Jump to content
lucas_prado

Problemas na instalacao da kext para o realtek alc662 ich7

Recommended Posts

Bom dia a todos do Olaria.com !


Estou passando por alguns problemas com a minha kext applehda realtek alc 662 que baixei deste link:http://www.osx86.net/view/3721-[new]_10.8.3_alc662_fully_working_ml.html da gigabyte mas acho que serve na minha placa pois esta detectando normal, ela instala mas agora nao reconhece nenhum dispositivo de saida e no lion usava a mesma kext especifica para lion do mesmo autor mas ficava muda por isso resolvi migrar para o 10.8.3 achando que as kexts defaults iam funcionar, preciso editar a applehda com meu devid ? sou noob nessas questoes de editar os arquivos binarios das kexts.


Esse e o unico problema que estou pelejando pra resolver, o resto foi totalmente reconhecido.


Outra duvida e com meu mouse ps/2 usei o multishit e pedi pra adcionar a kext para habilita-lo, mas nao funcionou e meu teclado esta sem a acentuacao abnt 2 ! como instalo


estou usando o montaiun lion 10.8.3 Retail.


Obrigado desde ja !

Link to comment
Share on other sites

Olá,


se não reconhece os dispositivos provavelmente a kext não serve para você, mesmo que o codec seja o mesmo pode haver diferenças. Você pode usar esta kext como base para edição, provavelmente a diferença é nos pathmaps, este tópico explica todo o processo


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=3&t=2168


Sobre PS/2 e ABNT2 tem tópicos específicos nas perguntas frequentes


http://Olarila.com/forum/viewforum.php?f=2

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Estou seguindo o procedimento que me passou no link de cima, mas no terceiro passo pediu para que eu aplicasse algumas alteracoes na DSDT, mas eu ainda nao patcheei minha DSDT, nao utilizo isso com o multishit setem em Easybeast e nao precisei ter a dsdt pronta e o que eu faco agora ?


Outra pergunta estou seguindo o procedimento, mas voce falou que podia usa-la como base para minha edicao,e editar os patchmaps dela ja que ela detecta no macintosh! extrai o codec_dump via linux e continua com esse procedimento ou extraio algo das kexts que tenho no mac ?

Outra coisa que esqueci e que essa kext usa 3 kexts uma delas e um tal de HDAenabler ! ha algo que irei precisar alterar nela ?


Anteciosamente;

Lucas P.

Link to comment
Share on other sites

A HDAEnabler substitui o patch na DSDT, você não precisa aplicar. Se aplicar o patch na DSDT pode remover a HDAEnabler.


No mais é seguir o tutorial, só muda que ao invés de editar a kext original, você vai editar essa que já tem boa parte pronta.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Ai e que esta a duvida, no caso ainda tenho a copia dos arquivos da kext, extraio ela e mecho nas kexts e no hda enabler ?

No caso entao e so fazer as correcoes encima desses arquivos extraidos ! que sao esses

1-AppleHDAController.kext

2-AppleHDAHardwareConfigDriver.kext

3-Platform.xml e layout12.xml ou Layout1.xml (Presentes na Pasta Resources)

4-BinPatch


outra duvida e, devo corrigi la inteira ou so verificar os patchmaps a partir do procedimento 3 ? posso alterar tambem o id da placa e colocar o da minha placa para melhor compatibilidade ?


Anteciosamente;

Lucas P.

Link to comment
Share on other sites

Na HDAEnabler não precisa mudar nada, a menos que você mude o layout-id, que não deve ser necessário.


Eu começaria verificando os pathmaps, que mudam com mais frequência. Os PinConfigs e o bin patch geralmente não mudam muito num mesmo codec.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Cara acho que eu fiquei com uma grande duvida no que tenho que alterar nos verbs que extrai do codec dump, ele fala que todas as entradas estao como 1/8 black speaker e fiquei meio confuso em achar quem e quem sera que podem me auxiliar com essa parte ?

em anexo esta zipado os meus verbs do linux !


Obrigado.

Lucas Prado

codecgraph 2.zip

Link to comment
Share on other sites

Você tentou ajustar apenas os pathmaps?


Os verbs devem estar certos, mas você pode usar este app para conferir


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=9&t=3316

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Então usei a aplicativo para checar os verbs, estão OK e já peguei os códigos convertidos configdata diretamente da aplicação e coloquei na kext (precisei apenas alterar o microfone e headphone para frontal). Mas ai fui editar os layout ID E Plataform.xml e eles dão erro no plist editor ( e eles estão no seguinte formato .xml.zlib). Abrindo de forma extranha.

Consegui resolver o problema do ABNT2, mas do mouse usei o appleps2controler e nada não funcionou !

Outra pergunta o software Update esta me pedindo para atualizar o macosx para a versão 10.8.4 já que estou na 10.8.3, posso estar atualizando normalmente dessa forma ? preciso fazer backup de algo ?


Obrigado.

Lucas Prado.

Em anexo segue print do erro no Plist Editor.

1306554841_ScreenShot2013-07-07at2_28.18PM(2).thumb.png.d2d31c427b4ae4ea4c251722d61b22db.png

Link to comment
Share on other sites

Tem que descompactar o zlib para editar e depois compactar novamente, tem o script e a explicação no guia.


Sobre o update, faz backup de todas as kexts modificadas, pois elas serão substituídas pelas originais.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Beleza fiz isso ai deu certinho, mas na hora de conferir os patchmaps no Plataforms.xml eu me perdi na hora de achar o Nodel ID ->audio Mixer->Saida de audio me baseando no codecgraph gerando graficos, e consegui usar o pin configurator e pegar os nodel ID que precisava ? será que poderiam me orientar melhor nessa parte porque literalmente não entendi nada naquele gráfico "muita treta".


Vou anexar os verbs hexadecimal e o decimal e o grafico gerado !


Obrigado.

Lucas Prado


PS: Acho que seria legal se alguém do fórum postasse algum video no youtube de como fazer esses procedimentos de edição da applehda ! Ficaria melhor as orientações para outros usuários. Fica a dica !

Archive.zip

Link to comment
Share on other sites

Cara, esse guia do Mirone é o único completo sobre edição da AppleHDA e está em português. Até então só existia em inglês e nem era completo, só tinha a parte dos verbs, faltava os pathmaps e o binpatch.


O assunto não é simples, requer muita leitura, não é em 30 minutos que você vai entender tudo, muito menos vendo um vídeo.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill danielnmaldonado@gmail.com - BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @danielnmaldonado@gmail.com

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Bom acho que consegui chegar a alguma coisa para resolver o problema ! Consegui achar uma kext que está detectando alguns de meus dispositivos e principalmente minha saida de headphone, mas fica muda !então criei uma cópia dela para começar a fazer minhas edições ! Refiz os config data agora estão todos OK, mas o que não bate são os pathmaps, Dando uma olhada na kext de base do tutorial, percebi que a entrada de headphone sai de um nodel ID vai para um audio mixer que aponta um no de saída de audio ! mas no meu codec graph aparentemente está informando algumas coisas que desconfio que estejam erradas:

- Pelo que analizei se eu utilizar o seguinte pathmap 20-12-2 a minha saida vai ser Line out, mas no conector de microfone !;

-Se configurar o pathmap do nodelID do headphone na seguinte config: 27-12-11 ele vai passar duas vezes por dois audiomixers e não vai ter saída. / Outra conclusão que tive foi a de utilizar o pathmap 27-14-4 (que seria da saida de som correta traseira) e vinculasse como foi feito no tutorial com os pathmaps do microfone no mesmo audiomixer daria certo ! Mas não haveria sentido porque o de cima está vinculado ao audiomixer12 e este ao audiomixer 14 .


Estes daqui são alguns dos pathmaps que consegui extrair editando a kext anterior:

24-34-9/Microfone traseiro

25-35-8/Microfone dianteiro

25-13-3/Line in

20-12-2/ Line out traseiro

30-6/SPDIF

e algumas hipóteses da entrada do headphone

27-14-4/27-14-1/27-12-1/27-12-2

Meu configdata/Verbit editado:

01471C10 01471D40 01471E01 01471F01 01E71C20 01E71D10 01E71E45 01E71F01 01971C30 01971D90 01971EA1 01971F01 01871C40 01871D90 01871EA1 01871F02 01B71C50 01B71D40 01B71E21 01B71F02 01A71C60 01A71D30 01A71E81 01A71F01


Outra questão que também possa ter dado este problema no gráfico foi que no linux usei o alsamixer pra regular meu volume do headphone e percebi que a paleta do headphone não aparecia, então usei a barrinha de som do gnome e percebi que meu headphone ficava conectando e desconectando, provavelmente deve ser a entrada frontal que já está com problemas possa ter levado a essa confusão minha.


Vou anexar o graphviz novo para que vocês possam dar uma olhada e me auxiliarem a desvendar meu problema !


E obrigado até agora por estarem me auxiliando com este problema !

Atenciosamente;

Lucas Prado.

Archive.zip

Link to comment
Share on other sites

@Lucas_prado

suas saídas são:

MicExterno= 9-34-24

MicInterno= 8-35-25 (Pode tenta 9-34-25)

Alto-Falantes= 20-12-2

Fones de ouvidos= 20-12-2

Line Out= 26-13-3 (Minha sugestão é usar os Mics com: 9-34-24 e 9-34-25 e Line-In com: 8-35-26)

Teste todos e veja qual o melhor resultado!

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Bom dia mirone !


Mesmo assim a kext ainda continua a não funcionar mesmo editada ! somente detecta os dispositivos da placa de som, e não reconheçe os devices !

http://img832.imageshack.us/img832/9545/drqa.png


O que pode ser, que está causando este problema, ainda desconfio de algum erro no graphviz que não está me apontando certo os dispositivos ! os verbs acho que estão corretos, refiz eles todos e conferi com o Pin configurator para saber se está OK

Você me deu o pathmap para o fone de ouvido 20-12-2, mas na kext que estava detectando essa entrada mas não saia o som tinha o apontamento 27-14-2 !


Será que se eu enviar todos os meus arquivos para tu analisar onde está o erro você poderia tentar achar alguma resolução ?

http://depositfiles.org/files/7xzfwcut3?redirect :verbs +graphviz+dump

http://depositfiles.org/files/uzyqpzwbe :Kext editada +HDAenabler


Obrigado desde já !

Lucas Prado.

Link to comment
Share on other sites

VoodooHDA.zip

@lucas_prado

tenta essa: http://www.sendspace.com/file/s6v7g6

Boa noite !

Bom Mirone, Desculpe pela demora em responde-lo, estava meio centrado no exame da microsoft que estou estudando !

Testei essa Kext e mesmo assim ainda continuou detectando os nodels e não detectou os dispositivos ! (Esta kext está complicada, nem pai de santo faz funcionar !Rs).

Encontrei revirando no osx86 uma kext vodoohda (Que tem um som ruim pracas !) que acabou habilitando meu audio das portas traseiras e não detectou minha saída frontal de headphone (O Jack deve estar com problemas e vou tentar tirar um de outro gabinete para teste e pegar um novo graphviz pra ver se mostra ele).

Dando uma olhada nesta kext vodoohda percebi que ela usa o seguinte devid que tentei colocar na kext apple hda que me mandaste 0x27d88086 que é o que apareçe no systeminfo e mesmo assim nada e nem reconheçeu os jacks só detectou a placa de som high definition sem mais nada .

Porque será que está acontecendo estes problemas com esta applehda ? será que usando os verbs desta vodoohda patchmaps toda a configuração que ela está utilizando e usar na applehda funcionará ?VoodooHDA.zip

Irei mandar ela você analizar e ver o que pode fazer ! mesmo com um som ruim já me salvou um pouco rs.


Muito obrigado pelo empenho que está dando na solução desse problema em cara !.

Lucas Prado

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...