Jump to content
Mirone

Atualizando sua AppleHDA

Recommended Posts

140619020937263817.png

*Este Tutorial tem como objetivo explicar de um jeito simples como atualizar sua AppleHDA para a versão atual do seu sistema.

*Este é um tutorial de "Faça você mesmo"isso significa que eu não farei o trabalho para você.


Para atualizar sua AppleHDA você ira precisar substituir 3 arquivos e fazer uma correção no Binário da AppleHDA.

Os arquivos a serem substituídos são:


1-Layout x.xml.zlib (Onde "X" corresponde ao número do seu layout pode ser 1,2,3,4,12...etc)

2-Platforms.xml.zlib

3-Os valores dentro do Plist de AppleHDA.kext/Plugins/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext.


Primeiro: Copie o Layout"x".xml.zlib e Platforms.xml.zlib da pasta Resources que se encontra dentro da AppleHDA.kext

copie os dois para mesma pasta Resources da kext que vai Atualizar.

Nota: Para saber qual LayoutID você usa basta ir em informações do sistema/Audio.

Neste exemplo o ID é 4 então corresponde a layout4.xml.zlib.

2041494530_CapturadeTela2013-10-25s22_37_29.png.f6d81b8bc7344e28b96a64ddc0bd99c9.png

Segundo: Copiar os valores dentro do Plist de AppleHDA.kext/Plugins/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext./Contents/Info.plist

copiar os valore que se encontram dentro da chave IOKitPersonalities/HDA Hardware Config Resource/HDAConfigDefault

126646078_CapturadeTela2013-10-25s22_52_24.png.fa09325af63a41748c37059f16968987.png

Terceiro: Por fim vamos corrigir o Binário de AppleHDA.kext que se encontra em: AppleHDA.kext/MacOS.

para isso usaremos o Script de bcc9.

Copie a pasta para o desktop e ja com a Applehda.kext editada e instalada em S/L/E digite o seguintes comandos no terminal:

cd ~/desktop/patch-hda
./patch-hda.pl 10ec0887

Nota: Abra a pasta patch-hda e depois o arquivo patch-hda-codecs.pl dentro dele encontra-se todos os codecs suportados

pelo script para mais informações: Script to patch AppleHDA binary for osx10.7/10.8/10.9

Uma dica se o seu codec não for suportado pelo script você pode tentar corrigir manualmente usando um editor binário como HexFiend e substituir um dos codecs usados

na correção pelo seu.

No exemplo acima foi corrigido o binário para o codec ALC887-VD se você for corrigir para seu codec é necessário substituir o 10ec0887 pelo id de seu codec.

No binário eles são escritos da direita para esquerda ou seja 10ec0887=8708ec10.


*Importante: A kext do Mountain Lion/Mavericks tem uma nova estrutura e os arquivos são compactados em .zlib

para descompactar e editar esses arquivos usaremos o Zlib.

Esse aplicativo é baseado no script de RevoGirl, ele torna o processo de arquivos .zlib da

AppleHDA.kext para descompactar/compactar mais fácil. Basta arrastar o arquivo zlib. Ao aplicativo e

ele irá descompactar ou arraste o arquivo xml. E ele vai compactar para .zlib

Sendo assim se você possui uma velha kext de Lion pode compactar os arquivos usando este APP.

Download Zlib.

Depois so reparar as permissões e reconstruir caches usando kextWizard.


Créditos: RevoGirl, bcc9.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Hey Mirone só pra esclarecer, o meu codec eu achei ele (0x14F1506E) dai no codigo que vc postou, ou coloco assim?


cd ~/desktop/patch-hda

./patch-hda.pl 0x14F1506E


Eu não tenho a minima ideia sobre como usar o HexField.

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Eu abri o arquivo patch-hda.pl, e coloquei meu codec 0x14F1506E.

Dai apareceu assim:

753720768_CapturadeTela2013-10-27s00_56_20.png.c018d9fcf97202510fccf9fa8e596e6b.png

 

Aonde devo inserir meu codec? em patch-hda-codecs.pl, colocaria o nome da minha controladora, ex:

Conexant 0x14F1506E??


Não sei o q é ADI ou IDT.

 

2007863204_CapturadeTela2013-10-27s01_02_35.png.713ea5c2907079af7f0d8e58d85c71af.png

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Se o codec não se encontra no "Script" ele vai determinar que ADI1984 é a melhor opção a ser usada.

e vai substituir o codec ADI1984-->0x8419d411 por 14F1506E-->0x6E50F114.

Então ao invés de "N" digita "Y" e aperte enter.

 

Hmm entendi, fiz o que você mandou, agora vou reiniciar pra ver.

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Mirone meus parabéns cara, deu certo!!!


Só falta testar a HDMI mas isso é pra frente, muito obrigado pela paciência.

Abraços


OBS: Eu verifiquei no Console e aparece essa mensagem:

WARNING - Invalid signature -67030 0xFFFFFFFFFFFEFA2A for kext "/System/Library/Extensions/AppleHDA.kext/Contents/PlugIns/AppleHDAHardwareConfigDriver.kext"

Oct 27 01:26:26 MacBook-Pro-de-Allan UserEventAgent[11]: assertion failed: 13A603: com.apple.telemetry + 21716 [19C2F49F-5C72-3429-A2B4-7EF783B7F611]: 0xffffffffffffffff

Oct 27 01:26:26 MacBook-Pro-de-Allan UserEventAgent[11]: assertion failed: 13A603: com.apple.telemetry + 15921 [19C2F49F-5C72-3429-A2B4-7EF783B7F611]: 0xffffffff80000004

Oct 27 01:26:26 --- last message repeated 5 times ---

Oct 27 01:26:26 MacBook-Pro-de-Allan kernel[0]: Sound assertion in AppleHDAEngine at line 581


O q será que está errado?

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

 

Ok muito obrigado Mirone!!


E mais uma vez paragens.

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Vooltando!!


Mirone eu fui no topico que você indicou para consertar o sound assertion.


Mas onde eu devo modificar na AppleHDAControler?


Eu vi que você conseguiu, mas vc modificou no Clover, como o autor recomendou? Ou você editou na kext mesmo?

Vlw

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Modifiquei no clover, mas aquilo so "esconde" ele faz um salto na verificação, mas o ero ainda esta la

na verdade. sempre tive 4 sounds assertions e nunca me atrapalhou em nada.

 

Entendi...eu uso Chameleon.


Mas deixa pra lá, meu audio está funcionando, e como não afeta no desempenho, vou continuar com essa mensagens.


Obrigado!!!

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Para atualizar sua AppleHDA você ira precisar substituir 3 arquivos e fazer uma correção no Binário da AppleHDA.

Os arquivos a serem substituídos são:


1-Layout x.xml.zlib (Onde "X" corresponde ao número do seu layout pode ser 1,2,3,4,12...etc)

2-Platforms.xml.zlib

 

Qual a origem destes arquivos? De onde podem ser baixados e/ou como foram modificados?

Sem eles, obviamente não tenho áudio... No entanto, preciso fazer uma modificação para habilitar o microfone integrado, e eu não tenho noção de como as modificações foram feitas. Esses arquivos pegos numa AppleHDA patcheada para o meu codec são muito, muito diferentes dos arquivos da AppleHDA original.

Se eu conseguir alterar o Node do meu microfone integrado já fico satisfeito, mas seria muito interessante saber como todo o resto foi feito, talvez eu pudesse elaborar algo bem específico para a minha máquina a partir dos meus dumps.

Muito obrigado!

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Link to comment
Share on other sites

Qual a origem destes arquivos? De onde podem ser baixados e/ou como foram modificados?

Sem eles, obviamente não tenho áudio... No entanto, preciso fazer uma modificação para habilitar o microfone integrado, e eu não tenho noção de como as modificações foram feitas. Esses arquivos pegos numa AppleHDA patcheada para o meu codec são muito, muito diferentes dos arquivos da AppleHDA original.

Se eu conseguir alterar o Node do meu microfone integrado já fico satisfeito, mas seria muito interessante saber como todo o resto foi feito, talvez eu pudesse elaborar algo bem específico para a minha máquina a partir dos meus dumps.

Muito obrigado!

1-Foram feitas as modificações necessárias para o codec especifico todas com base no codec dump.

2-Para Habilitar seu Mic integrado há necessidade de editar os Verbs e os Patchmaps.

Me envie seu codec_dump.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Alterei seus configsData(Verbs) e o PathMaps.

Onde você alterou o ConfigData? Eu pensava que deveria mudar o item contendo LayoutID 1 no Info.plist da AppleHDAHardwareConfigDriver.kext, e neste, estão os mesmos verbs da kext que eu baixei no outro tópico, que não batem perfeitamente com os meus verbs extraídos (alguns eu não possuo, outros que eu possuo não estão ali).

No Platforms.xml, vi que você alterou um dos NodeID para 25 (entre os que estão dentro da PathMapID 269). Como saber, entre os vários NodeID existentes, aquele relativo ao microfone integrado?

Muito obrigado novamente.

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Link to comment
Share on other sites

Obrigado!

Mas ainda não faz sentido para mim... Eu já tinha meu dump em svg e convertido para decimal.

O Fixed Mic eu estou vendo o caminho 2 > 12 > 25 e não existe nada parecido com isso no Platforms que você editou - sei que você está certo, pois funciona, mas gostaria de descobrir onde que eu estou errando a análise para não estar batendo com a sua.

No seu platforms, dentro do meu PathMapID (269), o único item contendo o nó 25 está no caminho 8 > 35 > 25. Verifiquei alguns outros nós e também não bateu o caminho, ou seja, devo estar analisando errado.

Mavericks 10.9.2 Retail

When you ask for support, remember to tell the bootloader you use :)

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...