às recomendações…

 

iMac 17,1 ou 18,1 são amplamente recomendados, especialmente quando não há placa de vídeo externa. Dizem até que evita/corrige alguns bugs/glitches de imagem.

 

iMac 18,2 ou 18,3, por sua vez, são recomendados (ainda não descobri o porquê) para quem deseja combinar uma GPU externa com a GPU integrada.

 

iMac 19,2 possui uma versão de entrada (21.5 polegadas) com i3 8100 (0x3E91/x92). Porém, a placa gráfica Intel UHD Graphics 630 dá lugar a uma Radeon Pro 555X (2 GB VRAM GDDR5). Este modelo também possui versões com i5 8500 e i7 8700.

 

Mac mini 8,1 também possui uma versão de entrada com i3 8100B. É o único que vem equipado nativamente com a placa gráfica Intel UHD Graphics 630. Também possui versões com i5 8500B ou i7 8700B – ambos com a mesma iGPU. O estranho é que ainda não vi ninguém "recomendar" SMBios de Mac mini 8,1 e gostaria muito que alguém pudesse explicar o porquê. Fico ainda mais intrigado porque o framebuffer desta plataforma – 0x3E9B – é utilizado no hackintosh para habilitar a UHD 630.

 

— BIOS —

 

Configurações de Peripherals/Chipset:

 

- Initial Display Output → IGFX

- Internal Graphics → Enabled

- DVMT Pre-Allocated→ 64M

- DVMT Total Gfx Mem → MAX

- Aperture Size → 256MB

 

— RESULTADO —

5P1zt0D.png

BNlhH2r.png

Tudo funcionando corretamente:

 

- Aceleração gráfica

- Night Shift

- Repouso/despertar

- Intel Quick Sync Video (codificação/decodificação via hardware)

- Suporte H264/HEVC

Et8cMhD.png

cHm0nDw.png

Dv2qoOw.png

Pois é, somente isso já é suficiente para habilitar a Intel UHD Graphics 630, mas com algumas ressalvas:

 

- Apenas uma conexão de vídeo funciona. Para alguns, somente HDMI/DVI; para outros, somente VGA (o meu caso!) ou DisplayPort.

- Não dá para garantir que o áudio HDMI vai funcionar.

 

Note que não foi necessário nenhum ajuste de vídeo no config.plist e nenhuma kext (Lilu, Whatevergreen, etc). Nessa condição, o Clover injeta algumas propriedades automaticamente e talvez por isso tenha funcionado, mesmo que de forma limitada.

 

Veja o config.plist que utilizei:

362WGO7.png

E a pasta EFI:

Ftce6El.png

— EXTRA —

4ISpnbe.png

lYAS66F.png

 

wWoXWZC.jpg

 

Como podemos ver, a Intel UHD Graphics 630 funciona nativamente a partir do Mojave. Mas se ainda não deu certo, tente injetar manualmente no config.plist as propriedades de vídeo:

 

- Devices/FakeID/IntelGFX → 0x3E9B8086

- Graphics/Inject/Intel → Yes

- Gaphics/ig-platform-id → 0x3E9B0007

dHj6lOp.png

Ajustes Avançados

 

Quem desejar usufruir de todo o potencial da Intel UHD Graphics 630 ainda precisará de ajustes adicionais. E para isso, nada melhor que o Hackintool.

 

Agora, as kexts WhateverGreen e Lilu são obrigatórias. Portanto, certifique-se de instalar na EFI de boot: EFI/CLOVER/kexts/other.

 

Se existente, é necessário desativar/remover as seguintes configurações de vídeo:

 

Desativar:

  •  
  • config.plist/ACPI/Patches/change GFX0 to IGPU
  •  
  • config.plist/ACPI/Fixes FixDisplay, AddIMEI, FixIntelGfx, AddHDMI
  •  
  • config.plist/Devices/Properties/UseIntelHDMI
  •  
  • config.plist/Graphics/Inject/ATI
  •  
  • config.plist/Graphics/Inject/Intel
  •  
  • config.plist/Graphics/Inject/NVidia

 

Remover:

  •  
  • config.plist/Graphics/ig-platform-id
  •  
  • config.plist/Devices/FakeID/IntelGFX
  •  
  • config.plist/Boot/Arguments: -disablegfxfirmware
  •  
  • FakePCIID_Intel_HD_Graphics
  •  
  • IntelGraphicsFixup
  •  
  • NvidiaGraphicsFixup
  •  
  • CoreDisplayFixup
  •  
  • Shiki
  •  
  • qualquer configuração de IGPU ou HDMI de config.plist/Devices > Arbitrary, Properties e AddProperties
  •  
  • qualquer DSDT/SSDT relacionada à iGPU e HDMI de CLOVER/ACPI/patched

 

1) Abra o Hackintool.

 

2) Selecione a aba Patch e verifique as informações de:

  •  
  • Intel Generation → Coffee Lake
  •  
  • Platform ID → 0x3E9B0007


    5FQQTca.png
  •  

 

3) Na mesma aba Patch, mais abaixo, temos outras opções — Info, VRAM, Framebuffer, Connectors e Patch — das quais podemos destacar duas:

  • 3.1) Connectors: Essa sessão é especialmente útil para quem precisa modificar as portas de vídeo, como eu precisei. Para isso, basta primeiramente ativar a opção macOS 10.14 em Hackintool » Framebuffer e depois Apply Current Patches em Hackintool » Patch. E então seguir por Hackintool » Patch » System Configs e escolher o modelo que mais combina com sua placa-mãe.



    3.2) Patch: Aqui é possível configurar vários parâmetros de vídeo e ainda obter o código para adicionar no config.plist. Na aba General, inicialmente selecione apenas as seguintes opções: DeviceProperties, Connectors, VRAM e Graphic Device. Na aba Advanced, selecione apenas Use Intel HDMI e Spoof Video Device ID: 0x3E9B Intel UHD Graphics 630.



    Opções de Advanced que podem ser úteis:
    •  
    • DVMT pre-alloc 32 MB → Necessário quando o valor DVMT Pre-Allocated (BIOS) é travado em 32M.
    •  
    • Enable HDMI20 (4K) → Habilita o suporte para 4K @ 60FPS.
    •  
    • VRAM 2048 MB → Corrige glitches em monitores 4K.
    •  
    • Disable eGPU → Desabilita a placa de vídeo externa. Pode ser útil quando a eGPU é incompatível com o macOS ou quando as duas gráficas estão conectadas mas o display inicial é a iGPU.

 

Por fim, clique em Generate Patch para ver a mágica acontecer:

GMvrMZr.png

Agora, siga por Hackintool » File » Export » Bootloader Config.plist. Por enquanto, cancele a opção de montar a EFI, selecione onde salvar o arquivo e confirme que você deseja criar um novo config.plist.

 

Abra o arquivo recém-criado, copie para seu config.plist o patch de Devices/Properties e salve tudo.

 

Reinicie o sistema para injetar as mudanças e ver se tudo correu bem…

 

— MINHA EXPERIÊNCIA —

 

No app não há um patch específico para a placa-mãe H310M S2P. Então, com o existente, só consegui habilitar a conexão HDMI. Mas como a VGA funcionou nativamente então só precisei ajustar mesmo a conexão DVI.

 

Como fiz isso?

 

Depois de aplicar o patch, reiniciei o macOS conectado na porta VGA – em destaque no Hackintool como Index 1:

 

ELJQB2w.png

 

Daí, no campo Type mudei o valor de DP (DisplayPort) para VGA.

 

C9XEqYn.png

 

Depois, tirei o cabo VGA e conectei o HDMI para testar… e deu certo! Agora a conexão destacada no app é a Index 3:

 

5XTxuVh.png

 

Aqui já estava tudo certo, então não precisei corrigir nada.

 

Sobrou então a conexão Index 2 que só poder a DVI, uma vez que Index -1 não é uma conexão válida. Tirei o cabo HDMI e pluguei o DVI… nenhum sinal de vídeo!!! Voltei para o HDMI, mudei o valor no campo Type para DigitalDVI, salvei as modificações, reiniciei com o cabo DVI e… nada ainda! :| Voltei o cabo HDMI, mudei agora o valor do campo Bus ID de 0x06 para 0x01, salvei tudo, reiniciei novamente usando o cabo DVI e… nada!!! :( Voltei mais uma vez o cabo HDMI, mudei o Bus ID para 0x02, salvei tudo, reiniciei com o cabo DVI e… finalmente funcionou!!! :D

 

IlfXrUP.png

 

Agora tenho as três conexões de vídeo (VGA/DVI/HDMI) da placa-mãe H310M S2P totalmente funcionais:

 

 

		<key>Properties</key>
	<dict>
		<key>PciRoot(0x0)/Pci(0x2,0x0)</key>
		<dict>
			<key>AAPL,ig-platform-id</key>
			<data>
			BwCbPg==
			</data>
			<key>AAPL,slot-name</key>
			<string>Internal@0,2,0</string>
			<key>device-id</key>
			<data>
			mz4AAA==
			</data>
			<key>device_type</key>
			<string>Display controller</string>
			<key>framebuffer-con0-busid</key>
			<data>
			BQAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-con0-enable</key>
			<data>
			AQAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-con0-type</key>
			<data>
			EAAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-con1-busid</key>
			<data>
			AgAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-con1-enable</key>
			<data>
			AQAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-con1-type</key>
			<data>
			BAAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-con2-busid</key>
			<data>
			BAAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-con2-enable</key>
			<data>
			AQAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-con2-type</key>
			<data>
			AAgAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-fbmem</key>
			<data>
			AAAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-patch-enable</key>
			<data>
			AQAAAA==
			</data>
			<key>framebuffer-stolenmem</key>
			<data>
			AACQAw==
			</data>
			<key>framebuffer-unifiedmem</key>
			<data>
			AAAAYA==
			</data>
			<key>hda-gfx</key>
			<string>onboard-1</string>
			<key>model</key>
			<string>Intel UHD Graphics 630</string>
		</dict>
	</dict>
 

Dual GPU

 

Existem duas possibilidades para combinar iGPU + eGPU: O framebuffer 0x3E9B0007 configura/habilita a Intel UHD Graphics 630 como controlador de monitor (display) nos desktops. É recomendado, geralmente, quando se utiliza apenas a iGPU, mas nada impede de combiná-la com uma eGPU.

 

A outra opção é utilizar a iGPU apenas para tarefas de computação (p.ex.: aceleração FCPX) onde, nesse caso, recomenda-se o framebuffer 0x3E910003. Mas sinceramente, não vejo vantagem porque só o que funciona é o suporte HEVC e mais nada.

 

Lembrando de ajustar, se necessário, a opção Initial Display Output no BIOS.

 

Dual Monitor

 

Eu só consigo utilizar dois monitores se conectá-los na eGPU, no meu caso RX 560 – na iGPU até funciona, mas só se eu conectar um dos monitores depois de inicializar o macOS. E se eu dividir as conexões – ligar um monitor na eGPU e outro na iGPU – e definir a eGPU como display inicial tenho alguns problemas com navegadores de terceiros (Firefox, Chrome, Opera, etc) e com a proteção de tela "Agitado" — independente do SMBios. Mas se eu definir a iGPU como display inicial, aí tudo flui perfeitamente, uma maravilha!

 

Para mim, a melhor opção é utilizar a RX 560 (enquanto ela funcionar) porque, eventualmente, gosto de jogar um pouco e não faz sentido utilizar a iGPU para isso.

 

— FINALIZAÇÃO —

 

Eventualmente ainda testo algumas coisas e pretendo continuar fazendo isso, mas não consegui nada mais significativo. Atualmente o sistema está bem estável e estou satisfeito com o desempenho, mas não sei se é tudo que consigo.

 

Informações complementares:

  • Like 2
  • Thanks 1

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Woooow!!!


Parabéns cara, Hackintosh 100% e ótimo dados para aqueles que tenhas o hardware semelhante.


:guitar

OS: macOS Big Sur 11.1 (20C69) - Dell Inspiron 5468 - Processador: i5 7200U 2.5ghz - Mem: 8 GB DDR4 - SSD: 240 GB - Big Sur - SSD: 120 GB - Windows 10 - Rede: Realtek RTL8102E - Vídeo: Intel HD 620 Full+HDMI audio- WiFi: Dell DW1020a (Broadcom)

OpenCore Vanilla Guide - https://tinyurl.com/ycvcnp8h  

Clover Vanilla Guide - https://tinyurl.com/ydhgntcz

EFI folders for all Chipsets - https://tinyurl.com/ybr968w3 

Olarila Vanilla Images - https://tinyurl.com/y3vz4z6x

 

Link to comment
Share on other sites

[ref]Toddynho[/ref], valeu!!! E obrigado pelo incentivo quando eu já estava a desistir da iGPU por conta da conexão VGA.


Claro que não está 100% como o seu, mas quem sabe daqui uns anos eu consigo isso. :D

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
6 hours ago, leourzua said:

Eu tenho uma placa mãe idêntica a sua e nã consegui fazer o audio funcionar. Qual foi o numero da id que vc usou? Se puder compartilhar sua EFI agradeço.

https://www.olarila.com/topic/6074-guide-easy-audio-solution-with-applealc/

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

Prezado, td bem?

 

Estou montando um hackintosh para meu pai e por coincidência comprei a mesma placa mãe e o mesmo processador i38100. Estou com dificuldades de fazer ele reiniciar. Toda vez ele começa a reiniciar ele fica travado no logo da maçã onde o Hd para de ler e eu preciso desligar e ligar novamente. 
 

Seu tutorial da UHD 630 foi fundamental para eu colocar o vídeo para rodar. Agora eu estou com esse problema do reset e acredito q os demais itens estão ok. Uma dúvida, qual a SMBios que vc esta usando? Do Mac Mini? Eu não tenho outra gpu. Somente a IGPU mesmo.  
 

se vc puder me ajudar compartilhando sua pasta Efi para que eu estude as melhorias, serei muito grato.

 

abracos,

 

Leonardo

Send me Fariels-iMac-2.rar

Edited by leourzua
Link to comment
Share on other sites

Fala pessoal! 

 

Antes de mais nada, queria dar os parabéns ao Maf3r0 pelo post. Achei fácil de entender e seguir.

 

Queria colocar um pouco mais de pimenta aqui na conversa. Minha config é o mesmo i3 8100, uma memória hyperX 8gb 2400Mhz na Gigabyte h310m h2.

 

Eu consigo utilizar os gráficos mas não em sua total potência. Eu tenho um MacBook Air 13" de 2017 (config mais básica) com um i5 da quinta geração com uma hd graphics 6000. Eu esperava uma performance melhor no i3 8100 desse meu Hackintosh, mas pra minha supresa os resultados no Novabench foram inferiores do que o meu MacBook Air.

 

Nesse meu Hackintosh com i3 8100 consegui apenas 11 fps no teste gráfico do Novabench contra 15 do meu MacBook. O sistema reconhece a UHD 630, mas pelo resultado, ele não está entregando todo seu potencial.

 

Sabem me dizer o que poderia ser? Eu segui o tutorial todo deste post, mas o resultado não sobe. A minha parte gráfica está mancando (em anexo o print do resultado).

 

Obrigado pessoal.

 

 

Captura de Tela 2020-06-06 às 00.31.12.zip

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
On 5/6/2020 at 12:21 PM, leourzua said:

Estou montando um hackintosh para meu pai e por coincidência comprei a mesma placa mãe e o mesmo processador i38100. Estou com dificuldades de fazer ele reiniciar. Toda vez ele começa a reiniciar ele fica travado no logo da maçã onde o Hd para de ler e eu preciso desligar e ligar novamente.

segue a efi completa e com o patch de vídeo do @Maf3r0

EFI H310M S2P.zip

  • Thanks 1

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

On 5/5/2020 at 6:14 AM, leourzua said:

Qual foi o numero da id que vc usou? Se puder compartilhar sua EFI agradeço.

Atualmente estou usando o layout 3, mas todos os outros funcionam se utilizar as kexts AlppleALC+lilu.

Quanto a EFI, atualmente uso OpenCore.

 

On 5/6/2020 at 12:21 PM, leourzua said:

Toda vez ele começa a reiniciar ele fica travado no logo da maçã onde o Hd para de ler e eu preciso desligar e ligar novamente. 

Provavelmente é um problema relacionado à NVRam, que não é nativo nessa placa.

Certamente o @MaLd0n já colocou os arquivos para corrigir esse problema na EFI compartilhada.

 

On 6/6/2020 at 12:33 AM, LucGroove said:

Nesse meu Hackintosh com i3 8100 consegui apenas 11 fps no teste gráfico do Novabench contra 15 do meu MacBook. O sistema reconhece a UHD 630, mas pelo resultado, ele não está entregando todo seu potencial.

Eu não tenho certeza se dá para aumentar o desempenho da UHD 630 uma vez que ela é ativada.

Sempre comparei o desempenho usando os valores de desempenho do Geekbench:

https://browser.geekbench.com/v5/compute/search?utf8=✓&q=i3+8100+UHD+Graphics+630+macos

E o resultado foi como esperado: entre 4500 e 4700 no Geekbench 5.

Edited by Maf3r0

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Eu estou tendo um problema com aceleração gráfica, com muita dificuldade consegui montar o meu Hackintosh usando essas configurações (Gigabyte B360M DS3H + i3 8ª + GTX Force 1050 / Mojave)  achei uns vídeos ensinando com instalar o webdriver da nvida, e deu certo, mas nao tenho tanta experiência com Hackintosh , e nao estava conseguindo achar kets, ou alguém que tinha conseguido fazer funcionar com a mesma configuração, mas percebi que mudou pouca coisa no meu Mac mesmo tendo reconhedido a minha placa de video, e estou tendo esse erro aqui agora. 

 

  

print.png.zip

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
9 hours ago, gabsbr said:

Eu estou tendo um problema com aceleração gráfica

a sua placa de vídeo não funciona no mojave, somente até o high sierra

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

Olá, muito bom tutorial, conseguir ativar minha UHD630, porem, estou com um problema na inicialização usando saída HDMI, toda vez que inicio, tenho que reconectar o cabo para obter imagem no mento que termina o carregamento, e assim, seguir com minha senha de login.

Alguma solução para isso?

Link to comment
Share on other sites

Can i run this hackintosh in my pc? (closer specification with you)

Motherboard: 

Processor: Intel Core i3-8100 CPU @ 3.60GHz - Coffee lake

Graphics: 

Intel UHD Graphics 630

Monitor:

Monitor Width    1920
Monitor Height    1080
Monitor Frequency    60 Hz

Nvme ssd: 256 GB

Audio: Realtek-ALC887

Network: Intel Ethernet Connection (7) I219-V

 

Also, Please can you share the Efi folder?

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
2 hours ago, SA tusher said:

Can i run this hackintosh in my pc? (closer specification with you)

yes

https://www.olarila.com/topic/15040-opencore-vanilla-guide-2021-folder-for-chipsets-monterey-ready-desktop-and-notebook/

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - Ko-Fi HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 - BNB 0x10D1d656eCa00bD521f9b4A43B83098B8142e115 - USDT BSC BEP20 0xb57cfdfa371fad1981910f0e8332409ab99f74d9 - USDT TRC20 TUR6Z9AVS4AYzqPnULoHrfFvppRbhXmNbZ - KASPA kaspa:qpxzufgfj8p6r0krg58yzvs0009h2mwqgvcawa0xc2pth7sgzpv56j4f6dtvk - PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Sign up for a Bybit account and claim exclusive rewards HERE

New ways to earn money with Linkvertise HERE

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...