Jump to content
prcmelo

Algumas dúvidas com o Clover

Recommended Posts

Pessoal, não sei se aqui é o local correto para este tipo de dúvida, mas vamos lá...


Há pouco tempo parei de usar o Chameleon e comecei a usar o Clover... porém, confesso que nunca entendi como ele realmente funciona, por exemplo:


Eu tinha o Clover instalado na partição EFI do meu Mavericks, e tinha ele instalado também em um USB com o Base System do Yosemite, e em um outro HD com um DP do Yosemite já instalado.


Ok, dei o boot pelo USB, formatei o SSD para intslar o Yosemite e foi numa boa. Só que, na hora de reiniciar, sempre dava Boot 0aF: error, algo assim.

E eu me perguntei, "como isso é possível" se eu tenho o Clover instalado no meu USB e em outro HD externo? Não adiantava mudar o HD de boot, pois o erro era sempre o mesmo.

A solução foi entrar no Windows e criar um USB com o Clover usando o diskutilityexe, e aí sim, consegui dar boot nas minhas partições, e só consegui subir o sistema normalmente depois de criar uma partição EFI no mesmo HD em que estava o Clover funcionando no Mavericks.


Pergunta: Não adianta instalar o Clover em outras partições? A impressão que tenho é que, ele ficou "travado" para funcionar apenas onde eu dava o meu boot rotineiramente.

Lembro que no Chameleon, isso não acontecia...


Não sei se consegui explicar direito...

Link to comment
Share on other sites

olá


muito confuso...


mas básicamente daquilo que entendi ...


clover 2 opções para boot


legacy para mobo que n tem uefi


uefi


e só instalas no hd de arranque .. dai k vai fazer boot aos outros


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

artur-pt,


Mas o mais estranho nisso tudo é que, se eu tiver um USB externo preparado para instalar o Yosemite, já com o Clover dentro deste USB, eu não consigo subir a instalação se o HD a ser instalado estiver vazio, ou seja, só funciona se eu já tiver o Clover instalado no HD de destino, seja UEFI ou LEGACY...

Link to comment
Share on other sites

olá


muito confuso...


mas básicamente daquilo que entendi ...


clover 2 opções para boot


legacy para mobo que n tem uefi


uefi


e só instalas no hd de arranque .. dai k vai fazer boot aos outros


bom hack

 


artur-pt


Vou tentar explicar melhor:


Tenho dois HDs, (X e Y), e nestes dois HDS eu tenho o Clover instalado em UEFI, em cada um deles, então...


HD X = Yosemite + Clover UEFI

HD Y = Yosemite + Clover UEFI


Se eu desligar, ou formatar o HD X, simplesmente o HD Y não vai carregar, vai dar erro de boot, não consigo nem mesmo subir a instalação do Yosemite pelo Base System em um USB Externo.


Não adianta eu mudar as configurações da Mobo, simplesmente é como se o Clover não estivesse instalado nos outros HDs ou no USB de instalação.

Link to comment
Share on other sites

olá


continuo sem perceber ..

tua bios é uefi ?


se não for instalas o clover na raiz do hd de boot


não precisa de estar em todos


uefi é uma coisa .. efi é outra.. tua confusão deve estar ai..


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

Sim, minha bios é UEFI.


Instalo o Clover sempre na Partição EFI, modo UEFI... ou seja, não uso o arquivo BOOT na raiz do sistema...


O que eu não consigo entender, é, porquê o meu USB de instalação do Yosemite (ou Mavericks), só sobe se eu já tiver o sistema (Yosemite ou Mavericks) já instalado em um HD com o Clover.


Resumindo, meu USB de instalação não funciona em um HD limpo, formatado.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...