Jump to content

Olarila HackBook Lenovo IdeaPad S145 8th Gen / Mojave / Catalina / Big Sur Full DSDT Patches / Clover and OpenCore

Recommended Posts

• Administrators
39 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

Vc sentiu alguma mudança significativa na troca para a 10th geração? Como ficou a placa de vídeo integrada? 

sim, o desempenho é bem legal, video e processador

• Replies 1.3k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Popular Posts

a verdade é uma. essas telas do s145 são ruins demais. estou com um da 10th Gen, é a mesma coisa. horrível.

-Donations with PayPal https://tinyurl.com/r2bvzm7 -Donations with Bitcoin 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3 -Donations with PicPay  @danielnmaldonado -Donation with Mercado Livre  htt

-- Update - New folder for Big Sur Beta 5+ -- -Fix Trackpad "RiP" after wake -New minimal USB Injector -Last BIOS/UEFI version -New DSDT full patched from last BIOS/UEFI version

Pessoal, pensando em fazer uma clean install do BigSur. Tive que voltar para o Windows momentaneamente pq um software que eu uso aqui pra trabalhar estava com problemas de compatibilidade com o Catalina. O problema foi resolvido na nova versrão queé compatível também com o BigSur. 

Alguma novidade na instalação? Algum problema conhecido? Partindo do Windows, só seguir o mesmo procedimento de instalação do Catalina certo?

Lembro que durante os Betas tentei instalar e seu ruim demais. 

Algum concelho?

Outra coisa, qual o OpenCore mais recente pro BigSur? O do link da primeira página mesmo?

Abraços.

EDIT: Baixei a imagem do BigSur Olarila (versão raw em torrent). Gravei no pendrive, foi bem sucedido. Bootei pelo pendrive, selecionei instalador do BigSur e nada. O processo de boot começar mas para aparentemente sem mensagem de erro. Não lembro exatamente a última linha que aparece, mas era algo com o acpi. I interface gráfica do instalador nem aparece. Alguma dica?

EDIT 2: Acho que consegui. Voltei pro Windows e substitui a pasta EFI do USB Vanilla pela pasta Opencore que eu usava no Catalina antes de voltar pro Windows. O instalador subiu e está, neste momento, instalando o BigSur no disco. Vamos ver se vai. 

EDIT 3: Sistema subiu. Agora é aquela luta pra reconfigurar tudo, reinstalar os undervoltage e coisas do tipo. Mas tudo funcionando como deveria.

Edited by Thiago Henrique Santos
  • Like 1
22 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

Pessoal, pensando em fazer uma clean install do BigSur. Tive que voltar para o Windows momentaneamente pq um software que eu uso aqui pra trabalhar estava com problemas de compatibilidade com o Catalina. O problema foi resolvido na nova versrão queé compatível também com o BigSur. 

Alguma novidade na instalação? Algum problema conhecido? Partindo do Windows, só seguir o mesmo procedimento de instalação do Catalina certo?

Lembro que durante os Betas tentei instalar e seu ruim demais. 

Algum concelho?

Outra coisa, qual o OpenCore mais recente pro BigSur? O do link da primeira página mesmo?

Abraços.

EDIT: Baixei a imagem do BigSur Olarila (versão raw em torrent). Gravei no pendrive, foi bem sucedido. Bootei pelo pendrive, selecionei instalador do BigSur e nada. O processo de boot começar mas para aparentemente sem mensagem de erro. Não lembro exatamente a última linha que aparece, mas era algo com o acpi. I interface gráfica do instalador nem aparece. Alguma dica?

EDIT 2: Acho que consegui. Voltei pro Windows e substitui a pasta EFI do USB Vanilla pela pasta Opencore que eu usava no Catalina antes de voltar pro Windows. O instalador subiu e está, neste momento, instalando o BigSur no disco. Vamos ver se vai. 

EDIT 3: Sistema subiu. Agora é aquela luta pra reconfigurar tudo, reinstalar os undervoltage e coisas do tipo. Mas tudo funcionando como deveria.

Boa! Eu voltei pra casa por uns dias e to pensando aqui em instalar em um HD externo pra ver... se tudo der certo clono ele pro SSD hehe... mas eu vou ficar no Clover mesmo... sei lá... o dia q eu testei o OpenCore eu achei ele muito estranho... e no tempo de boot ele levou mais tempo q o Clover pra bootar... entao até vou baixar aqui e ver no q dá

O SSDT vc ta usando o padrao que usava no Catalina mesmo? Muda nada? Lembro que li em algum lugar alguem falando que era tudo igual

AH! E por favor... me confirma se o VoltageShift funciona certinho no Big Sur mesmo... li no github deles que parece que só ta funcionando a parte do controle do TDP e nao do undervolt

20 hours ago, LeBaldi said:

Boa! Eu voltei pra casa por uns dias e to pensando aqui em instalar em um HD externo pra ver... se tudo der certo clono ele pro SSD hehe... mas eu vou ficar no Clover mesmo... sei lá... o dia q eu testei o OpenCore eu achei ele muito estranho... e no tempo de boot ele levou mais tempo q o Clover pra bootar... entao até vou baixar aqui e ver no q dá

O SSDT vc ta usando o padrao que usava no Catalina mesmo? Muda nada? Lembro que li em algum lugar alguem falando que era tudo igual

AH! E por favor... me confirma se o VoltageShift funciona certinho no Big Sur mesmo... li no github deles que parece que só ta funcionando a parte do controle do TDP e nao do undervolt

Oi @LeBaldi

Então, deu tudo certo por aqui. Usei a pasta do OpenCore que o @MaLd0n disponibilizou aqui no forum e foi só isso. Por enquanto tive alguns travamentos no sleep, mas apenas de forma ocasional. No geral, tudo funcionando bem como eu já estava acostumado com o Catalina.

VoltageShift funcionou como esperado aqui, pelo menos é o que aparenta. Tive que usar a versão mais recente disponível no GitHub deles, aquela versão que vc compartilhou aqui não abriu por nada. Porém, na versão nova, aparentemente não consigo mudar os tempos do PL1 e PL2, apesar de ter conseguido alterar os Watts.

Vou tentar fazer um undervolt agressivo do cache pra ver se trava aqui. Não fiz isso antes pq já sabia os valores estáveis, amas agora que vc falou, acho que é um teste interessante.

2 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

Oi @LeBaldi

Então, deu tudo certo por aqui. Usei a pasta do OpenCore que o @MaLd0n disponibilizou aqui no forum e foi só isso. Por enquanto tive alguns travamentos no sleep, mas apenas de forma ocasional. No geral, tudo funcionando bem como eu já estava acostumado com o Catalina.

VoltageShift funcionou como esperado aqui, pelo menos é o que aparenta. Tive que usar a versão mais recente disponível no GitHub deles, aquela versão que vc compartilhou aqui não abriu por nada. Porém, na versão nova, aparentemente não consigo mudar os tempos do PL1 e PL2, apesar de ter conseguido alterar os Watts.

Vou tentar fazer um undervolt agressivo do cache pra ver se trava aqui. Não fiz isso antes pq já sabia os valores estáveis, amas agora que vc falou, acho que é um teste interessante.

Opa valeu pelo feedback! É eu lembro q as versoes mais atuais eu nao conseguia tbm alterar os PLs... so na versao antiga... pior q meu maior desempenho é exatamente no PL...

Bom... mas valeu... eu to testando um pendrive aqui... consegui bootar bonitinho tbm pra instalar... mas pelo OC... vou agora tentar montar o pendrive usando o Clover pra ver o q rola... se tudo der certo ou hoje ou amanhã vou fazer uma instalação de teste no HD externo,... e se tudo correr bem já faço no SSD definitivo tbm :crazy:

• Like 1

@Thiago Henrique Santos vc conseguiu pôr as kexts do touch? Eu na real to meio perdido aqui, tentei bootar com o Clover e não consegui nem a pau, simplesmente ele trava. Daí to tentando me acostumar com o OpenCore mas to penando, nenhuma kext que coloquei na pasta eu consegui subir, abri o Open Core Configurator, mandei escanear a pasta lá das kexts, ele reconhece, dou OK mas nada carrega dos novos 😪

o que to fazendo de errado?

43 minutes ago, LeBaldi said:

@Thiago Henrique Santos vc conseguiu pôr as kexts do touch? Eu na real to meio perdido aqui, tentei bootar com o Clover e não consegui nem a pau, simplesmente ele trava. Daí to tentando me acostumar com o OpenCore mas to penando, nenhuma kext que coloquei na pasta eu consegui subir, abri o Open Core Configurator, mandei escanear a pasta lá das kexts, ele reconhece, dou OK mas nada carrega dos novos 😪

o que to fazendo de errado?

Cara, não sei. A única kext que eu coloquei de diferente foram as do CPUFriend, usando o OpenCore Configurator, na aba Kernel, e elas carregaram corretamente. 
Meu touch pad é synaptic, funcionou normal. 

• Sad 1
1 hour ago, Thorin said:

Travado nessa parte do boot do bigsur via opencore.

Já via Clover o boot foi normal. Alguma ideia?

spacer.png

substitui a pasta EFI inteira do pendrive pela EFI que esta na primeira página... não use o seu DSDT... use o q já vem na propria pasta q ele boota ok

Eu aqui não consigo entender pq as kexts que eu adiciono na pasta e escaneio pelo Open Core COnfigurator, simplesmente não carregam! Eu cheguei a por o voodooi2c antigo que funciona perfeito... ele em si carregou... mas o kexts ELAN de fato nao vai nem a pau! 😭

1 minute ago, LeBaldi said:

substitui a pasta EFI inteira do pendrive pela EFI que esta na primeira página... não use o seu DSDT... use o q já vem na propria pasta q ele boota ok

Eu aqui não consigo entender pq as kexts que eu adiciono na pasta e escaneio pelo Open Core COnfigurator, simplesmente não carregam! Eu cheguei a por o voodooi2c antigo que funciona perfeito... ele em si carregou... mas o kexts ELAN de fato nao vai nem a pau! 😭

Eu fiz exatamente isso usei a pasta que ta na primeira pagina e o boot não vai via opencore, somente via clover. 

Eu dei um "kextstat"no terminal... e no Big Sur com o Opencore nao aparece de fato a kext voodooi2celan.kext... já no Catalina ele aparece... ou seja... nao ta sendo carregado MESMO as kexts

@MaLd0n estou fazendo algo errado?

Resumindo:

Adicionei a kext na pasta em Kext>Other

Abri o OpenCore Configurator, abri o config.plist, entrei em Kernel, cliquei em Scan, indiquei a pasta de kext e salvei. 

Tem algo a mais pra indicar pro OC que eu preciso carregar aquela kext?

17 hours ago, LeBaldi said:

Eu dei um "kextstat"no terminal... e no Big Sur com o Opencore nao aparece de fato a kext voodooi2celan.kext... já no Catalina ele aparece... ou seja... nao ta sendo carregado MESMO as kexts

@MaLd0n estou fazendo algo errado?

Resumindo:

Adicionei a kext na pasta em Kext>Other

Abri o OpenCore Configurator, abri o config.plist, entrei em Kernel, cliquei em Scan, indiquei a pasta de kext e salvei. 

Tem algo a mais pra indicar pro OC que eu preciso carregar aquela kext?

CONSEGUI! Rapaz... mas é muita coisinha frescurinha ainda esse OpenCore ein hahahaha

Sabe pq não carregava? Simplesmente pq no OpenCore tem q por a ordem CORRETA de carregamento das kexts :wallbash

Ou seja, tenho que por primeiro os plugins, depois a kexts em si e DEPOIS as kexts de plugins de fato! :frantics

Mas enfim, agora que descobri isso to praticamente finalizando já o boot, feito isso é só copiar o EFI pro HD e clonar ele pro NVME :laugh:

EDIT.: AH! @Thiago Henrique Santos eu não sei bem o que aconteceu, mas quando eu tava montando no HD externo eu coloquei ele pra puxar toda a instalação do meu NVME que está com o Catalina né, ele copiou tudo INLCUSIVE o VoltageShift velho... quando iniciou a primeira vez disse que tinha atualizado e ia funcionar depois de reiniciar, e eu testei agora e ele ta funcionando perfeito! Ele até deixou o preset q eu já usava de undervolt e até a config dos PLs... entao eu nao sei bem o que ele fez mas o antigo ta funcionando hahahaha

Edited by LeBaldi
10 hours ago, LeBaldi said:

CONSEGUI! Rapaz... mas é muita coisinha frescurinha ainda esse OpenCore ein hahahaha

Sabe pq não carregava? Simplesmente pq no OpenCore tem q por a ordem CORRETA de carregamento das kexts :wallbash

Ou seja, tenho que por primeiro os plugins, depois a kexts em si e DEPOIS as kexts de plugins de fato! :frantics

Mas enfim, agora que descobri isso to praticamente finalizando já o boot, feito isso é só copiar o EFI pro HD e clonar ele pro NVME :laugh:

EDIT.: AH! @Thiago Henrique Santos eu não sei bem o que aconteceu, mas quando eu tava montando no HD externo eu coloquei ele pra puxar toda a instalação do meu NVME que está com o Catalina né, ele copiou tudo INLCUSIVE o VoltageShift velho... quando iniciou a primeira vez disse que tinha atualizado e ia funcionar depois de reiniciar, e eu testei agora e ele ta funcionando perfeito! Ele até deixou o preset q eu já usava de undervolt e até a config dos PLs... entao eu nao sei bem o que ele fez mas o antigo ta funcionando hahahaha

Cara, que bizarro que aqui não funcionou então. 
Bom, não tô sentindo muita falta de mudar os tempos do PL por enquanto, tá tudo bem por aqui. 
Mas bom saber. Se precisar no futuro, tento de novo. 

Bom... mais de 24h usando o Big Sur e te falar que parece que o sistema ta MUITO melhor q o Catalina! Não usei para trabalho ainda mas no geral ele aparenta estar mais rapido pra tudo... tem tbm as cores que não sei bem falar mas parece que ficaram um pouco mais vivas... mas pode ser só placebo meu hehehe

Agora o que eu fiquei realmente espantado é com o desempenho usando o VoltageShift... no Catalina o máximo que já cheguei no Multi no Geekbench 5 foi lamber 3400 pts...

Dai por teste eu fiz primeiro no bigsur sem absolutamente nada... sem VoltageShift e sem o meu acerto no CPUFriend... e o multi foi decepcionante ao extremo... teve máximos 2800pts... dava pra ver no grafico do Intel Gadget q o clock não queria subir nem a pau... e agora com meu acerto que já usava no Catalina... clock subindo a vontade quando o sistema pede... me veio esse espantoso teste... felicidade é pouco! hahahaha

Por fim aqui meu clock em uso está em 3Ghz com 28w hehe... temp fica na casa dos 83C... daria para eu melhorar o Single subindo o clock minimo... mas deixei 1.2ghz que fica bem bom... nao fica subindo o clock sem necessidade e na bateria geralmente fica bom... se subir pra uns 1.5ghz deve melhorar mas dai usa mais voltagem e dai a bateria tende a consumir um pouco a mais

eGpBEyC.png

Edited by LeBaldi
5 minutes ago, LeBaldi said:

Qual é o seu note? Com qual CPU?

Tenta a minha EFI... vai que funcione

EFI.zip 2.82 MB · 3 downloads

Obrigado pela pasta, amigo. Infelizmente não deu certo, ele carrega até certo ponto e reinicia 😕

O meu é o S145 com i7-8565U.

O curioso é que, usando a pasta do tópico, cada hora ele trava com uma mensagem diferente. 

• Confused 2
4 hours ago, alexcamargo22 said:

Obrigado pela pasta, amigo. Infelizmente não deu certo, ele carrega até certo ponto e reinicia 😕

O curioso é que, usando a pasta do tópico, cada hora ele trava com uma mensagem diferente. 

It also happens to me when I use Clover, I switched to OC and stop happening.

• Thanks 1
15 hours ago, alexcamargo22 said:

O seu é igual ao meu. Usei a pasta Opencore da primeira página e deu certo, só tive que substituir a pasta EFI original do pendrive por ela. 

Vc se certificou de extrair a imagem do BigSur e depois de baixar (aqui ela já baixou em raw então não precisei extrair, o Etcher já gravou com sucesso a partir daí)? 

Eu tive travamentos desse tipo quando gravei no pendrive sem extrair antes. 

Edited by Thiago Henrique Santos
4 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

O seu é igual ao meu. Usei a pasta Opencore da primeira página e deu certo, só tive que substituir a pasta EFI original do pendrive por ela. 

Vc se certificou de extrair a imagem do BigSur e depois de baixar (aqui ela já baixou em raw então não precisei extrair, o Etcher já gravou com sucesso a partir daí)? 

Eu tive travamentos desse tipo quando gravei no pendrive sem extrair antes. 

Então Thiago, não consigo entender. Até gravei novamente a imagem no pendrive para ver se resolvia, mas ocorre os mesmos problemas. A imagem que eu tenho é em raw, igual a sua, baixado aqui do olarila mesmo, não precisei extrair. Nem no catalina eu conseguia usar o opencore (sempre deu problema aqui) eu usava o clover. Nem a versão do clover está bootando aqui, ele trava após a primeira parte da instalação 😭

On 11/21/2020 at 12:39 PM, LeBaldi said:

Cara, tentei de novo a versão antiga que você tinha postado. Tive que usar um outro comando de permissão do VoltageShift.kext (sudo chown -R root:wheel + o caminho da kext) e depois autorizar nos ajustes do sistema, em privacidade e segurança. Daí tive que reiniciar. E aí foi.

Já alterei o tempo do PL1 e agora tó ó, maravilhoso!

2 hours ago, alexcamargo22 said:

Então Thiago, não consigo entender. Até gravei novamente a imagem no pendrive para ver se resolvia, mas ocorre os mesmos problemas. A imagem que eu tenho é em raw, igual a sua, baixado aqui do olarila mesmo, não precisei extrair. Nem no catalina eu conseguia usar o opencore (sempre deu problema aqui) eu usava o clover. Nem a versão do clover está bootando aqui, ele trava após a primeira parte da instalação 😭

Rapaz, que bizarro. Eu tive travamento no passado por não etxaitr a imagem, e agora por não substitutir a EFI. Mas depois de feito tudo foi.

Realmente não sei como te ajudar. Talvez o @MaLd0n tenha alguma pista?

• Haha 1

Eu aqui só tem acontecido algumas coisas estranhas... as vezes o boot não vai.... as vezes ele carrega o sistema mas não sobe alguma kext (já fiquei sem o teclado... já fiquei sem bluetooth... e as vezes tbm ele não carrega a placa de wifi)... mas basta reiniciar de novo que vai... bem provavel algum bug no OpenCore 

Mas vamo q vamo hehehe

EDIT.: Alias fui testar aqui e o Sleep não ta funcionando... as vezes acontecia isso no Catalina.. se eu deixasse algo em primeiro plano q estivesse usando aceleração grafica ele desligava a tela mas o note não desligava... os leds ficavam acesos e o note morto... tinha q desligar a força no botão e religar... e agora o mesmo acontece mas em qualquer momento se eu fecho a tampa ou se já clico para ele suspender... alguma ideia? Alguem ai no Big Sur pelo OC com isso? Pior q eu uso bastante o Sleep pois toda hora fecho e abro o note... e ficar desligando e bootando leva bem mais tempo hehehe

Edited by LeBaldi