Jump to content
Pockets69

Clover bootloader em BIOS legacy

Recommended Posts

Olá pessoal


Tenho um problema que talvez me consigam ajudar, tenho aqui este Asus 1001px que tem estado a fazer de Macbook Air ultimamente, e eu até tinha feito um "neat" setup tendo um 5 way boot num sistema MBR usual, e usando o chameleon como bootloader que depois no caso dos linuxs faziam chainload para o GRUB, no caso do Windows 8 fazia chainload para o bootloader do Windows 8, e no caso do OSX fazia boot da partição do OSX sem qualquer problema, isto tudo portanto num setup com um disco MBR e uma BIOS legacy.


Mas como sempre ouvi dizer se estiver bom, mexe, e faz melhor, eu decidi testar o Clover porque me pareceu um bootloader com características muito boas, e como vi que suportava Legacy BIOS e fazia uma emulação da UEFI, pensei logo, "quero experimentar isto".

O que eu fiz foi formatar o disco criar as partições como usual mas desta vez num sistema GPT (suportado pelo UEFI) instalei o OSX, fiz boot através do chameleon, instalei o clover e bom aqui surgiram os problemas, a situação é a seguinte se eu instalar os ficheiros na partição do OSX que foi o que eu fiz numa primeira tentativa eu consigo chegar ao bootloader e fazer boot OSX normalmente (não consigo fazer boot de nenhum sistema operativo instalado nas outras partições (Linux ubuntu foi o que tentei)) no entanto o OSX faz boot o que não é mau de todo, já se eu instalar o Clover na partição EFI não chego ao bootloader, fico naquele ecrã que emula a UEFIbios igual a do vbox

(ESTE http://img689.imageshack.us/img689/2589/9dd3.png)


Agora a pergunta é, como é que eu acedo ao bootloader instalando o clover na partição EFI? era isto que queria tentar pois penso que se conseguisse instalar o bootloader na partição EFI conseguia fazer boot do OSX, e dos outros sistemas operativos que instalasse.


Alguém me pode dar umas dicas de como abordar o problema?


Desde já obrigado


PS fiz um search para ver se o meu problema já tinha sido postado, não encontrei nada de relevante, por isso resolvi postar.


EDIT

aqui está um vídeo do ultimo sitio onde procuro coisas, youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=Jq-_E35joX8


E este o problema que tenho fico ali naquele screen e não sai...

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Qual é o formato da partição EFI?


Sinceramente não sei se vai funcionar caso o BIOS não seja UEFI, mas tenta com a EFI em FAT32 e faz a instalação manual dos setores de boot


http://clover-wiki.zetam.org/Installation#Installation-on-a-FAT32-partition

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

descrobi o problema, clever bastards o problema e o seguinte, como eu quiz fazer a install UEFI compliant resolvi por tudo de acordo com as regras, GPT partition etc, visto que queria por isto o mais parecido cm uma uefi real, o facto e que para isso tem que se por umas configs differences, a partiçao uefi n pose Ser fat32 cm GPT tem que ser hfs se nao, nao ha boot para ninguem, por isso se usarem GPT a EFI tem que ser hfs.


Agoura respondendo ao pernacabeluda era FAT32 mas pronto problema resolvido, quango a instalaçao manual e como eu faço sempre, e sim da para bios normais graças a emulaçao do UEFi, o clover e para todas as bios uefi ou legacy.

e mt obrigado por tentares ajudar.

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

boas.


Vou descobrir isso daqui a umas horas, mas á partida não, no entanto o clover tem um modo muito bom, que se carregares na tecla 1 vais parar ao chameleon em vez de ires parar ao clover, cool uh? por isso dado adquirido é, se não fizer boot pelo clover em uefi etc, ira fazer boot pelo chameleon como antigamente sempre fez, I guess, mas pronto, dou noticias mais concretas daqui a umas horas, mas devo dizer que este bootloader está a surpreender-me pela positiva, e muito, tens que te habituar a algumas mudanças comparado com o chameleon/chimera, mas tem coisas que nem o chameleon/chimera fazem.


anyway ill report back later.

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Foi esse o problema que eu imaginei se a EFI não estiver em FAT32. O Windows por exemplo grava o boot em EFI/microsoft/boot na partição EFI. Acredito que o bootmgfw.efi (que é carregado pelo Clover) não vai conseguir ler os demais arquivos com a EFI em HFS. O Chameleon tampouco vai conseguir fazer boot ao Windows se estiver instalado no modo UEFI, você vai ter que instalar no modo legacy, ou seja, não poderá usar GPT, terá que usar hybrid MBR. Pelos meus testes, o Windows é bem restrito na hora da instalação, só instala no modo UEFI se for GPT e só instala no modo legacy se for MBR ou hybrid.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

É, é verdade sim o Windows 7 e como disseste é bastante restritivo, logo á partida no setup que tinha antes fui a fazer a instalação e bam não instala em disco com formato GPT, o que não me ocorreu agora, e vou me deparar com o mesmo problema daqui a bocado, quanto ao ubuntu instalou mas não consigo fazer boot em uefi, so em legcy, como me vou deparar com o problema do 7 vou antes tentar o 8 e depois digo o que se passou, mas isto tem realmente dado cabo da cabeça, mas é engraçado.

Na pior das hipóteses volto a trás, e mudo para mbr e depois tento o clover com esse setup, pelo menos o 7 não vai dar o problema do disco ser GPT, depois logo se ve, eu vou mantendo a thread actualizada.


abraço


EDIT

um resumo da minha situação atual, se alguem quiser dar uma ajudinha.


como referido anteriormente um disco GPT com a seguinte estrutura:

- EFI

- OSX 10.8.4

- Windows8

- windows7

- ElementaryOS

- Kali

- Ubuntu

- swap

até agora o que está instalado é o OSX, o ubuntu e kali os outros têm so as partiçoes criadas, todos as partiçoes funcionam em legacy com o chameleon por exemplo.


ja com o clover so o OSX funciona, eu sinceramente não sei se estou a fazer algo de mal, pq nos sabemos que existem 4 sistemas operativos a suportar UEFI, windows 8, Ubuntu através do shim loader, o suse (se não me engano) e o OSX, agora a verdade é que como clover o unico que consegui por a funcionar foi o OSX, quanto ao windows 8, com o setup que tenho agora, é garantido, que nao vai funcionar, EFI (hfs) partition a fazer boot do windows 8 vai ser dificil, mas eu tou com o pressentimento que mesmo que use FAT32 para EFI isto nao vai funcionar, nao entendo porque... e é estranho pq estou farto de procurar um tutorial que me de ideia de como hei-de fazer um triple boot com OSX win8 e ubuntu (pq depois e so adaptar aos outros) e nao encontro nada, tudo usa chameleon, e isso esta mais que batido, nao tem segredo.


bem vou continuar a procurar, se alguem tiver alguma sugestão por favor que a deixe aqui, perciso de ideias de como abordar o problema.


abraço


EDIT2

WINDOWS FUCKERY NOT OVER! melhor noticia de sempre (sarcasmo), tentei instalar o windows 8 como disse, e nem pude testar a ver se funcionava, porquê? porque o windows recusou-se a instalar na partição, porquê? porque o disco é do tipo GPT... WHAT THE FUCK!!!! o windows 8 tem que funcionar com GPT porquê que não instalou?


Sinceramente ja sao 5 da manhã, ja não tenho mais paciencia para isto, mas amanhã começo tudo de novo e vai ser MBR com EFI em FAT32.


se alguem tiver alguma ideia que poste... eu ja estou por tudo.


abraço

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Bom, pra instalar o windows em um disco GPT vc tem que criar pendrive de instalação em um pendrive GPT e consequentemente em UEFI, não acho que seja possivel manter o clover UEFI e o bootloader UEFI do windows simultaneamente, muito menos o windows 7 e o windows 8 simultaneamente, ja que o windows so instala o modo UEFI em um disco GPT.


no meu notebook eu tenho o windows 8 em UEFI, e o chamelion na mbr, a partir do chamelion eu entro no OS X e no Elementary OS.

minha placa mãe possui "dual boot", ao iniciar eu teclo F10 e posso escolher entre windows 8 (UEFI) e chamelion (legacy, mbr).


a solução pra vc seria escolher entre uma das versões do windows e instalar em UEFI e instalar o clover ou o chamelion na mbr e a partir do do clover ou chamelion dar boot nas distros linux, eu recomendo usar o chamelion mas se vc precisar usar o clover imagino que seja possivel tbm, so que nunca fiz isso, então não posso confirmar.


instale o OS X, instale o clover ou o chamelion na mbr, depois crie a instalação do windows no pendrive formatado em GPT (procure algum tutorial de como criar uma instalação UEFI do windows)


se tudo der certo vc tera o windows em UEFI e o chamelion ou clover na mbr e poderar escolher na hora do boot, procure na bios pelo modo de boot, eu tenho 3 opções:

UEFI, legacy (mbr), e dual boot.


deixe em dual boot, talvez vc so possa escolher entre legacy e UEFI, mas vc ainda poderá continuar, mas terá que entrar na bios sempre que desejar sair do osx e linux para o windows e vise versa.


o truque para entrar no linux pelo chamelion é instalar o grub na partição onde está instalado o linux.

então quando for instalar o linux em vez de instalar o grub em /dev/sda, instale o grub em /dev/sda5, sendo que /dev/sda5 é onde será instalado o linux.

imagino que isso tbm funcione com o clover.


exemplo do meu notebook:


UEFI -> windows8


mbr -> chamelion

-> OS X

-> Elemetary OS


acho que agora vc conseguirá. boa sorte ai.

HM77, i5-3210M, HD4000, 640M (inativa), ALC633.

Link to comment
Share on other sites

Uma idéia para conseguir instalar o Windows 8 em GPT usando o CloverEFI (legacy): copia o conteúdo da imagem (tem que ser a x64, que contém efi\boot\bootx64.efi) para um pen drive em FAT32, move o arquivo efi\boot\bootx64.efi para efi\microsoft\boot\bootmgfw.efi e instala o Clover no pen drive. Ao iniciar pelo Clover do pen drive, talvez apareça a opção "Microsoft EFI boot menu" que abrirá a instalação do Windows no modo UEFI.


Para o Windows 7 a mesma coisa, porém o arquivo bootmgfw.efi é obtido como mostro neste tópico


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831


Para o Ubuntu, formata o pen drive em FAT32, grava o iso nele usando o "Startup Disk Creator", renomeia a pasta /EFI/BOOT para /EFI/ubuntu e instala o Clover no pen drive.


Em ambos os casos, se o instalador do Clover remover as pastas Microsoft e ubuntu da pasta EFI, copia de volta do backup que ele faz na raiz.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Bom, pra instalar o windows em um disco GPT vc tem que criar pendrive de instalação em um pendrive GPT e consequentemente em UEFI, não acho que seja possivel manter o clover UEFI e o bootloader UEFI do windows simultaneamente, muito menos o windows 7 e o windows 8 simultaneamente, ja que o windows so instala o modo UEFI em um disco GPT.

Pois lá está sempre a aprender, não me ocorreu formatar a pen drive com GPT também, sim quanto manter os dois bootloaders simultaneamente também não me parece, mas também não é esse o meu interesse, o meu interesse é que o clover trate de tudo o que conseguir tratar, e o que não conseguir trata o chameleon.

 

no meu notebook eu tenho o windows 8 em UEFI, e o chamelion na mbr, a partir do chamelion eu entro no OS X e no Elementary OS.

minha placa mãe possui "dual boot", ao iniciar eu teclo F10 e posso escolher entre windows 8 (UEFI) e chamelion (legacy, mbr).

pois, mas eu não, não deves ter reparado mas meti la no primeiro post, que a minha motherboard so suporta legacy, ou seja é a bios antiga que estamos habituados, isto do clover é uma teimosia minha, e que eu queria por a funcionar...

 

a solução pra vc seria escolher entre uma das versões do windows e instalar em UEFI e instalar o clover ou o chamelion na mbr e a partir do do clover ou chamelion dar boot nas distros linux, eu recomendo usar o chamelion mas se vc precisar usar o clover imagino que seja possivel tbm, so que nunca fiz isso, então não posso confirmar.

calculo que seja possivel como escrevi umas posts acima existem 4 S.Os que suportam UEFI windows 8 ubuntu suse (acho eu) e o osx, por isso eu esperava pelo menos conseguir fazer boot com o clover destes 3, osx win8 e ubuntu, e os outros usava o chameleon.

 

instale o OS X, instale o clover ou o chamelion na mbr, depois crie a instalação do windows no pendrive formatado em GPT (procure algum tutorial de como criar uma instalação UEFI do windows)


se tudo der certo vc tera o windows em UEFI e o chamelion ou clover na mbr e poderar escolher na hora do boot, procure na bios pelo modo de boot, eu tenho 3 opções:

UEFI, legacy (mbr), e dual boot.

pois como disse lá em cima, sempre a aprender, eu não fazia ideia que era perciso um metodo especial pa criar uma pen drive para instalar o windows em UEFI, eu tenho estado a usar o windows usb tool da MS, que sempre usei antes, mas pronto isto ja se viu que é uma situaçao diferente.

 

deixe em dual boot, talvez vc so possa escolher entre legacy e UEFI, mas vc ainda poderá continuar, mas terá que entrar na bios sempre que desejar sair do osx e linux para o windows e vise versa.

pois comigo isso não vai funcionar, ja que a minha bios é... uma bios mesmo XD

 

o truque para entrar no linux pelo chamelion é instalar o grub na partição onde está instalado o linux.

então quando for instalar o linux em vez de instalar o grub em /dev/sda, instale o grub em /dev/sda5, sendo que /dev/sda5 é onde será instalado o linux.

imagino que isso tbm funcione com o clover.

esse e o setup que tenho agora, o bootloader instalado na mesma partição do sistema operativo, para o clover não funciona, eu meti o ubuntu com o grub na mesma partição (sda7) o clover fica stuck e não ha qualquer actividade, quanto ao chameleon funciona logo, faz chain boot para o grub, e lá vai ele a vida dele todo contente, no clover nada, mas eu axo que é por nao instalar o bootloader na partição EFI deve ser qualquer coisa como

/EFI

ubuntu/grub e não sei que mais, ja vi isto não sei onde.


encontrei esta estrutura numa thread que tive a ler, mas sinceramente não consegui descurtinar muito do que se passou.

/EFI

ACPI

BOOT < Must be Clover's BOOT folder

drivers64UEFI

kexts

Microsoft

misc

OEM

ROM

tools

ubuntu


esta estrutura do EFI inclui os 3 OSs (basicamente o que eu queria)

 

exemplo do meu notebook:


UEFI -> windows8


mbr -> chamelion

-> OS X

-> Elemetary OS


acho que agora vc conseguirá. boa sorte ai.


vamos ver... muito obrigado, pela ajuda :D fica de olho na thread, que eu vou postando updates.


Quanto ao pernacabeluda

Uma idéia para conseguir instalar o Windows 8 em GPT usando o CloverEFI (legacy): copia o conteúdo da imagem (tem que ser a x64, que contém efi\boot\bootx64.efi) para um pen drive em FAT32, move o arquivo efi\boot\bootx64.efi para efi\microsoft\boot\bootmgfw.efi e instala o Clover no pen drive. Ao iniciar pelo Clover do pen drive, talvez apareça a opção "Microsoft EFI boot menu" que abrirá a instalação do Windows no modo UEFI.

Obrigado pela dica vou tentar isso mesmo daqui a uns minutos

 

Para o Windows 7 a mesma coisa, porém o arquivo bootmgfw.efi é obtido como mostro neste tópico


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831


Para o Ubuntu, formata o pen drive em FAT32, grava o iso nele usando o "Startup Disk Creator", renomeia a pasta /EFI/BOOT para /EFI/ubuntu e instala o Clover no pen drive.


Em ambos os casos, se o instalador do Clover remover as pastas Microsoft e ubuntu da pasta EFI, copia de volta do backup que ele faz na raiz.

vou tentar primeiro no 8 se der asneira ja nem vale a pena tentar no 7, vou primeiro tentar em GPT com as instruçoes que meteste, mais as do lucassykes, depois posto qualquer coisa aqui, mais uma vez obrigado aos dois :D

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

encontrei esta estrutura numa thread que tive a ler, mas sinceramente não consegui descurtinar muito do que se passou.

/EFI

ACPI

BOOT < Must be Clover's BOOT folder

drivers64UEFI

kexts

Microsoft

misc

OEM

ROM

tools

ubuntu

Essa estrutura é antiga, agora todos os arquivos do Clover ficam em /EFI/CLOVER.


Eu tenho a seguinte estrutura na partição EFI:

/EFI

/EFI/CLOVER

/EFI/Microsoft

/EFI/ubuntu



@lucassykes


A questão é que o BIOS dele não é UEFI. No seu caso é possível fazer o Clover gerenciar o boot de todos os sistemas no modo UEFI, basta instalar desta forma


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2831

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

ah ok, bom eu tratei de criar um USB com win8 x64 e com gpt conforme o lucassykes disse e não faz boot, se for a bios e carregar directamente o USB black screen, se arrancar pelo clover que tenho no disco ele detecta a pen se eu carregar space ele dá a opção de boot winmgr.efi (acho que é isso) seleciono essa opção black screen também, se eu tentar o boot pelo chameleon blackscreen, vou agora tentar a tua sugestão pernacabeluda, e modificar o usb. bbl


EDIT1

bem estou de volta com noticias no mínimo estranhas... então o que eu fiz foi o seguinte como sugeriste pernacabeluda, criei uma pen drive com Windows 8 x64, e como disse andei a experimentar e não consegui arrancar nada, fiz então o que sugeriste (acho que fiz bem se não corrige-me) encontrei aqui uma pen drive formatei-a com fat32 instalei o clover la pa dentro (numa partição EFI não sei se era aí ou não) movi o /efi/boot/bootx64.efi para como sugerido /efi/Microsoft/boot/bootmgfw.efi e para ter a certeza agarrei e fiz o mesmo dentro da pasta do clover (se não deteta-se uma entrada, detetava a outra) fiz reboot, arranqui pela pen deu erro boot0SS: error... ignorei voltei ao OSX e em vez de criar a pen drive, copiei os tais ficheiros, para a partição EFI que já tinha no disco, com a estrutura que recomendaste, fiquei então com uma entrada no clover a dizer boot Windows from (blank) não tem label LOL carreguei n fez nada nem, mas o que eu me lembrei foi isso tem aquela uefi bios do vbox (esta, http://img689.imageshack.us/img689/2589/9dd3.png), que permite carregar ficheiros individualmente, foi a essa uefi bios emulada e entrei na pen drive que tinha o Windows 8 e fui a efi/boot/bootx64.efi e o installer iniciou, consegui instalar no disco sem dar o erro do GPT (visto que o pc pensa que é uefi graças ao bootloader) mas depois quando o pc faz reboot para a segunda parte da instalação o clover já não existia, logo não pude lançar a segunda parte da instalação, voltei a entrar no OSX re-instalei o clover, tentei lançar a continuação da instalação pelo clover, selecionei a opção boot Windows from (blank) não fez nada, usei o mesmo truque da uefi bios, ou seja lancei a tal vbox uefi bios, usei a tal opção que permite carregar ficheiros individualmente (como fiz para o usb) fui ate ao disco onde tinha o Windows instalado fui a /Windows/Boot/EFI/bootmgfw.efi tentei lança-lo para tentar continuar a instalação deu me a clássica mensagem de erro do BCD (esta http://www.vercot.com/~serva/an/Imgs/Windows1_BCD_err.png) mas com uma mensagem diferente, diz: \EFI\Microsoft\Boo\BCD


status- 0xc000000f


Info- the boot config data for your pc is missing or contains errors

ou seja no fim de contas consegui instalar o win8 ate ao primeiro reboot, apartir daí nada.


Agora a minha pergunta é: existe algo que eu esteja a fazer mal? devo esquecer o GPT completamente e voltar ao MBR? se sim quando estiver a criar as partições no diskutil do OSX devo criar logo á partida uma partição de 200mb para o EFI certo? alguma coisa em particular que eu deva ter em atenção?


abraço e obgd pela ajuda aos dois, têm sido 5 estrelas :)

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Acho que o melhor é deixar a partição EFI do HD em FAT32, pois o instalador do Windows vai querer gravar arquivos nela e se estiver em HFS ele não vai conseguir.


Tenta formatar o pen drive em FAT32 com tabela MBR ao invés de GPT e faz os procedimentos que eu indiquei. Em princípio deveria funcionar, testei aqui com o Windows 7 e consegui subir o instalador no modo UEFI no meu PC antigo (sem UEFI) iniciando pelo Clover

 

foto.jpg.38a18b8176a733ae792b1d773a9fb2b0.jpg

 

Assim, após o primeiro reboot da instalação do Windows, faz boot novamente pelo Clover do pen drive e seleciona o "Microsoft EFI boot menu" do HD, deve prosseguir a instalação.


Não tive como testar aqui pois como pode ver pela imagem meus HDs desse PC antigo estão em MBR.


O problema maior vai ser depois, caso não conseguir iniciar o Clover da partição EFI do HD em FAT32.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

umh pois mas assim volto ao problema inicial, que era um disco GPT ao formatar a partição EFI em FAT32 (como tinha anteriormente) não arranca o clover vai parar aquela tal UEFI bios emulada do vbox, posso tentar outra vez e formatar em fat32, talvez agora funcione.


quanto a pen em mbr era tb o que tinha antes, o clover detecta a pen, mas não arranca :(

mas hey, vou tentar tudo de novo a ver se desta vez arranca.


EDIT1

pronto so para me contrariar e fazer me passar por parvo, agora, a partição EFI a fat32 funcionou, por isso aparentemente um problema resolvido...


will keep you up to date.


EDIT2

ok a pen que estava em GPT e modo UEFI não arrancou apartir do clover, carreguei space apareceu a opção bootmgr.efi (acho que era isso) carreguei ecrã preto, nada.

estou agora a criar outra pen desta vez com mbr e modo uefi a com windows8 x64 a ver se arranca.


EDIT3

Winner winner chicken dinner! LMAO ok com o setup k disse acima, pen drive com Windows 8 x64 com formatação mbr para uefi, arrancou instalou, e quando chegou ao reboot, arranquei apartir do disco, e desta vez não ficou num ecrã preto, começou o getting devices ready, por isso axo que funcionou, vamos la ver... já digo qualquer coisa.

Edited by Guest

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Pois, testei aqui num pen drive e funcionou a EFI em FAT32.


Formatei a EFI em FAT32

sudo newfs_msdos -v EFI -F 32 /dev/disk2s1
mkdir /Volumes/EFI
sudo mount_msdos /dev/disk2s1 /Volumes/EFI

 

Instalei o Clover no pen drive (não na partição EFI, mas na "principal").


Movi o arquivo boot e a pasta EFI para a partição EFI

cd /Volumes/SANDISK/
sudo mv boot EFI /Volumes/EFI/

 

Gravei os setores de boot na partição EFI

cd usr/standalone/i386
sudo fdisk440 -f boot0ss -u -y /dev/rdisk2
sudo dd if=/dev/rdisk2s1 count=1 bs=512 of=origbs
sudo cp boot1f32alt newbs
sudo dd if=origbs of=newbs skip=3 seek=3 bs=1 count=87 conv=notrunc
sudo dd if=newbs of=/dev/rdisk2s1 count=1 bs=512

 

Pronto, funcionou o boot pelo pen drive GPT com Clover na partição EFI.


Acho que agora seria só fazer a instalação do Windows fazendo boot pelo Clover.


Para garantir que o Windows vai gravar seus arquivos de boot em /EFI/Microsoft e não em /EFI/BOOT sugiro copiar o Clover para a pasta BOOT até que o Windows esteja instalado

cd /Volumes/EFI/EFI
mkdir BOOT
cp CLOVER/CLOVERX64.efi BOOT/BOOTX64.efi

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

ah n vi o teu reply, obrigado pelos passos, entretime a ler o teu tutorial enquanto isto tava a criar a pen, e deu pa tirar mais umas ideias se isto não funcionar, mas por agora arrancou, vou so fazer o ultimo passo que indicaste para garantir que o Windows grava os arquivos no sitio certo e não se poe a escrever em sítios que não deve na partição EFI.


EDIT1

Não foi preciso fazer o ultimo passo, reparei que os ficheiros do Windows 8 foram todos gravados para \EFI\Microsoft por isso não foi necessário mexer, bem acho que so falta o ubuntu e o 7 XD, e depois e apagar tudo e fazer tudo limpinho de novo :)

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Para instalar o Ubuntu também inicia pelo Clover, aí é certo que ele vai criar a pasta EFI/ubuntu na partição EFI.


Se tiver sucesso com isso tudo, seria interessante escrever um pequeno guia resumindo tudo que deu certo neste tópico, vai facilitar para outros que queiram se aventurar.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

so estou a ler a tua post agora, mas ja consegui instalar o ubuntu :D


Arranquei o ubuntu apartir do clover, instalei numa das partiçoes (sda7) e pus o bootloader na sda1 (EFI) vou ver se arranco os outros sistemas operativos, mas em principio triple boot esta a funcionar com uefi, so falta meter o 7 aqui no meio ;) e se eu conseguir meter tudo a funcionar posso garantir que vou meter aqui um guide detalhado, noutra thread, em ingles e portugues.


will report back later.

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Ao instalar o GRUB em sda1 ele não tomou o lugar do Clover? Achava que o certo era instalar em sda7.


O Windows 7 vai funcionar junto com o 8, seleciona "Microsoft EFI boot manager" no Clover, então escolhe entre 7 e 8 no BCD.

 

EDIT1

Não foi preciso fazer o ultimo passo, reparei que os ficheiros do Windows 8 foram todos gravados para \EFI\Microsoft por isso não foi necessário mexer, bem acho que so falta o ubuntu e o 7 XD, e depois e apagar tudo e fazer tudo limpinho de novo :)

Bom saber. Pelo jeito ele só instala em \EFI\BOOT se a EFI estiver vazia. Se já tiver algo ele instala em \EFI\Microsoft.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

não não ficou la ao lado do microsoft tb :) (ubuntu 13.04) ficou em \EFI\grub\grubx64.efi


quanto ao sete estou ainda no processo de criar a pen, ja digo qualquer coisa.


é parece que sim, o windows 8 criou uma pasta em \EFI\microsoft\boot\bootmgfw.efi (axo que e este o nome) não criou qualquer conflito com o clover, vou agora tentar o sete ja digo qualquer coisa.

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Eu achei que essa pergunta ao final da instalação, de onde instalar o GRUB, fosse sobre os setores de boot para legacy, pois tem a opção de instalar em sda (MBR). Quando eu instalei, selecionei sda4 (partição do Ubuntu) e mesmo assim ele instalou o grubx64.efi em /EFI/ubuntu na partição EFI. Mas enfim, acho que não faz diferença no caso de UEFI.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

sim és bem capaz de ter razão, mas como foi instalado em uefi, aquilo fez override e ignorou, e apenas instalou na partiçao EFI.


EDIT1

O windows 7 está armado em parvo... fiz o que diz na tua sig, copiei o conteudo de /EFI/microsoft/boot para /EFI/boot e foi ao install.wim que estava na pasta sources, extrai com o 7zip e fui a /windows/boot/ e copie o bootmgfw.efi para a pasta /EFI/boot e mudei lhe o nome para bootx64.efi... arranquei com o clover, detectou a pen e tudo, mas não fez nada quando carreguei, tentei arrancar pela vbox uefi bios (como fiz po win8) e fui ao ficheiro bootx64.efi que estava na pen, n fez boot :(

que cena... so falta este, e agora nao quer instalar -.-'


alguma ideia para tentar amanhã?

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Copiou ou moveu o /EFI/microsoft/boot para /EFI/boot? Tem que copiar, se mover não funciona. E atenta ao bootmgfw.efi, não pode ser o bootmgr.efi que também está lá.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

copiei, e sim tenho a certeza que foi o bootmgfw.efi, amanha vou voltar a tentar outra vez depois posto aqui...

SteamBox - Intel Core i5 3570k, Gigabyte ga-z77n-wifi, Intel HD 4000, HDD 2TB, 8GB DDR3

ChromeBook Air - Intel Atom N450, Intel Integrated Graphics 3150, HDD 500GB, 2GB Ram

Link to comment
Share on other sites

Estranho, o Windows 7 foi justo o que eu testei aqui e funcionou. A única diferença foi que botei o bootmgfw.efi em EFI/microsoft/boot/ mesmo. Não precisa botar em /EFI/boot renomeado para bootx64.efi pois nesse caso vai ser carregado pelo Clover, não pelo UEFI BIOS.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...