Jump to content
Pockets69

Multiboot em Legacy BIOS usando o Clover Bootloader

Recommended Posts

Caríssimos aviso desde já que este tutorial requer muita paciência, algum "trial and error" conhecimento médio avançado de como funcionam partições, "bootloaders" etc, por isso se não tens todas estas características, não percas o teu tempo e salta para outro tópico, se mesmo assim queres aprender, salta para tópicos que falem do assunto, vai ler sobre a "UEFI bios" em "wikis" (por exemplo http://en.wikipedia.org/wiki/Unified_Extensible_Firmware_Interface), lê as "posts" do kyndder sobre o Clover bootloader(http://www.osx86.net/guides-tutorials/19291-guide-clover-efi-bootloader.html), como funciona, como se configura etc, e depois disto, lê ainda mais coisas, quando o fizeres estarás pronto para seguir o tutorial, mas mesmo assim não vai ser tarefa fácil.


pressupostos

ao escrever este tutorial assumo o seguinte:

- tens um PC intel based x86

- tens uma pen drive USB com o OSX 10.8 e que sabes que funciona

- um disco completamente limpo sem qualquer sistema operativo

- uma "board" antiga com BIOS (ou seja sem a nova UEFI)

- outra pen drive para a instalação dos sistemas operativos

- 7zip

- .iso dos sistemas operativos que desejas instalar

- win32disk imager (http://sourceforge.net/projects/win32diskimager/)

- rufus (http://rufus.akeo.ie/)

- os .isos dos sistemas operativos que desejas instalar em UEFI têm que ser em 64bits (x64) uefi e 32bits (x86) não funciona

- os .isos que instalares em modo Legacy, e que não suportam UEFI podem ser obviamente de 32bits ou de 64bits é a escolha



1) Instalar o OS X

Neste passo como o nome indica iremos instalar o OSX no nosso disco, assumindo que és é um utilizador experiente instruções para tal não serão necessárias pois cada um sabe como terá de preparar a sua instalação que "kexts" adicionar, que configurações fazer, etc para que tudo funcione como desejas, no entanto há coisas que se deve ter em atenção durante o "setup" da instalação que vou enumerar aqui.



- selecione o "diskutility"

- selecione o disco

- selecione "partition"

- carregue em "options" e selecione "GUID Partition table"

(vamos ter o nosso disco num sistema GPT um dos pressupostos do UEFI)


Agora a situação é a seguinte este tutorial vai ser um "6 way boot" que vai ter, OS X 10.8, Win7, Win8, Ubuntu, elementaryOS e Kali, quem quiser que use este "setup", quem não quiser use as partições como quiser.


No "partition lyout" selecione 7 partições (claro está se não queres fazer o mesmo "setup" escolhe sempre o numero de partições que desejas + 1, que será para o "swap" ("swap" necessário se usas Linux se não nem isso necessitas))

- OSX 10.8

- Windows 7

- Windows 8

- ElementaryOS

- Kali

- Ubuntu

- swap


Formata todas as partições que criares (menos a do OSX) em MS-DOS(FAT) e dá-lhe os nomes correspondentes ao OS que queres instalar.


Depois de teres tudo definido, nomes dados e tamanho das partições escolhidos carrega em "Apply", a partir daqui é "straight forward".


2) Instalar o "Clover bootloader"

Ok estamos de volta com OSX instalado e tudo a funcionar como deve de ser, está na altura de instalarmos o "Clover bootloader" no disco, para isso está aqui um script que te vai instalar o "clover" na partição EFI, e agora voces perguntam: Partição EFI? mas eu não criei isso no inicio, e eu respondo: Pois não, foi criada automaticamente quando o OS X foi instalado, ou seja tens mais uma partição agora.

Continuando com as instruções, saca o tal script para instalar o clover daqui: https://dl.dropboxusercontent.com/u/14276605/pack.zip


************Nota remove todos as pens usbs discos etc, para não haver confusão nesta parte.************

- Extrai o .zip

- Carrega no ficheiro "EFI Tools Clover EN"

(agora queremos formatar a nossa partição EFI em FAT32 para poder ser usada por todos os OSs que instalarmos)

- Por isso escolhemos a opção F

- Agora vai ser pedido BSD number do disco deverá ser 0

- De seguida o bsd numeber da partição deverá ser 1

- Depois vai querer confirmar carrega em y

- Insere a password

- Deixa correr

- Vais fazer o mesmo para opção G e H

- Quando acabares o H fecha o programa

- Vai ao programa show-hide files, e mostra os ficheiros escondidos

- Vai a partição EFI e certifica-te que estes ficheiros existem: boot, boot1, boot6

- Podes desligar o computador.


Neste momento temos o "Clover bootloader" instalado na partição EFI tal e qual como os requisitos da UEFI, vão reparar também que ao fazer "boot" se carregarem na tecla 1 varias vezes aparece o "chameleon" (para carregar sistemas operativos que não suportam UEFI) se deixarem fazer o "boot" normal sem carregar em nada aparece o nosso Clover.

Está tudo como queremos, vamos continuar.


3 Familiarizar-se com o Vbox UEFI BIOS incluído no Clover

Ok temos um "bootloader" instalado, e este "bootloader" é mais robusto e complexo que o chameleon/Chimera que todos estamos habituados, e para o comprovar até temos uma UEFI BIOS emulada que funciona como UEFI normal dos computadores mais recentes

Como aceder a essa UEFI BIOS? simples basta carregar exit no Clover e ele manda nos para a tal BIOS UEFI, aí temos varias opções tal e qual a BIOS UEFI de um computador recente:

- Continue

- Select language

- Boot Manager

- Device Manager

- Boot Maintenance Manager


A que mais nos interessa e ultima opção, essa opção permite fazer "boot" de ficheiros EFI diretamente, sem termos que usar o "bootloader", que nos irá dar jeito mais a frente, pois há alguns sistemas operativos que não vão arrancar da pen drive diretamente pelo Clover, então teremos que usar bios.


Por isso seleciona "boot maintenance manager", e surgirão mais opções, o que nos interessa é a "boot from file", esta opção é a tal que nos permite carregar ficheiros EFI diretamente quando o "bootloader" não funciona.


Agora, conselho, percam algum tempo e mexam um bocado nesta bios UEFI, experimentando as opções para ver o que cada uma faz, quando se sentirem prontos passem a proxima fase.



4) shanenigans com o Windows 8

Chega a altura em que o Windows 8 tem vontade própria, e ao tentar-mos instala-lo nesta fase, ao chegar-mos ao local para escolher-mos a partição ele diz que o disco é MBR e não GPT como nós definimos no inicio(WTF?) , por isso vamos fazer truques.

O plano é instalar o Ubuntu e o Kali em duas partições sem ser em modo UEFI e depois avançaremos para a instalação do windows 8, e aí o windows 8 já instala... não me perguntem porquê, porque eu não faço ideia.


4.1) instalação do Ubuntu

Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem do ubuntu para a pen drive.


Deve ser arrancado a partir da pen drive não com Clover, prossegue com a instalação ate a parte de escolher onde instalar, escolhe a opção "something else"


- escolhe a partição que diz swap

- carrega no sinal menos (-) o swap desaparece e passa a "free space".

- carrega no "free space" e carrega no sinal mais (+)

- seleciona tipo de partição swap

- confirmar

- carregar na que diz ubuntu

- carregar no sinal menos (-) ficamos de novo com "free space"

- carregar no "free space" e depois no sinal mais (+)

- type new partition: Logical

- location: Beginning of this space

- use as Ext4 journaling

- mount point: /

- boot loader selecione /dev/sda7 (no meu caso, deves escolher a partição onde decidiste instalar o ubuntu, se instalas-te na sda7 deve ser na sda7, se foi na sda5 e na sda5)

- continue


parabens ubuntu instalado em Legacy, falta o kali


4.2) Instalação do Kali

Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem do Kali para a pen drive.


Deve tal como o ubuntu ser arrancado apartir da pen drive e escolher graphical install, o kali instala de maneira ligeiramente do ubuntu, mas é bastante fácil, quando chegarem ao ecrã "Partition disks" mais uma vez escolham:


- Manual

- Escolham a partição que destinaram ao Kali (que puseram o nome no inicio) e double click

(antes de fazerem o que esta abaixo decorem a partição onde estão a instalar o Kali, vai ser perguntado mais a frente para instalar o bootloader por isso decorem, deve ser qualquer coisa como sda6 para vocês)

- Name: Kali

- Use as: Ext4 journaling

- Format the partition: yes, format it

- Mount point: /

- Label: Kali

- Não mexam no resto e pressionem "Done setting up the partition"

- De volta ao ecrã de partição, carregar "finish partitioning and write to disk"

- "Write change to disks": Yes

- No final da instalação vai vos ser pedido a partição onde instalar o "bootloader" como vocês tomaram atençao e repararam na partição agora vão introduzi-la com o seguinte formato /dev/sdaX (onde x e o número da partição no meu caso /dev/sda6)


E parabéns o Kali esta instalado em legacy também, os shanenigans do Windows estão resolvidos, quando tentarem instalar o Windows de novo já não irá dar qualquer erro, e dizer que o disco é MBR.


5) Instalação do Windows 8 em modo UEFI

Agora sim o Windows vai funcionar magicamente, quanto ao Ubuntu e ao Kali que instalamos mesmo a pouco vão deixar de funcionar depois de instalarmos o Windows 8(LOL), mas isso será tratado mais á frente por agora Windows 8 :D


5.1) Criar a Pen Drive com o Windows 8


- Device: escolham a vossa pen drive

- partition scheme MBR for UEFI computer

- Filesystem: FAT32

- Cluster size: default

- quick format

- create bootable disk using iso image (selecionem a imagem do windows 8)

- create extended label and icon files

- crreguem start


5.2) Instalar o windows 8

Agora que a pen está perparada, basta liga la ao PC e deixarem o pc arrancar até ao clover, vao reparar que aparece a pen detectada correctamente, mas se tentarem fazer boot vao ficar com um black screen e não arranca, é agora que todo o vosso conhecimento da vbox uefi bios vai ser usado

- Carreguem em exit no clover

- Escolham boot maintenance manager

- Boot from file

E vão ver que estão num file explorer, selecionem a vossa pen, é facil de descobrir porque tem o nome da instalação e vão para /efi/boot/ e selecionem o bootx64.efi, para grande surpresa (ou não) o windows 8 arranca, e antes não arrancava, prossigam com a instalação, até a parte de escolher o tipo de instalação selecionem "Custom Install", seleciona a partição onde desejas instalar o Windows 8 carrega em "Drive Options" e seleciona "Format", de seguida é só selecionar a partição outra vez e instalar.

O Windows há-de fazer o seu reboot habitual durante a instalação, quando o fizer vão ao clover e arranquem da nova entrada criada com o Windows 8, a instalação irá prosseguir.


Pronto o Windows 8 está tratado, vamos passar ao ubuntu, Lets Go!



6) Instalação do Ubuntu em modo UEFI

Este é bastante "straight forward", é também o único sistema operativo que o "installer" arranca a partir do Clover, nem sequer vamos ter que mexer na uefi bios nem nada XD, vamos a isso

Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem para a pen drive.

- Selecionem a drive no clover

- Selecionem install ubuntu no grub

- Sigam a instalação até chegarem ao ecrã "instalation type"

- Selecionar "something else"

- Carregar na mesma partição onde a gente tinha instalado o Ubuntu da outra vez

- Carregar no sinal menos (-) ficamos de novo com free space

- Carregar no free space e depois no sinal mais (+)

- type new partition: Logical

- location: Beginning of this space

- use as Ext4 journaling

- mount point: /

- boot loader selecione /dev/sda1 (partição EFI)

- continue

E o Ubuntu fica instalado em modo UEFI, próximo Windows 7 :D



7) instalação do Windows 7 em modo UEFI

Este será o que nos vai dar mais trabalho temos que criar a pen, e depois substituir alguns ficheiros, para fazer com que a pen seja "bootbale", depois disso é igual ao Windows mais coisa menos coisa, vamos a isso


7.1) Criação da pen drive

seguindo as instruçoes para o windows 8 para criar a pen

em seguida fazer o seguinte:

- ir a pasta /efi/microsoft/boot e copiar tudo o que está lá dentro para /efi/boot

- ir a pasta /sources e abrir o ficheiro install.wim com o 7zip

- ir para o seguinte caminho /1/Windows/Boot/EFI/ e copiar o ficheiro BOOTMGFW.EFI (atenção e o bootmgfw.efi, não e o bootmgr.efi) para o desktop

- do desktop copiar o bootmgfw.efi para a pasta /efi/boot

- apagar o ficheiro bootx64.efi e mudar o nome do bootmgfw.efi para bootx64.efi

A pen drive está preparada


7.2) Instalação

Mais uma vez tal como aconteceu em relação ao Windows 8 o Clover deteta a pen drive mas mais uma vez não arranca o "installer", e desta vez nem a vbox uefi bios nos salva como salvou no caso do windows 8, teremos que usar o terminal EFI.

- Arranquem o pc ate ao clover

- No clover seleciona start efi shell 64

(Funciona mais menos com os comandos do DOS, por isso vamos mudar a prompt para a pen drive onde temos o windows7)

- No meu caso é fs7 por isso escrevam fs7:

- Agora é fazer cd \efi\boot

- E escrever bootx64.efi e verão que agora o installer já arranca, pq que não arrancou pela UEFI bios? não sei, não faz qualquer sentido...


quando chegarem ao ecrã para escolher a instalação ou "custom" ou "upgrade", selecionem mais uma vez "custom"

- Selecionem a partição que destinaram ao Windows 7

- Carreguem em "drive options" e "format"

- e é só instalar

quanto ao reboot que o windows faz ao instalar é simples basta arrancar a partição que foi criada apartir do clover e continuar a instalação, não tem qualquer truque.

Parabens instalaram o windows 7 num disco do tipo GPT, mad skillz XD, só nos falta os sistemas operativos em legacy, tá mesmo quase.



8) instalação do Kali Linux em modo Legacy

Bom voltamos a instalação do Kali que desapareceu quando instalamos o Windows 8 a algum tempo atrás por isso vamos re-instalalo.

Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem para a pen drive.

Sigam as mesmas instruções de antes e quando chegarem a parte do "Partition disks" mais uma vez escolham:

- Manual

- Escolham a partição que destinaram ao Kali (que puseram o nome no inicio) e double click (já devem ter reparado nesta altura que pssou a haver mais uma partição por causa do MSR do Windows)

- Antes de fazerem o que esta abaixo, decorem a partição onde estao a instalar o Kali, vai ser perguntado mais a frente para instalar o bootloader por isso decorem deve ser qualquer coisa como sda7 para vocês.

- Name: kali

- Use as: Ext4 journaling

- Format the partition: yes, format it

- Mount point: /

- Label: kali

- Não mexam no resto e pressionem "Done setting up the partition"

- De volta ao ecrã de partição, carregar "finish partitioning and write to disk"

- "write change to disks": Yes

(como devem ter reparado agora com a outra partição que foi criada automáticamente quando instalamos o windows 8 a partição do kali desceu mais um bocado, antes era a /dev/sda6, agora passou para /dev/sda7, mas é absolutamente normal e devem instalar o bootloader na nova partição)

- no final da instalação vai vos ser pedido a partição onde instalar o bootloader como voces tomaram atençao e repararam na partição agora vao introduzi-la com o seguinte formato /dev/sdaX (onde x e o nomero da partição no meu caso /dev/sda7)


Só falta um está quase pessoal :D


9 instalação do elementaryOS em modo legacy

Devem usar o win32disk imager para passarem a imagem para a pen drive.

mais uma vez devem arrancar o OS pela pen drive e não pelo clover

sigam a instalação como habitual quando chegarem ao ecrã do "instalation type" é igual ao ubuntu:

- selecionar something else

- carregar na partição onde desejam instalar o elementaryOS (ja so deve sobrar uma também)

- carregar em delete ficamos de novo com free space

- carregar no free space e Add

- location: Beginning of this space

- use as Ext4 journaling

- mount point: /

- bootloader instalar na partição onde instalaram o Elementary no meu caso /dev/sda6

Tudo instalado


Ultimas palavras

Está tudo instalado meus senhores, espero que se tenham entretido, a instalar sistemas opeartivos nos vossos computadores como se não houvesse amanhã, eu diverti-me bastante a faze-lo mas duvido que o tivesse conseguido se não fosse o

pernacabeluda e o lucasykes, deram me dicas indispensaveis, thanks for the brain picks guys, que me ajudaram a a instalar tudo isto, espero que gostem deste tutorial que me deu bastante trabalho a escrever, bastante mesmo, espero que tenham tido sucesso

ao executar os passos aqui descritos, e que postem as vossas duvidas, cá estaremos para responder e ajudar, mais uma vez, um grande agradecimento ao pernacabeluda pela ajuda na thread que originou este tutorial.

Não meti qualquer foto neste tutorial, poderei vir a faze-lo se tiver tempo daqui a uns dias, penso que as explicações estão bastante detalhadas por isso fotografias não serão mais que algo para esclarecer alguma confusão.


Já agora pessoal que não seguiu o tutorial á risca, improvisou, ou usou menos partições digam me o vosso resultado, também, gostaria de saber se tiveram sucesso ou não.


CopyRight...CopyWrong...RightToCopy...

Pessoal postem o tutorial onde quiserem, ou podem até postar partes do tutorial, mas pesso que dêm sempre crédito a mim (pockets69) ao Pernacabeluda e ao Olarila.com

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Assim instala o clover sim, mas não instala na partição EFI, vai instalar no disco na partição onde tem o hackintosh (ou se escolheste outro destino tipo uma pen drive, ou um cartão ssd) se é essa a intenção assim dá.

Mas se queres instalar na partição EFI terás de escolher "instalar clover na ESP" vou te ser sincero, não tive muita sorte a usar esse pkg, que mostras na imagem, usei antes um script que deixei o link no tutorial, funciona bastante bem e é bastante simples, formata a partição EFI em fat32 e instala o clover e o chamaleon nessa partição.

ah e mais uma coisa, convem checkar as outras checkboxes que dizem drives 64 escolhe todas essas também.

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

A sim, o que eu quero mesmo, é usar o Clover, sem alterar a partição EFI.


Pois quero seguir bem seu topico, quero ver esse Windows 8 em LegacyBios, espero que fique bom!


Queria saber como se formata o HD em MBR+ FAT32 ??

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Ah ok, bom, se essa é intenção então está certo, mas adiciona as drivers 64bits, de resto tudo bem.


O windows 8 em legacy BIOS fica normal, não notei nenhuma diferença para uma instalação normal, é so para dizer que o windows 8 agora pensa que esta a correr numa bios UEFI sem estar...


O meu disco está formatado usando GUID, a minha partição do windows 8 está em NTFS, é o processo normal, não tem nada que saber, fazer o boot da pen drive, através da bios do clover (uefi bios) apartir daí o windows pensa que está a correr em UEFI, depois é sé formatar a partição em NTFS e instalar.

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Ah ok, bom, se essa é intenção então está certo, mas adiciona as drivers 64bits, de resto tudo bem.


O windows 8 em legacy BIOS fica normal, não notei nenhuma diferença para uma instalação normal, é so para dizer que o windows 8 agora pensa que esta a correr numa bios UEFI sem estar...


O meu disco está formatado usando GUID, a minha partição do windows 8 está em NTFS, é o processo normal, não tem nada que saber, fazer o boot da pen drive, através da bios do clover (uefi bios) apartir daí o windows pensa que está a correr em UEFI, depois é sé formatar a partição em NTFS e instalar.

 

Entendi...


Na hora de instalar, eu coloco a partição em GUID, e depois sigo com a instalação padrão do OS X e Windows 8.

Vlw mesmo hem!

Thanks & Regards

IdeaPad Gaming 3i  Aspire A515-52 • Clover / OpenCore
We are in a great Forum, so, let's have some fun and learn from each other!

btn_donate_SM.gif

Link to comment
Share on other sites

Você não teve o mesmo problema com o Chameleon?


A solução é a mesma, só usa o boot1h do Clover (/usr/standalone/i386)


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=8&t=1198

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Você instalou o Clover na partição do OS X ou na EFI?


Se foi na EFI e ela for FAT32 tem que usar o boot1f32 em vez do boot1h.


Formata a partição EFI de novo, reinstala o Clover e cria o newbs com estes comandos (troca o X pelo número do HD)

diskutil list
cd /usr/standalone/i386
sudo dd if=/dev/rdiskXs1 count=1 bs=512 of=origbs
sudo cp boot1f32 newbs
sudo dd if=origbs of=newbs skip=3 seek=3 bs=1 count=87 conv=notrunc

Depois copia o newbs para o pen drive e faz como antes, só que com esse arquivo em vez do boot1h.


Edit: acho que nem precisa fazer pelo pen drive, basta desmontar a EFI antes de gravar o newbs

sudo umount /dev/diskXs1
sudo dd if=newbs of=/dev/diskXs1 count=1 bs=512

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

pernacabeluda, estou mudando do chameleon para o clover,

1, pq o clover é mais completo.

2, pq estou tento um erro super chato que é, NVDA(OpenGL): Channel timeout!


Esse erro trava o sistema (o mouse fica funcionando, porem trava tudo, quando reinicio aparece isso no console)

queria ver se teria alguma novidade referente a isso com o clover.

O que vc acha?

Link to comment
Share on other sites

Não sei mesmo, nunca tive esse problema.


A única coisa que li sobre esse erro foi naquele tópico que te indiquei.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Verifica se o instalador gravou o arquivo boot na raiz da partição EFI, parece que tem um bug que ele não grava em alguns casos

http://www.projectosx.com/forum/index.php?s=&showtopic=3191&view=findpost&p=40345

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Olá Caros, o tópico é muito interessante e muito bem explicado, porém eu estou com problemas na hora da instalação do Windows. Estou seguindo detalhadamente o passo a passo para do tutorial, consigo acessar a Bios UEFI emulada e também consigo ir até o file explorer e selecionar o arquivo bootx64 e entrar na instalação do windows, o problema ocorre na hora de formatar a partição da instalação, ele não formata a partição e se eu deleto a mesma e tento criar uma nova partição ele também não cria. Na parte de baixo sempre fica essa mensagem Windows Can't be installed on this drive eu clico na mensagem e ele me apresenta essa caixa de dialogohttp://i.imgur.com/5bngB04.jpg. Meu disco está em GPT por que no começo da instalação é pedido pra ir em options na hora de particionar e selecionar GUID Partition table. O que pode estar acontecendo?



muito obrigado pela atenção

Link to comment
Share on other sites

O HD não deve estar em GPT puro, mas sim em hybrid MBR, ou seja, você alterou uma das partições para MS-DOS (FAT) pelo utilitário de disco

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=38

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

O HD não deve estar em GPT puro, mas sim em hybrid MBR, ou seja, você alterou uma das partições para MS-DOS (FAT) pelo utilitário de disco

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=38



Então na hora de particionar o HD eu faço 3 partições: Uma Mac OS Expandido (Reg. Cronológico) para o Mac OS X e duas partições MSDOS (FAT) para o Linux e para Windows e escolher o Guid partion Table para o Disco? Isso vai tornar meu HD um Hybrid MBR perna?

Link to comment
Share on other sites

Você leu o passo 1 do guia? É isso que diz para fazer.


Pessoalmente nunca usei esse esquema.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Veja o que diz o passo 4.


Eu faço diferente, no utilitário de disco deixo tudo em HFS+ para ficar GPT puro, depois altero para NTFS ou EXT pelo gParted

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Veja o que diz o passo 4.


Eu faço diferente, no utilitário de disco deixo tudo em HFS+ para ficar GPT puro, depois altero para NTFS ou EXT pelo gParted

http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831

 

Então perna fiz desse jeito que você me indicou e parecia que ia dar certo mas não deu, eu deleto o disco em ntfs no Windows, crio uma partição nova e o windows cria todas as partições necessárias, só que quando eu vou prosseguir com a instalação ele me apresenta esses erros. http://imgur.com/ae2gWru,sfoztLf Alias uma duvida perna é possivel ter o Clover e o chameleon? Tipo se eu quiser usar um OS no Modo Legacy eu entro pelo chameleon, se eu quiser usar um OS UEFI eu entro Clover. Talvez isso solucione o meu problema

Link to comment
Share on other sites

Isso de criar as partições do Windows pelo instalador dele nunca funcionou para mim, por isso faço do jeito que escrevi no tópico.


Clover EFI (legacy) e Chameleon podem coexistir com o boot1h2 ou boot1f32alt (opção PBR alternativo) que permitem que pressione um número no teclado e ele carrega o arquivo boot correspondente (por exemplo, pressionando 1 carrega o arquivo boot1 que pode ser o Chameleon).


Se o BIOS for UEFI pode alternar entre Clover UEFI e Chameleon mudando o boot entre UEFI e legacy no setup do BIOS.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Isso de criar as partições do Windows pelo instalador dele nunca funcionou para mim, por isso faço do jeito que escrevi no tópico.


Clover EFI (legacy) e Chameleon podem coexistir com o boot1h2 ou boot1f32alt (opção PBR alternativo) que permitem que pressione um número no teclado e ele carrega o arquivo boot correspondente (por exemplo, pressionando 1 carrega o arquivo boot1 que pode ser o Chameleon).


Se o BIOS for UEFI pode alternar entre Clover UEFI e Chameleon mudando o boot entre UEFI e legacy no setup do BIOS.

 

Cara eu criei as partições pelo Gparted como você mesmo pediu e deu esse erro, eu estou criando o Pendrive do Windows pelo Rufus e já tentei o Modo MBR For UEFI e GPT for UEFI, ambos apresentaram o mesmo problema. Tem mais alguma dica pra me dar Perna? Existe algum tutorial sobre fazer esse esquema do Chameleon e Clover? Eu não tenho Bios UEFI, minha BIOS é antiga.


muito obrigado pela atenção

Link to comment
Share on other sites

Seja mais claro, não está fazendo sentido o que você está dizendo.


Você disse que fez isto (coisa que eu nunca recomendei fazer)

eu deleto o disco em ntfs no Windows, crio uma partição nova e o windows cria todas as partições necessárias

Depois isto, que é outra coisa bem diferente

eu criei as partições pelo Gparted como você mesmo pediu

Eu nunca falei para criar partições pelo gParted, leia de novo.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...