Jump to content
artur-pt

Bases para edição da DSDT

Recommended Posts

oooobrigado Capitão!


Vou lá step-by-step:


Tenho um HD c/2 partições (3 na verdade pq uma é de recovery) sendo a NTFS pra Win7 e a HFS+ pro OSX. Usando gParted (oooxemo)


uso iAtkos L2 no USB e instalei o Chameleon nele.


Só consigo inicializar com "Ignore Caches" mas tudo bem, sempre acaba instalando ok.


Em Customize fico com os defaults +

- SATA - AHCI

- VoodooHDA 2.7.2 (o único que parece funcionar mas sempre faz barulhos)

- PS2

- Laptop Battery

- Wireless - Atheros AR9285

Instalado.

==

Daqui pra frente sigo A MAIORIA dos passos de http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=273500&st=0 que era o que eu estava usando até agora. Porém, o som e o sleep estavam dando pau. Mas foi o unico jeito que consegui 1920x1080.

Daí, é provavel que eu esteja fazendo alguma coisa errada.


Restarto em Windows, e com macDrive copio DSDT.aml ( o que vc me forneceu :) ) no root do Lion e em Extras (pq o pessoal indica uma coisa e/ou a outra. Na dúvida…)

Coloco org.chameleon.Boot.plist e smbios.plist em Extras.


smbios.plist:

SMbiosversion

MBP83.88Z.A12.11031449

SMboardproduct

Mac-94245A3940C91C80

SMfamily

MacBook Pro

SMproductname

MacBookPro8,3

SMserial

C02XXXXXXDF92

org.chameleon.Boot.plist:

DSDT

/DSDT.aml

GenerateCStates

Yes

GeneratePStates

Yes

Graphics Mode

1920x1080x32

GraphicsEnabler

No

busratio

22

SMBIOS

/Extra/smbios.plist

Timeout

3

UseKernelCache

Yes


Obs: se mudo para GraphicsEnabler=Yes aparece mensagem de erro logo no inicio "nVidia rom could not be patched".


Faço Reboot para OSX e setup.

===


Bateria Ok

Teclado ok. Não consigo usar os botões "dedicados" de som (ficam à esquerda do Esc, Tab, etc). Mas o Fn funciona "à la ASUS", ou seja Fn+F5 diminui o brilho da tela mas não afeta o som :( Anyway


Problemas:

Display em 1280x1024

Sem Som

Fn+F1 (No teclado ASUS = Sleep) Me da um "you must restart your computer"

Baixando a tampa, a tela desliga mas não sei se o compu entra em Sleep. É verdade q a luzinha da CPU começa a piscar mas então é o sleep do século pq é só levanar 1cm a tampa e tá tudo ligado.

O Sleep não obedece aos Power Settings (coloquei 1' pra computer sleep e para display sleep e nada)

Com GraphicsEnabler=Yes e também com =No a Graphic card aparece como Unknown e com 64Mb

==


Esqueci de fazer alguma coisa? Ou fiz alguma coisa de mais?


Já são quase 3hs, durante o dia posso tentar reinstalar com outras configurações/customizações/kexts, alguma sugestão?


Muito obrigado!

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

olá


n sei k noção tens de DSDT.... mas a DSDT não te vai resolver todos os problemas k tens no note, tens de usar kext, para pores as coisas a trabalhar, a DSDT só vai otimizar alguns processos da tua bios.



DSDT

/DSDT.aml


aqui tás a indicar k o dsdt tá em root


acho k estás no sitio errado para resolver todos os problemas k apontas no teu note, na parte do dsdt, dá uma boa leitura nas perguntas frequentes do forum, pois lá estão a resolução da maior parte dos teus problemas.


e vê também em lion


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

Olá e obrigado de novo pelo tempo :)


Estou há quase uma semana lendo e seguindo vários posts no osx86, no tonycrap, no insanelymac e agora aqui. O meu problema é que ainda não achei um lugar que me mostre uma "visão geral".

Ao que eu entendo é uma combinação do DSDT para "dizer" quais os componentes da minha máquina + kexts para agir como "drivers". Porém, o que é o qué e para o qué serve é que me falta.


Aqui, por exemplo, após várias lidas, ainda não saquei o qué é afetado nem significa DTGP ou EHCI e assim vai.

Portanto, não consigo saber atrás do que ir quando é o meu Sleep que não funciona, por exemplo.


Só estou postando pra ilustrar, superagradeço a ajuda :)


PS: mais uma pergunta... no DSDT q vc me passou da minha máquina... está aplicado o Duallink Patch?

Pq esse é o que sempre me trava quando eu tento aplicar no DSDT editor.


Um abraço

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

olá


n está aplicado o dual-link


mas podes aplicar


de qualquer maneira a segunda gráfica n trabalha, tenta meter a intel hd 3000 a trabalhar, algumas até trabalham bem.


e tens de aplicar o patch da aicpm na kext, tá em downloads aki no forum.


para n usares nulcpupowermanagement.


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

Oi again :)


Obrigado pela resposta mas nñao entendi direito a parte do Intel HD.


- Para o som vou usar o aplicativo dos Voodoo no Googlecode. Me viro.

- Para o AIPCM patch, já estou baixando de http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=1003


Só faltaria consertar a resolução da tela:

- Eu não faço idéia de quais patches você aplicou no meu DSDT. Para eu aplicar o DualLink, só vou poder fazer à partir do meu DSDT sem compilar. Daí vou perder os patches q vc aplicou :(

- Por favor, me corrija se estou enganado, mas entendi que o DualLink é para conseguir resolução de tela acima de 1280.

Se não for isso, e na verdade é para ativar a 2a placa gráfica (nVidia GT 555M na minha máquina) e vc diz que não funciona, posso desencanar disso. Fico com o DSDT q vc me passou, então?


- Como faço mesmo para ativar a Intel HD3000? Eu só consegui usando o tutorial do Dell XPS 17, que consistia em apagar monte de kexts. http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=273500&st=0

Mas se eu eliminar o AppleIntelSNBGraphicsFB.kext usando o DSDT que vc me passou, o Lion fica com tela preta e não enxergo nada, não tenho como reinstalar ele desde Lion. Só tenho tela externa VGA.


Obrigado de novo. Pelo help e a paciência.


E assim que botar para funcionar prometo montar um mini tutorial com todos os arquivos e links :)

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

opá, obrigado, estou lá ;)


parece q caiu. reconectei e agora só eu apareço no IRC...

Bom, vou seguir a dica e baixar. Vai levar umas horitchas.


Se vc tiver alguma dica pra me escrever, superagradeço. Senão, deixo você em paz e só volto por cá amanhã, ok? Não quero abusar ;)


Muito obrigado!

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

Olá again,


(enquanto baixoGM)


Você poderia, por favor, disponibilizar para mim o DSDT.dsl com os patches aplicados? Me passou o adl e aí não tenho como aplicar o DualLink.

Senão, a lista de patches que devo aplicar ao meu DSDT e eu faço a minha parte por cá.


Grato :)

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

Timing é tudo ;)


Eu estou acostumado (ehem) com o iAtkos no USB. É a minha desculpa pra tentar seguir o tutorial do GM em DVD aqui http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=153 e não estar conseguindo pq não aparece nenhuma das imagens :(

Se alguém puder corrigir o problema das imagens no tutorial do Slipttees, eu agradeço. E assim tenho dois caminhos a seguir.


Na instalação default (sem DSDT) tudo funciona, fora a resolução da tela e gestão de energia (sem Sleep)

Usando o DSDT q vc está me passando (com todos os patches aplicados, right?) vou ter que aplicar nele o DualLink patch para ober 1920*1080, certo?


É por isso que estou postando neste tópico de edição de DSDT e não em outros. Desculpe se não me expliquei direito.


Obrigado!

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

Ok, estou nisso agora. Procurando o Patch para instalar LION em MBR.


Problema é no DSDT. Todos os posts que vi insistem que para usar a Intel HD 3000 (eu tenho display 1920x1080) devo aplicar o DualLink patch. Sempre que tento aplicar ele com o DSDT editor, aparece NO MINIMO o erro:

- Name already exists in scope (_DST)


Se eu tento aplicar o Patch em cima do DSDL patcheado q vc me passou, esse é o unico erro q aparece.

Se eu tento isso em cima do meu DSDL original, aparecem mais 3 erros.


Como eu faço/vou fazer para usar a HD 3000 / obter resolução na minha tela, se não consigo aplicar o Pacth DualLink?


Grato,

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

Se o method _DSM já existe você precisa "mesclar" o código do patch DualLink com o _DSM existente.


Outra opção é injetar a propriedade (DualLink) por device-properties (EFI string) ou usar o GraphicsEnabler do bootloader Chimera.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Cassio, obrigado pelas dicas. Vou tentar a 1a (mesclar, na mão) com o _DST existente...


Sem chance... o Method (_DSM, 4) aparece em vários lugares. Serialized e NotSerialized.


Mas onde interessa (entendo eu) é dentro desse device: GFX0.

Lá o _DSM method aparece, só que Serialized e com 350 linhas de instruções... e eu não imagino como "mesclar" uma descrição de Serialized com uma de NotSerialized (a do patch). Será que devo substituir? De onde saiu esse Serialized?




A 2a dica não acabei de entender. Como injeto por EFI?


Enquanto à 3a: já fiz uma instalação com sucesso com iAtkos, só faltando a ressolução.

Lá tentei o GraphicsEnabler (no PrefPane do Chameleon 2.1) mas ficava em 1280x1024, sem mais opções. você acha q é uma questão Chameleon/Chimera?


Muito obrigado :)

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

Substitua o return do _DSM original (do GFX0) por

    Store (Package (0x02)
       {
           "AAPL00,DualLink",
           Buffer (0x04)
           {
               0x01, 0x00, 0x00, 0x00
           }
       }, Local0)
   DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))
   Return (Local0)

 

O GraphicsEnabler tem que ser com o Chimera, o Chameleon não tem suporte a Intel HD.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Ok,


===


o DSDL parece que funcionou. Consegui instalar.

Como não consegui com nenhuma instalação à parir do Lion GM, fui pro iAkos L2 no pendrive.

Instalei Chameleon no USB.

Coloquei o DSDT modificado na raiz do pendrive, e os org.chameleon.Boot.plist e smbios.plist anexados na pasta extra.

Criei o smbios com o Chamelon Wizard, corrsponde a MacBookPro 8,1

O org.chameleon.Boot.plist chama o DSDT, C e Pstates, GraphicsEnabler=No, e já seta o mode para 1920x1080x32


Fiz a instalação com flag -f (só consgo desse jeito, sempre igual) e selecionei "Customize" AHCI + PS2 + LaptopBattery + Voodoo2.7.3 + Wireless Atheros AR9285.

E o mais importante! Seguindo a tua dica, como bootloader não escolhi o default (Chameleon) e sim Chimera 1.6, pois vc me disse q ele é q funciona com o meu Intel HD 3000.


Após a instalação, desliguei. Mas no restart entrei pelo Windows e com Macdrive, coloquei o DSDT na root do Lion, e os smbios e chameleon.Boot na pasta extras. Apaguei kernelcache. E ligou numa boa, com resolução full mesmo na tela de setup ;)


Tenho fullHD, som perfeito (apos ajustes no PrefPane) Wifi logo de cara, teclado com Fn funcionando.

Depois disso os unicos problemas foram:

- Trackpad sem scroll (resolvido instalando Trackpad da Voodoo)

- Som fazendo barulhos: resolvido instalando Voodoo 2.7.3 e setando o "gain" para 0 no PrefPane


Mas o que não consigo resolver de jeito manera é o Sleep. Tentei o darkwake = 0 mas nada muda, quando entra em Sleep não há como acordá-lo de volta a não ser restart no duro...

Devo mexer no DSDT?


E alguém sabe o que devo/posso mexer para conseguir que as teclas do teclado ASUS para SOM funcionem? Não tenho como ajustar o volume pelo teclado. Mas ok, isso é secundário. A encrenca é o sleep, coisa séria.


Muito obrigado, sinhores, pela ajuda e especialmente pela paciência!


PS: mais uma coisa... os resultados do Geekbench nñao são muito bons. Deveria ficar por volta de 11.000 mas me da só 7600. Alguma idéia?

DSDT.dsl.zip

Extra.zip

ASUS N55SF - Intel Core i7 2670QM - Ram 8Gb - Intel HD Graphics 3000 1920*1080 - GeForce not working

Link to comment
Share on other sites

Alguém poderia me informar se teria alguma utilidade injetar o patch GIGE?

Ele é para mobo da Gigabyte, então pensei em aplicar aqui mas gostaria de saber para que serve este dispositivo, se ele tem alguma importância.


obrigado...

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Poste o código do device, é difícil saber pra que serve só pelo nome, só que deve ser o GIGabit Ethernet.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

O código do device é esse:

 

into device label GIGE parent_adr 0x001C0004 remove_entry;
into device name_adr 0x001C0004 insert
begin
Device (GIGE)\n
{\n
   Name (_ADR, Zero)\n
   Name (_PRW, Package (0x02)\n
   {\n
       0x09,\n
       0x03\n
   })\n
   Method (EWOL, 1, NotSerialized)\n
   {\n
       If (LEqual (Arg0, One))\n
       {\n
           Or (GP9, One, GP9)\n
       }\n
       Else\n
       {\n
           And (GP9, Zero, GP9)\n
       }\n
       If (LEqual (Arg0, GP9))\n
       {\n
           Return (Zero)\n
       }\n
       Else\n
       {\n
           Return (One)\n
       }\n
   }\n
}
end;
into all code_regex
(OperationRegion\s\(GPIO,\sSystemIO,\s0x\d+,\s)0x05(\)\s*\n[^\n]+\n\s*\{\s*\n)((?:[^\n]+\n){5}\s*\})
replace_matched
begin
%10x06%2
                      GP9,    1,\n%3
end

Vale salientar que já tenho aplicado o patch Ethernet Built-In e que minha rede é ativada pela RealtekRTL81xx.kext.

Também acredito que ele seja relacionado ao Gigabit Ethernet, por isso fiquei curioso pensando se melhoraria algo ou se ele não passa de um patch "cosmético".


grato pela atenção...

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Pelos métodos (_PRW e EWOL) parece ser algo relacionado a despertar para acesso pela rede (Wake On Lan), mas nunca usei esse patch.


Como você já tem o _DSM para injetar o built-in, tem que misturar os patches.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal,

Cheguei até o tópico por indicação do nosso camarada Artur, pois recentemente finalizei com sucesso a instalação do Ml 10.8 no combo da assinatura, e a partir de agora é o processo de construção da dsdt, energia etc...


Aproveito o post para parabenizar o criador do tópico e todos os seus colaboradores. :thumbs_up


Meu sistema está da seguinte forma:


Smbios eu coloquei Imac 12,1

Estou utilizando uma dsdt, a qual extraí e apliquei somente os patches (DTGP, SBUS e LPC Sandy Bridge).

Sendo carregadas NullCpuPower e AppleLPC.

No Chameleon estão setados: Generate C e P-States e Restart Fix.


Achei interessante postar isso p/ enriquecer a descrição.

Customizing SystemID with : 00000000-0000-0000-0000-6c626df9a971

Read HFS+ file: [hd(0,2)/Extra/dsdt.aml] 28967 bytes.

ACPI table not found: SSDT.aml

FADT: ACPI Restart Fix applied!

FADT: Using custom DSDT!

ACPI CPUs not found: C-States not generated !!!

ACPI CPUs not found: P-States not generated !!!

FADT: ACPI Restart Fix applied!

FADT: Using custom DSDT!

ACPI CPUs not found: C-States not generated !!!

ACPI CPUs not found: P-States not generated !!!

 

Obs. HPET está ON na BIOS ( não tenho conhecimento se deixo on or off).


Testei o Sleep e não volta...necessário reiniciar. Não tenho como fornecer a informação do .LOG, pois não tenho conhecimento do diretório.


Essa etapa do processo p/ mim é novidade e gostaria, se possível, da opinião/ajuda dos experientes p/ que eu possa concluir essa etapa de ajustes do HAC e torná-lo apto p/ o uso cotidiano.


[]s

Gigabyte GA-B75M-D3H - i5 3570 - 8gb DDR3 1600 - GeForce GTX 650 Ti Boost - Clover UEFI 10.9.3

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...