Jump to content
Cassio

AppleGraphicsPowerManagement (AGPM) nas nVidia Fermi

Recommended Posts

Leia isto com atenção (copiado do primeiro post) e repare nas cores

Os G-states são definidos nas chaves Threshold_High e Threshold_Low, por exemplo:

Threshold_High

[color=#FF0000]57[/color]
[color=#008000]70[/color]
[color=#0000FF]88[/color]
[color=#8000FF]100[/color]

Threshold_Low

[color=#FF0000]0[/color]
[color=#008000]68[/color]
[color=#0000FF]75[/color]
[color=#8000FF]95[/color]

Significa que quando a placa estiver de 95 a 100 % ociosa, deve engajar o state 3 (maior economia de energia).

De 75 a 88 % ociosa, state 2.

De 68 a 70 % ociosa, state 1.

De 0 a 57 % ociosa, state 0 (máxima performance).

 

Assim sendo, por que você usaria um valor em LOW maior do que o valor em HIGH na mesma posição?


Se você realmente não consegue entender isso, recomendo que deixe os valores padrão. Ficar testando valores aleatórios não vai ajudar em nada.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Bem enao esses sao os G-states 0 1 2 3


eles representam, o estado de performace da placa em determinado uso da Gpu


cada G-state representa o quanto a placa deve trabalhar ???


se eu mannter tdos os 4 G-states entre 0 e 57 vai significar que estou mantendo ela para trabalhar no maximo independente daporcentagem de uso requerida por ela ????

desculpe amigo a pertubaçao.

• CPU: i7 2600k 3.4 GHz • Mobo: Asus Maximus Extreme 4 • RAM: 8 GB Corsair 1600Mhz • Cooler: H100 Corsair • Fonte: Corsair GS 800 • GPU: GTX 560 TI 2 GB • HD: Sandsung 250 GB • OS: Mac OS X 10.7.3 • Windows 7 •
Link to comment
Share on other sites

Acho que você precisa estudar um pouco de português, senão vai ser difícil entender.

 

ocioso: adj. Que não tem ocupação, que não faz nada.

 

Os números representam um intervalo de percentual de ociosidade em que a placa deve estar para engajar determinado G-state.


Se você quer que a placa fique sempre no máximo, independente de estar sendo usada ou não, simplesmente remova a kext AGPM. Não tem sentido você usar uma kext que tem por objetivo a economia de energia, se você vai configurá-la para deixar a placa sempre no máximo. Perceba que isso não vai fazer a placa ter um desempenho melhor no geral, apenas vai fazer com que ela gaste energia a toa.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Cassio, veja por gentileza os valores do teste que fiz.


Acha que preciso corrigir o AGPM?


capturadetela20120415s1.png


Engraçado é que no meu não tem o TEST 3 (3.0, 3.1, 3.2 e 3.3) que foi justamente o que falhou neste teste:


agpm.png


Alguma sugestão?

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

CARACA!!! :shock:


Muito obrigado pela atenção artur-pt.


'Acho' que editei a original mesmo e a diferença é IMPRESSIONANTE, mas gostaria de saber se é normal esse salto, vejam:


agpm.jpg


Será que o funcionamento está normal? Minha placa pode esquentar demais?


Aqui está o info.plist editado, poderiam verificar se fiz correto?

PS.: O modelo no smbios é imac 9,1 (é o ultimo no info.plist) e o dev.id é 0e22.


Putz, ainda estou impressionado com a diferença.


Abraço!

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

É normal a grande melhora no desempenho, veja o exemplo no primeiro post.


O objetivo é justamente a placa não esquentar, ele ajusta o G-state de acordo com a utilização. Mude o LogControl para 1 e veja o kernel log.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado pela atenção Cassio, e excelente dica.

Parabéns!

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Cassio, poderia me dar um help?

Antes de mais nada isso NÃO é um problema, pois posso não usar, mas se você tiver alguma sugestão gostaria que me ajudasse.


Quando faço esse procedimento na AGPM meu desempenho aumenta significativamente. Até mostrei antes:

agpm.jpg


Acontece que além do desempenho as temps também aumentam, e muito! De 38º (AGPM padrão) pula para 55º em stock, sem nenhum uso extraordinário da VGA.

Você teria alguma sugestão pra que eu pudesse ter o ganho de desempenho, mas dentro das temps normais?

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Que valores de threshold você usou?


Acho que 55 não é uma temperatura alta para GPU, como fica no Windows?

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Volto a frizar, isso não chega a ser um problema. É apenas uma tentativa de corrigir esse inconveniente, blz?


Usei os mesmos valores do seu post

<key>Threshold_High</key>
<array>
<integer>57</integer>
<integer>70</integer>
<integer>88</integer>
<integer>100</integer>
</array>
<key>Threshold_Low</key>
<array>
<integer>0</integer>
<integer>68</integer>
<integer>75</integer>
<integer>95</integer>
</array>

 

No Windows a temperatura tb é de 36º-40º, chegando a 55º e 60º apenas quando jogo. Por isso achei estranho.

Mas pode ter sido por causa de um erro meu, repare na foto que não tem o meu video. Pra acrescentá-lo eu dupliquei um modelo já existente e apenas sustituí pelo meu dev e vendor id e alterei APENAS os threshold.

Veja o antes e depois:

capturadetela20120521s1.png


capturadetela20120521s1.png


Você teria alguma sugestão de teste pra eu fazer?

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

O que você pode testar são outros valores de threshold, o exemplo que eu usei no tópico é para laptop. No seu caso eu usaria valores parecidos com os da legacy para desktop.


Também pode ativar o LogControl para ver se não tá subindo de state no uso normal do sistema, com as animações do Dock, Finder, etc.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Cassio, já tentei tudo de possível ao meu alcance e a temp sempre aumenta para 55º sem eu fazer nadinha, com o sistema parado.

Mas o pior é que o desempenho do meu video ainda não tá 100%, qualquer animaçãozinha é suficiente para ele fazer "engasgando".

Com essa sua dica fica perfeito, lisinho, mas com a temp elevada.


snif!!!


Só a nível de informação:

Habilito meu video apenas pela DSDT (sem GraphicsEnabler no boot.plist) e estou até usando o CUDA pra ver se ajudaria.


Valeu pelas dicas!

Abraço!


=============


EDIT: Fiz um teste, por desencargo de consciência, no MountainLion e o desempenho, para minha surpresa, está incrível!!!

Parece que corrigiram esse problema com as Fermi, o sistema está lisinho sem precisar alterar nenhuma kext.


Grato por tudo, Cassio!

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Olá, Cássio. Tudo bom?

Acabei de adquirir um note novo com a GTX560M e estou tendo problemas com a GTX560m (freeze).


Eu alterei a AGPM e salvei de acordo com a configuração do meu notebook MacBookPro 8,3 e o dev id e vendor id.

Só não sei se fiz correto. Tem como ver se está ok? segue a kext.

Obrigadoo

legacy.png.37856d87957726031a5cbb276d581187.png

Edited by Guest

ASUS G75VW-RS72 • CPU: Intel Core i7- 3610QM 2.29GHz • RAM: 12 GB DDR 3 ELPIDA • HD: 240GB CORSAIR GS SSD (MAC OS) HD 2 750GB (Win 8) • GPU: GeForce GTX 670M 3GB 1920x1080 • OS: Mac OS X 10.10. (14A389) • BIOS: 223.

Link to comment
Share on other sites

EDIT: Fiz um teste, por desencargo de consciência, no MountainLion e o desempenho, para minha surpresa, está incrível!!!

Parece que corrigiram esse problema com as Fermi, o sistema está lisinho sem precisar alterar nenhuma kext.

Isso eu já tinha percebido, no ML não precisa de ajustes na AGPM, o desempenho já é bom com a original.


E quanto à temperatura, reduziu em relação ao Lion com legacyAGPM?

 

Eu alterei a AGPM e salvei de acordo com a configuração do meu notebook MacBookPro 8,3 e o dev id e vendor id.

Só não sei se fiz correto. Tem como ver se está ok? segue a kext.

Parece certo.


Lembre-se de desativar o LogControl quando terminar os testes.


O quarto valor de Threshold_Low é originalmente 95, no primeiro post tem o motivo de eu ter mudado pra 100.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Parece certo.


Lembre-se de desativar o LogControl quando terminar os testes.


O quarto valor de Threshold_Low é originalmente 95, no primeiro post tem o motivo de eu ter mudado pra 100.

 

Cássio, gostaria de agradecer pela atenção.


Eu desisti de alterar o AGPM. Deletei o legacyAGPM e refiz a install da gtx560m através desse link:


http://www.insanelymac.com/forum/index.php?showtopic=260074


Apaguei todas as kexts da intel hd e reparei as permissões de disco. Os freeze diminuiram em 90%. Depois de fazer isso só tive duas travadas onde tive que reiniciar o OS; as outras foram lags. Isso confirma que esse método não está 100% ok. Mas fica a dica para que quiser testar. Ontem a noite foi dormir e deixei o note ligado para ver. Qdo acordei e fui mecher ele deu KP na NVdaresman. :/ Não sei o que fazer para corrigir esse pequeno gargalo. To pensando em instalar o Ml para ver como está no meu notebook.

_______

Tentei instalar o mountain lion mas ele reincia toda vez que passa das kexts. já procurei na bios uma solução de disable bit e outra que o Old me indicou mas não tinha. Tem alguma outra solução para tentar entrar no OS Mountain Lion no notebook?! Obrigado!

Edited by Guest

ASUS G75VW-RS72 • CPU: Intel Core i7- 3610QM 2.29GHz • RAM: 12 GB DDR 3 ELPIDA • HD: 240GB CORSAIR GS SSD (MAC OS) HD 2 750GB (Win 8) • GPU: GeForce GTX 670M 3GB 1920x1080 • OS: Mac OS X 10.10. (14A389) • BIOS: 223.

Link to comment
Share on other sites

E quanto à temperatura, reduziu em relação ao Lion com legacyAGPM?

Sim cassio, a temperatura com BOM desempenho está igual ao Lion com RUIM desempenho, 38º. Geladinha, rsrsrs!!!


Muito obrigado por sua grande ajuda e vou me aventurar em mais uma experiência.

Vou tentar trazer do ML para o Lion as kexts relacionadas ao video, só pra ver o que ocorre. E posto em breve os resultados!


Abraço!

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Não foi o que eu pensei Cássio. Depois de uma 1h e meia ligado apenas fazendo tarefas multimidia vídeo trava e o mouse continua funcionando mas sem comandos. :/

ASUS G75VW-RS72 • CPU: Intel Core i7- 3610QM 2.29GHz • RAM: 12 GB DDR 3 ELPIDA • HD: 240GB CORSAIR GS SSD (MAC OS) HD 2 750GB (Win 8) • GPU: GeForce GTX 670M 3GB 1920x1080 • OS: Mac OS X 10.10. (14A389) • BIOS: 223.

Link to comment
Share on other sites

Deve ser outro problema, nada a ver com AGPM.


Esse ajuste na AGPM é para placas com baixo desempenho OpenGL.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

O problema dos “Freezes“ foi sanado após a instalação do DP4 em 90%.

Ele sobe e reconhece com GraphicsEnabler=Yes.

No período de 5 dias, travou uma vez. Antes era constante. ;)

Edited by Guest

ASUS G75VW-RS72 • CPU: Intel Core i7- 3610QM 2.29GHz • RAM: 12 GB DDR 3 ELPIDA • HD: 240GB CORSAIR GS SSD (MAC OS) HD 2 750GB (Win 8) • GPU: GeForce GTX 670M 3GB 1920x1080 • OS: Mac OS X 10.10. (14A389) • BIOS: 223.

Link to comment
Share on other sites

Talvez exista, mas como eu já falei, nada a ver com AGPM, logo este não é o local apropriado para postar.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Cassio, agora essa modificação na AGPM funcionou corretamente.

Enfim o sistema está com um desempenho decente, maior FPS e a temp está em 38º.


Baseado nas inúmeras tentativas que fiz acho que o problema estava sendo causado durante a instalação.

Como estava instalando o SO usando um CDBoot e um DVD provavelmente houve algum conflito nas configurações durante a instalação. Suponho que seja causado pelo SMBios, que no CDBoot é de MacPro e o que uso é de iMac.

Agora instalo o SO usando um pendrive, e na pasta Extra já coloco todas as informações corretas e o SO é instalado corretamente.


É claro que não posso afirmar se realmente foi esse o problema, mas foi a única mudança que fiz...

O que importa é que agora está tudo certo, ENFIM!!!


Obrigado pelas dicas e desculpa qualquer coisa!

iMac 19,2 (10.15.4) + Win 10 @ OpenCore UEFI Dual Boot

H310M-S2P | i3 8100 | 16GB DDR4 | UHD 630 + RX 580 (PowerColor) | ALC887 | Realtek RTL8118 | TP-Link WN781ND

Link to comment
Share on other sites

Cassio,


Estou vendo que o topico e para placas Nvidia, mas eu estou tendo baixo fps no open gl com uma radeon 5770 vapor x.


Tenho notado que outras config usando essa mesma placa ficam entre 50 e 60 na media.


Meu fps, no mac e 38 e no windows e 60. Esse metodo funciona em radeon ? pode me dar uma ajuda ?

mobo: DX58SO

cpu: i7 950

gpu: Sapphire 5770 Vapor -x

mem: 6GB 1333mhz

VIDEO


HCLhttp://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/HCL_10.7.3#Intel

Link to comment
Share on other sites

Sim, funciona em Radeon, mas os valores são diferentes, ao invés de threshold high e low como nas nVidia, tem valores de hwPState e qscOnTime, não sei exatamente o que eles significam. Você pode tentar copiar para a legacy o profile de um Mac com ATI (Vendor1002DeviceXXXX) e colocar o ID da sua placa e o modelo de Mac que você usa (SMBIOS).


Exemplo

LegacyAGPM_ATI.kext.zip

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Vlw Cassio !!!!




Testei aqui com o seu exemplo mas nao melhorou a performance.


Criei a kext legacy como no exemplo, os ids ja estao corretos so alterei pra MacPro4,1, so fiquei confuso com os numeros, os das nvidia sao mais compreensiveis com low and high.

mobo: DX58SO

cpu: i7 950

gpu: Sapphire 5770 Vapor -x

mem: 6GB 1333mhz

VIDEO


HCLhttp://wiki.osx86project.org/wiki/index.php/HCL_10.7.3#Intel

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...