Jump to content
  • Sky
  • Blueberry
  • Slate
  • Blackcurrant
  • Watermelon
  • Strawberry
  • Orange
  • Banana
  • Apple
  • Emerald
  • Chocolate
  • Charcoal
MaLd0n

Olarila HackBook Lenovo IdeaPad S145 8th Gen / Mojave / Catalina / Big Sur Full DSDT Patches / Clover and OpenCore

Recommended Posts

10 minutes ago, Kadmiel said:

bom dia parceiro, eu uso esse comando completo porem nem a pau ele troca os PL (os 23w e nem os tempo ele altera). Uso aquele voltageshift que você mandou anteriormente. 

estranho cara... era pra ir... pode ver q com os caras ai ta indo de boa

9 minutes ago, LeBaldi said:

cara estranho ... era pra ir ... pode ver q com os caras ai ta indo de boa

sim, no meu ele troca o cpu gpu e cache porem dali pra frente não. E só copiei e colei o seu comando por exemplo, então é erro em outro lugar e não sei

4 hours ago, LeBaldi said:

caramba barato! Meu √ļnico medo √© chegar toda quebrada aqui hahaha... vc pode passar o link dela?

Sobre a 1560 eu peguei de um anuncio que dizia ser proprio pra hackintosh hahaha... mas vamos ver... semana que vem volto pra casa e vou j√° mexer em tudo isso

é a mesma coisa... é o PL2 e o tempo... no meu caso o comando todo fica assim:

sudo ./voltageshift buildlaunchd -200 -60 -90 0 0 0 23 10 51 0.001 20

o 20 no final √© pra ele aplicar a cada 20min... sobre o delay eu coloquei 10 segundos pelo seguinte... com os 28 padr√£o ele ficaria 28s no PL1... ou seja... 3.7ghz... POR√ČM no meu caso estava muito tempo alto... ficava muito tempo em 93C e dai ele come√ßava a derrubar o clock pra controlar a temperatura sacou? Ent√£o eu fui baixando at√© ver qual o delay maximo com maximo de clock ele mantinha sem j√° derrubar por conta do excesso de temperatura.. e tem mais... assim q ele derruba o clock... a temp baixa... e ele libera novamente... entra novamente a conta do delay... e √© ai q vc perde performance pois n√£o da tempo de ir pro PL2... ele j√° derruba o clock novamente pra conter a temp... e fica assim eternamente e acaba com o desempenho

Só uma pergunta.. o seu ai é o i7?

Respondi sua pergunta no Inbox para evitar problemas no fórum. Quanto à troca de tela há muitos vídeos no Youtube explicando como se faz.

• Thanks 1

caramba barato! Meu √ļnico medo √© chegar toda quebrada aqui hahaha... vc pode passar o link dela?

Sobre a 1560 eu peguei de um anuncio que dizia ser proprio pra hackintosh hahaha... mas vamos ver... semana que vem volto pra casa e vou j√° mexer em tudo isso

é a mesma coisa... é o PL2 e o tempo... no meu caso o comando todo fica assim:

sudo ./voltageshift buildlaunchd -200 -60 -90 0 0 0 23 10 51 0.001 20

o 20 no final √© pra ele aplicar a cada 20min... sobre o delay eu coloquei 10 segundos pelo seguinte... com os 28 padr√£o ele ficaria 28s no PL1... ou seja... 3.7ghz... POR√ČM no meu caso estava muito tempo alto... ficava muito tempo em 93C e dai ele come√ßava a derrubar o clock pra controlar a temperatura sacou? Ent√£o eu fui baixando at√© ver qual o delay maximo com maximo de clock ele mantinha sem j√° derrubar por conta do excesso de temperatura.. e tem mais... assim q ele derruba o clock... a temp baixa... e ele libera novamente... entra novamente a conta do delay... e √© ai q vc perde performance pois n√£o da tempo de ir pro PL2... ele j√° derruba o clock novamente pra conter a temp... e fica assim eternamente e acaba com o desempenho

Só uma pergunta.. o seu ai é o i7?

Entendi a coisa do tempo do PL2. Obrigado.

O meu é um i7. Mas agora entendendo melhor essa questão do tempo talvez eu consiga tirar um pouco mais de performance.

Hoje bati meu record. Tirei esse print aqui https://photos.app.goo.gl/nEHZGma11UkpGtBR8

2 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

Entendi a coisa do tempo do PL2. Obrigado.

O meu é um i7. Mas agora entendendo melhor essa questão do tempo talvez eu consiga tirar um pouco mais de performance.

Hoje bati meu record. Tirei esse print aqui https://photos.app.goo.gl/nEHZGma11UkpGtBR8

Ah por isso o clock mais alto e menos temperatura hehehe... o i7 na real é mais refinado q o i5... o meu aki ele não faz throttle de temperatura se eu mantiver até 83C... se deixar ir pra 85C ele em algum ponto começa a fazer... então tenta ir subindo o PL2 ai que deve melhorar mais ainda! 

Eu tava lendo sobre o 8265U e fala q o padrão dele é 15W... porém ele tem variante de 20W e 25W dependendo da fabricante do note... ou seja... teoricamente eu devo conseguir bem 25W... já o i7 se bobear vai bem a 30W... eu vi um pessoal com um note da Xiaomi usando 30~35W nele e rendendo super bem!

Ah por isso o clock mais alto e menos temperatura hehehe... o i7 na real é mais refinado q o i5... o meu aki ele não faz throttle de temperatura se eu mantiver até 83C... se deixar ir pra 85C ele em algum ponto começa a fazer... então tenta ir subindo o PL2 ai que deve melhorar mais ainda! 

Eu tava lendo sobre o 8265U e fala q o padrão dele é 15W... porém ele tem variante de 20W e 25W dependendo da fabricante do note... ou seja... teoricamente eu devo conseguir bem 25W... já o i7 se bobear vai bem a 30W... eu vi um pessoal com um note da Xiaomi usando 30~35W nele e rendendo super bem!

Nos meus teste at√© agora n√£o consigo passar dos 26W. Qualquer coisa al√©m disso ocorre throttle. Tentei reduzir ainda mais a voltagem, n√£o ocorrem travamentos mas come√ßa a rolar v√°rios erros de sistema. O m√°ximo que consegui at√© agora √© -250 -90 -110. T√ī com medo de usar o ‚ÄĒdamage e reduzir pra al√©m de -250.¬†

Acho que na configuração atual, o resultado já está bem satisfatório  

18 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

Nos meus teste at√© agora n√£o consigo passar dos 26W. Qualquer coisa al√©m disso ocorre throttle. Tentei reduzir ainda mais a voltagem, n√£o ocorrem travamentos mas come√ßa a rolar v√°rios erros de sistema. O m√°ximo que consegui at√© agora √© -250 -90 -110. T√ī com medo de usar o ‚ÄĒdamage e reduzir pra al√©m de -250.¬†

Acho que na configuração atual, o resultado já está bem satisfatório  

Que tipo de erro e em.quantos C da o throttle? Tente não reduzir muito o GPU, no final ela não esquenta tanta coisa aqui. Eu janusei o damage e não tem problema desde que vc não monte o build pra inicialização automática... Outra coisa é que desde o começo é meio estranho o equilíbrio de valores entre o CPU e o Cache... Eu até tentei tirar mais aqui mas com mais CPU retirando ele da kernel panic... Ja no cache mesmo ele reinicia em alguma parte do geekbench5

Agora pode ser que seu caso aí já não seja mais temperatura do CPU mas sim algum componente que esquenta mais e faz baixar o consumo, aí não tem muito o que fazer I felizmente

Posted (edited)
13 hours ago, LeBaldi said:

Que tipo de erro e em.quantos C da o throttle? Tente não reduzir muito o GPU, no final ela não esquenta tanta coisa aqui. Eu janusei o damage e não tem problema desde que vc não monte o build pra inicialização automática... Outra coisa é que desde o começo é meio estranho o equilíbrio de valores entre o CPU e o Cache... Eu até tentei tirar mais aqui mas com mais CPU retirando ele da kernel panic... Ja no cache mesmo ele reinicia em alguma parte do geekbench5

Agora pode ser que seu caso aí já não seja mais temperatura do CPU mas sim algum componente que esquenta mais e faz baixar o consumo, aí não tem muito o que fazer I felizmente

Então, notei mais problemas com retirar do cache. O Cinebench chegou a travar e fechar algumas vezes. Outra vez recebi mensagens de erro na central de notificação junto com o travamento de outros programas. Quando tirei demais da GPU o sistema não conseguia renderizar a si próprio, tipo, janelas e barras viraram um bloco branco. Foi bizarro. 

Bem, apesar de estar satisfeito com o resultado, continuo testando valores diferentes. 

EDIT: Depois da novos testes cheguei a conclus√£o que o valor mais est√°vel pra mim √© o de CPU -200 GPU -90 CPU cach√™ -100 e o PL2 em 26. Diminuir mais o cach√™ deixa o sistema incrivelmente inst√°vel. Com travamentos e programas fechando. Diminuir mais a CPU n√£o se traduz em ganho de desempenho e a partir dos -320 houveram reinicios repentinos do sistema. Nos valores acima consegui 1670 no teste Cinebench, valores maiores de PL2 podem ser praticados no dia a dia, mas no Cinebench resultam¬†em throttle a partir do meio do teste, mesmo com a temperatura fica em 72C,¬†o que reduz o n√ļmero final.

Com o offset comentado acima, o Cinebench fica em frequência 3200 e 72C de temp de forma consistente até o final do teste. Com PL2 maior ele chega a 3400, mas sofre throttle pela metade do teste, mesmo com temperatura em 74C. 

Acho que vc teme razão, outro componente deve aquecer e impedir a frequência de se manter acima dos 3200.

Vou manter meus valores nos indicados acima, o ganho de performance j√° √© muito superior do que com os valores padr√Ķes, renderizei¬†¬†alguns¬†v√≠deos no Affter Effects e o ganho de tempo √© real. Tamb√©m joguei Spiritfarer (recomendo muito ali√°s) e senti mais estabilidade nos fps (que sofriam alguma queda em momentos espec√≠ficos do jogo).¬†

Edited by Thiago Henrique Santos
  • Like 1

Então, notei mais problemas com retirar do cache. O Cinebench chegou a travar e fechar algumas vezes. Outra vez recebi mensagens de erro na central de notificação junto com o travamento de outros programas. Quando tirei demais da GPU o sistema não conseguia renderizar a si próprio, tipo, janelas e barras viraram um bloco branco. Foi bizarro. 

Bem, apesar de estar satisfeito com o resultado, continuo testando valores diferentes. 

EDIT: Depois da novos testes cheguei a conclus√£o que o valor mais est√°vel pra mim √© o de CPU -200 GPU -90 CPU cach√™ -100 e o PL2 em 26. Diminuir mais o cach√™ deixa o sistema incrivelmente inst√°vel. Com travamentos e programas fechando. Diminuir mais a CPU n√£o se traduz em ganho de desempenho e a partir dos -320 houveram reinicios repentinos do sistema. Nos valores acima consegui 1670 no teste Cinebench, valores maiores de PL2 podem ser praticados no dia a dia, mas no Cinebench resultam¬†em throttle a partir do meio do teste, mesmo com a temperatura fica em 72C,¬†o que reduz o n√ļmero final.

Com o offset comentado acima, o Cinebench fica em frequência 3200 e 72C de temp de forma consistente até o final do teste. Com PL2 maior ele chega a 3400, mas sofre throttle pela metade do teste, mesmo com temperatura em 74C. 

Acho que vc teme razão, outro componente deve aquecer e impedir a frequência de se manter acima dos 3200.

Vou manter meus valores nos indicados acima, o ganho de performance j√° √© muito superior do que com os valores padr√Ķes, renderizei¬†¬†alguns¬†v√≠deos no Affter Effects e o ganho de tempo √© real. Tamb√©m joguei Spiritfarer (recomendo muito ali√°s) e senti mais estabilidade nos fps (que sofriam alguma queda em momentos espec√≠ficos do jogo).¬†

é isso ai... bem do jeito que eu testei aqui tbm hahaha... eu até testei nos dias mais frios usar 27W e ficou estável.. mas só ficou pq tava frio né hahaha... dai deixei 23W pq eu sei q no calor ele fica ok... então temos q usar de fato o menor valor que sempre vai estar perfeito... essa é a ideia... overclockers chamam de Over Rock Solid hahaha

• Like 1

On 8/28/2020 at 8:01 PM, sphinx777 said:

Ol√°, rapazes.

Tenho exatamente o mesmo laptop do Maldon, um S145 com I5-8265U.

Desde o início usando a pasta do EFI desse tópico, mas nada. Meu Wifi (DW-1560) não funcionava de modo algum, congelando assim que o Wifi conectava.

Gente, tentei de tudo j√° que n√£o conseguia entender, pois (a princ√≠pio) era o mesmo hardware e a placa funcionava muito bem no Desktop. At√© que resolvi colocar recomenda√ß√Ķes feitas ao modelo 1820A, que √© injetar aspm=0

E como sempre, a gente acerta depois de milhares de tentativas sem sucesso.

Funcionou.

Ent√£o no Clover, fui em Devices\Properties\

Devices: PciRoot(0x0)/Pci(0x1D,0x0)/Pci(0x0,0x0) 

Properties Key: pci-aspm-default           Properties-Value:0               Value Type: Number

Outra coisa: encomendei uma tela IPS Glossy pelo A..Xpress NV156FHM-N35 (30 pinos à direita) para upgrade da tela. Foi fácil trocar e ficou sensacional. Esse é um modelo 45% NTFS IPS, mas há modelos 72% NTFS IPS que ficam ainda melhores. 

Abraços e sempre obrigada a todos vocês.

hoje estava vendo uma tela IPS Full HD 144Hz para o meu S145. Encontrei o modelo NV156FHM-N4B (30 pinos à direita) creio que também seja compatível com o S145. 

alguém pediria me confirmar?

Obrigado!

38 minutes ago, PANTERA NEBULOSA said:

hoje estava vendo uma tela IPS Full HD 144Hz para o meu S145. Encontrei o modelo NV156FHM-N4B (30 pinos à direita) creio que também seja compatível com o S145. 

alguém pediria me confirmar?

Obrigado!

A minha é fullHD mas é esse painel TN (é TN que fala né?)

Esses IPS s√£o de qualidade melhor? To interessado. Importei pelo Ali um pente de 16gb de mem√≥ria e t√ī satisfeito. Fico no aguardo aqui de vcs reportando sobre essas¬†telas, a qualidade e a compatibilidade.¬†

Esses IPS s√£o de qualidade melhor? To interessado. Importei pelo Ali um pente de 16gb de mem√≥ria e t√ī satisfeito. Fico no aguardo aqui de vcs reportando sobre essas¬†telas, a qualidade e a compatibilidade.¬†

fiz um pedido no aliexpress da tela IPS Full HD 144Hz  modelo NV156FHM-N4B (30 pinos à direita).

Optei pela tela versão glossy (não fosco). Tomara que dê tudo certo.

Há uns 15 dias atras comprei dois pares de espuma para o meu Headset da Hazer + uma placa wireless PCI Express modelo FV-A436CD (muito mais rápida que a Fenvi FV-T919). ambos demoram 5 dias para chegar da China e ficam 3 dias aguardando a fiscalização da Receita Federal. Agora só que ver quantos dias vai demorar com esse serviço dos Correios rssssss....

• Like 1

3 hours ago, Thiago Henrique Santos said:

O seu se não me engano já é IPS, TN são só as HD

49 minutes ago, PANTERA NEBULOSA said:

fiz um pedido no aliexpress da tela IPS Full HD 144Hz  modelo NV156FHM-N4B (30 pinos à direita).

Optei pela tela versão glossy (não fosco). Tomara que dê tudo certo.

Há uns 15 dias atras comprei dois pares de espuma para o meu Headset da Hazer + uma placa wireless PCI Express modelo FV-A436CD (muito mais rápida que a Fenvi FV-T919). ambos demoram 5 dias para chegar da China e ficam 3 dias aguardando a fiscalização da Receita Federal. Agora só que ver quantos dias vai demorar com esse serviço dos Correios rssssss....

E a gpuzinha da conta dessa frequência toda? Eu acho que vou comprar tbm mas vou pegar a Full normal... Até pq pra trabalhar mesmo.eu uso meu monitor externo... Só quer ter mais espaço em tela e menos distorção da imagem

• Like 1

Posted (edited)

Boa tarde, tenho o S145 i7 UHD 620. e est√° quase perfeito, somente quando conecto o HDMI, a segunda tela fica rosa e apresentando falha de conex√£o. Sabe o que pode ser isso ?

Edited by moisesmmn

6 minutes ago, LeBaldi said:

O seu se não me engano já é IPS, TN são só as HD

TN é aquele painel que distorce cor de acordo com a inclinação em que vc olha pra tela certo? Pq o meu painel faz isso.

• Like 1

8 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

TN é aquele painel que distorce cor de acordo com a inclinação em que vc olha pra tela certo? Pq o meu painel faz isso.

Exato!

8 minutes ago, moisesmmn said:

Boa tarde, tenho o S145 i7 UHD 620. e est√° quase perfeito, somente quando conecto o HDMI, a segunda tela fica rosa e apresentando falha de conex√£o. Sabe o que pode ser isso ?

tem que ver se teu monitor tem a opção de mudar para RBG ou ypbpr...

De qualquer forma tem um patch que eu postei qui no tópico. dá uma olhada.

1 minute ago, Thiago Henrique Santos said:

Então minha tela, apesar de FullHD é TN hehe.

bem que poderia ser padr√£o tela IPS Full HD 144Hzpara evitar os mais entusiastas de gastar dinheiro no aliexpress rssssss

• Haha 1

30 minutes ago, PANTERA NEBULOSA said:

bem que poderia ser padr√£o tela IPS Full HD 144Hzpara evitar os mais entusiastas de gastar dinheiro no aliexpress rssssss

Rapaz, se vc tiver sucesso com a tela, já vou fazer uma nova dívida hehehe.

Ali√°s, pesquisei sobre a quest√£o de se a √ćris 620 d√° sa√≠da em 144hz e a resposta √© sim em resolu√ß√Ķes de at√© 1080, que √© o caso.

• Like 1

Posted (edited)
6 minutes ago, Thiago Henrique Santos said:

Rapaz, se vc tiver sucesso com a tela, já vou fazer uma nova dívida hehehe.

Ali√°s, pesquisei sobre a quest√£o de se a √ćris 620 d√° sa√≠da em 144hz e a resposta √© sim em resolu√ß√Ķes de at√© 1080, que √© o caso.

a UHD 620 suporta até 60Hz em 4k. Deve alcançar 144Hz em 1080P

https://www.intel.com.br/content/www/br/pt/support/products/126789/graphics/graphics-for-8th-generation-intel-processors/intel-uhd-graphics-620.html

Edited by PANTERA NEBULOSA
  • Like 2

1 hour ago, Thiago Henrique Santos said:

Uai q estranho hahahaha... Tem tbm hoje a VA q tem ótimas cores, pretos bem profundos mas distorce dos lados tbm hehehehe

• Like 1

agora sabe o q eu já rodei atras e queria trocar? Era esse teclado por algum retroiluminado... já cacei muito mas não vi ninguem fazendo... vi que o novo 340 tem.. ele inclusive parece ser igualzinho o nosso... porém a parte de baixo da carcaça é diferente... nem sei como desmontar.. e depois tbm acredito que não tenha como ligar na placa mãe... teria q fazer algo ligado permanentemente... mas se desse ficaria animal ein!?

• Like 2

a verdade é uma. essas telas do s145 são ruins demais.

estou com um da 10th Gen, é a mesma coisa. horrível.

• Like 4

17 hours ago, PANTERA NEBULOSA said:

tem que ver se teu monitor tem a opção de mudar para RBG ou ypbpr...

De qualquer forma tem um patch que eu postei qui no tópico. dá uma olhada.

Como faço para adicionar o patch no config.plist ?

24 minutes ago, moisesmmn said:

Como faço para adicionar o patch no config.plist ?

antes de mais nada salve a tua config.pist antes de qualquer edição.

tem várias formas de editar a config.plist... uma delas é através do editor de texto (método que eu utilizo)

v√° na "chave"¬†<key>PciRoot(0x0)/Pci(0x2,0x0)</key> com as configura√ß√Ķes atuais e substitua¬†pela configura√ß√£o abaixo:

<key>PciRoot(0x0)/Pci(0x2,0x0)</key>
            <dict>
                <key>AAPL,GfxYTile</key>
                <data>AQAAAA==</data>
                <key>AAPL,ig-platform-id</key>
                <data>BAClPg==</data>
                <key>device-id</key>
                <data>pT4AAA==</data>
                <key>disable-external-gpu</key>
                <data>AQAAAA==</data>
                <key>enable-hdmi20</key>
                <data>AQAAAA==</data>