Jump to content

Mavericks 10.9 - Ultrabook Dell Inspiron 14z + FusionDrive

Recommended Posts

Teste por alguns dias e você tem razão. Não ocorreu de fato nenhuma alteração na temperatura. O note continua trabalhando com temperaturas mais elevadas do que o normal e a bateria se vai em muito pouco tempo. Apesar de eu verificar que o speedstep esta funcionando a impressão que tenho é que algo esta ligado no máximo consumindo energia bem rápido e com isso elevando a temperatura do processador. O interessante e desafiador é que não tenho nenhum software rodando no momento além dos de monitoramento do sistema e a temperatura esta alta. CPU Die 1 - 68 graus e CPU Die 2 - 63 graus.

Refiz minha DSDT do zero para ver se não era este o problema mas não ocorreu nenhuma mudança após subir o sistema com a nova.

Alguem tem alguma outra sugestão sobre este problema?. Na nova DSDT eu fiz os seguintes patchs: DSTG, Fix_PLD, H4KLow, FN_keys, _T and shutdown.

Obrigado

• Replies 288
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Na verdade meu note também tem uma placa de video discreta da AMD serie 7500. Eu utilizo SkipAtiGfx=Yes no arquivo de boot do chameleon. Será que tenho que desativar a placa no arquivo DSDT? Se for isso vou ter que pesquisar pois não tenho a mínima noção de como desativar a placa no arquivo.

É pessoal. Tentei com vários artigos que li na internet mas não consegui desativar a bendita da placa AMD discreta do meu note o que deve estar com certeza contribuindo para o aumento da temperatura e do rápido consumo de bateria. Vou continuar pesquisando mas no momento me parece uma proeza impossível.

Sobre o consumo de bateria gostaria de desligar também a placa Dell 1703 que corresponde ao BT e ao WIFI built in da placa. Estes dois componentes neste momento são inúteis pois o combo é baseado na AR9485 que não possui compatibilidade com o osx até o momento.

Pesquisei também sobre este assunto mas não encontrei nenhum método de desativar estas placas pelo DSDT. Isto é possível de ser feito ?

Pergunto porque mesmo desativando via tecla F2 o BT continua ativo e gostaria de desabilitar os dois na carga do sistema. Acho que o consumo de bateria alto tem contribuição importante destas placas. Alguma dica neste sentido ?

Caso desejem dar uma olhada no DSDT atual segue anexo. Com ele meu 10.9 tem funcionado de certa forma bem constante e confiável no meu modelo Dell.

dsdt.aml.zip

É pessoal. Tentei com vários artigos que li na internet mas não consegui desativar a bendita da placa AMD discreta do meu note o que deve estar com certeza contribuindo para o aumento da temperatura e do rápido consumo de bateria. Vou continuar pesquisando mas no momento me parece uma proeza impossível.

Sobre o consumo de bateria gostaria de desligar também a placa Dell 1703 que corresponde ao BT e ao WIFI built in da placa. Estes dois componentes neste momento são inúteis pois o combo é baseado na AR9485 que não possui compatibilidade com o osx até o momento.

Pesquisei também sobre este assunto mas não encontrei nenhum método de desativar estas placas pelo DSDT. Isto é possível de ser feito ?

Pergunto porque mesmo desativando via tecla F2 o BT continua ativo e gostaria de desabilitar os dois na carga do sistema. Acho que o consumo de bateria alto tem contribuição importante destas placas. Alguma dica neste sentido ?

Caso desejem dar uma olhada no DSDT atual segue anexo. Com ele meu 10.9 tem funcionado de certa forma bem constante e confiável no meu modelo Dell.

@AMD, até agora não vi nada sobre estas placas, mas aconselho remover as kexts da AMD.

@Wireless/Bluetooth, basta desativar o Bluetooth, remover a kext ou abrir o ultrabook e remover a placa. Troquei a minha miniPCI-E por uma compatível.

@kikomax|@dininhogrimmjow Olá, tenho um laptop dell 3421 (i5-3337u+nvidiagt625m) igualzinho ao do dininhogrimmjow e queria uma opinião: tento instalar o 1.9 ou tento o 1.8.5? Andei acompanhando os posts de vcs e vi que parece que dininho conseguiu instalar com sucesso o 1.8.5. Tentei bootar o instalador do 1.9 com diversas flags, dei overwrite no EFI/Clover do kext do nullcpupwrmgm mas não funcionou. ;/

Agradeço qualquer apoio.

apaga as kexts nvidia do pen drive e sobe o instalador com as flag:

-v -x -f GraphicsEnabler=Yes IntelCapriFB=3

Gostaria de reportar que deu super certo. O Darwin sobe e tudo :))

Só falta fazer os outros processos e ser feliz e comprar um novo wlan. Muito obrigado.

Obs: tive que desativar IntelInject no menu do clover.

• 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
Bump?

Caro Kikomar.

Tenho o mesmo note e configuração postado nesse tópico e gostaria de instalar o Mavericks e acho que fiz alguma coisa errada na Bios.

Bem, configurei somente o boot para modo UEFI e dá tela preta e muito rápido que se consegue ler nada na inicialização. Modo Legacy nem dá boot.

Todo o método de instalação pela USB foi baixada por aqui. Fiz um teste instalando no meu dektop, tudo foi 100%

Pergunto quais as modificações que devo fazer na bios? O que você modificou, desabilitou e ou habilitou ? Existe a possibilidade da bios vir bloqueada?

Desde já agradeço.

Caro Kikomar.

Tenho o mesmo note e configuração postado nesse tópico e gostaria de instalar o Mavericks e acho que fiz alguma coisa errada na Bios.

Bem, configurei somente o boot para modo UEFI e dá tela preta e muito rápido que se consegue ler nada na inicialização. Modo Legacy nem dá boot.

Todo o método de instalação pela USB foi baixada por aqui. Fiz um teste instalando no meu dektop, tudo foi 100%

Pergunto quais as modificações que devo fazer na bios? O que você modificou, desabilitou e ou habilitou ? Existe a possibilidade da bios vir bloqueada?

Desde já agradeço.

Essa BIOS é blocked! Mas dá para instalar sim, estou usando numa boa o Mavericks aqui.

Pode deixar com UEFI sim, sem problemas, suba a instalação com:

-v -x -f GraphicsEnabler=Yes IntelCapriFB=3

E depois configure. Preciso terminar essa explicação do primeiro post. Sem tempo :(

Abraço!

• 3 months later...
  • 1 month later...

Kikomax, tenho esse mesmo modelo de notebook. Preciso de sua ajuda pois estou tentando instalar o mac os x Mavericks 10.9.3 com o myhack 3.3 para fazer um pen drive com o S.O. porem no boot ele da o seguinte problema: pthread support aborts when sync kernel primitives misused rooting via boot uuid from /chose: 3d11e64c2-1075-31a9-a8c9-977213da7dcc waiting on ioprovider class ioresource ioresourceMatch boot uuid media (aparece a mensagem "still waitng for root device"

Na bios está:

Sata: INTEL® SMART RESPONSE TECHNOLOGY

Boot: UEFI

O que devo habilitar ou desabilitar na bios e posteriormente para seguir esse passo a passo, que está fantástico, e concluir a instalação. O que errei?

Se não estiver certo o meu procedimento, me ajuda com um passo a passo para que consiga conforme os passos descritos.

Abraço, desde já grato

mendietinha, os meus hds estão dessa forma:

/dev/disk0

#: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

0: GUID_partition_scheme *32.0 GB disk0

1: EFI EFI 209.7 MB disk0s1

2: Apple_HFS a 31.7 GB disk0s2

/dev/disk1

#: TYPE NAME SIZE IDENTIFIER

0: GUID_partition_scheme *500.1 GB disk1

1: EFI EFI 209.7 MB disk1s1

2: Apple_HFS b 499.8 GB disk1s2

Fiz a instalação no meu hd de 500gb e dei o boot mas não abre o S.O. sobre umas letras e depois congele e fica parado.

O que fazer? Qual o próximo passo?

Desde já grato.