Jump to content
saulomac

Ajuda com DSDT do meu hack

Recommended Posts

Olá Galera! Já faz algum tempo que tô tentando instalar um hackintosh estável no meu PC mas tá muito difícil. Meu pior problema é o vídeo que não pára de congelar, sempre. Já me deu muita dor de cabeça. Me disseram que talvez com um DSDT isso pode ser resolvido. Inclusive já até tenho um DSDT pronto feito por um amigo de um outro fórum. Alguém poderia me ajudar a fazer essa instalação detalhadamente pra eu poder ter um hack belezinha?

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Olá,


se você fala do vídeo no seu perfil (Intel X4500) ele não tem suporte no OS X, só colocando uma placa compatível.


O patch DSDT para a sua placa mãe está disponível


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=43

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill [email protected]BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @[email protected]

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Olá,


se você fala do vídeo no seu perfil (Intel X4500) ele não tem suporte no OS X, só colocando uma placa compatível.


O patch DSDT para a sua placa mãe está disponível


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=43

 

Ok. Já baixe esse patch da placa G41T-M7 que vc mandou pelo link, e minha placa agora é uma da Nvidia GeForce 210; mas uma outra pessoa me falou que seria melhor eu extrair um patch da minha própria mobo pra aplicar a DSDT mais corretamente. Então fiquei na dúvida se esse patch de outra mobo que é diferente da minha (outra marca: MEGABoard/Digitron) seria a mesma coisa se forem os mesmos componentes de hardware e BIOS. (Só que não uso mais o Windows pra extrair o Patch).

Link to comment
Share on other sites

Você confundiu tudo. O que não é indicado é usar a DSDT de outra placa mesmo que seja igual, pois diferenças no CPU, memória e versão do BIOS podem causar problema. O correto é extrair a DSDT original e aplicar o patch que eu indiquei. O patch foi feito por alguém, não existe isso de "extrair patch pelo Windows".


No link que eu postei tem um vídeo que mostra como aplicar o patch. Você não pode estar usando uma DSDT de outra pessoa quando for fazer o procedimento.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill [email protected]BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @[email protected]

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Você confundiu tudo. O que não é indicado é usar a DSDT de outra placa mesmo que seja igual, pois diferenças no CPU, memória e versão do BIOS podem causar problema. O correto é extrair a DSDT original e aplicar o patch que eu indiquei. O patch foi feito por alguém, não existe isso de "extrair patch pelo Windows".


No link que eu postei tem um vídeo que mostra como aplicar o patch. Você não pode estar usando uma DSDT de outra pessoa quando for fazer o procedimento.

 

Então deixa eu ver se entendi: Tenho de extrair minha DSDT do meu próprio computador, que é a que mencionei pra vc, G41T-M7, e depois aplicar aquele patch que vc me mandou no link, é isso? Se for assim, como faço pra extrair a DSDT do meu PC? Esse DSDT extrairá TODAS as informações do meu PC, inclusive sobre o gerenciamento de energia e a placa de vídeo da NVidia Geforce 210? Se for esse o procedimento, o que devo excluir depois de instalar minha DSDT?

Obrigado pela ajuda!

Link to comment
Share on other sites

Como já respondi, o link que postei tem um vídeo que mostra como fazer.


Procure ler o básico, DSDT é apenas um dos ajustes para ter um hackintosh "redondo", não pense que vai sair tudo funcionando como mágica


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=1713

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill [email protected]BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @[email protected]

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Como já respondi, o link que postei tem um vídeo que mostra como fazer.


Procure ler o básico, DSDT é apenas um dos ajustes para ter um hackintosh "redondo", não pense que vai sair tudo funcionando como mágica


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=1713

 

Ola Sr. pernacabeluda:

Vi o video relacionado a como extrair o DSDT da minha máquina. Tenho algumas questões que não achei no Fórum:

-O que exatamente vai ser extraido da minha máquina?

-Depois de aplicar o Patch e colocar ele na pasta Extra, como fica a questão dos Kexts? Eles são tipo "barrados, impedidos" de funcionar e o DSDT Patcheado começa a "mandar" no sistema? Ou tenho de excluir alguma kext referente ao gerenciamento de energia?

-E quanto ao AppleLPC.kext? qual a função dele nesse caso?

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

-O que exatamente vai ser extraido da minha máquina?

A DSDT.

 

-Depois de aplicar o Patch e colocar ele na pasta Extra, como fica a questão dos Kexts? Eles são tipo "barrados, impedidos" de funcionar e o DSDT Patcheado começa a "mandar" no sistema? Ou tenho de excluir alguma kext referente ao gerenciamento de energia?

Isso não faz sentido.


Leia


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=30

 

-E quanto ao AppleLPC.kext? qual a função dele nesse caso?

Leia


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=34

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill [email protected]BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @[email protected]

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

A patch apenas corrige parâmetros da bios que sao "estranhos" para que o OS X entenda na sua bios.


O bootloader instalado, ao entrar em funcionamento, vai ler essa DSDT colocada na pasta extra.


As kexts sao os drivers do sistema OS X. A vinculação deles, assim como no caso do windows, é com os dispositivos que você tem no computador...placa de video, som etc. Em alguns casos, essas kexts vao funcionar independente de DSDT, (por exemplo, uma placa de rede que tenha suporte) em outros, a DSDT vai ajudar que o driver (kext) funcione, normalmente em casos de dispositivos que gerenciam o sistema.


Ao extrair a DSDT, você tem duas situações:


A DSDT pura (após extraída, que é como os sistemas comuns como Linux/Windows enxergam sua bios) ou seja, um mapa da sua própria bios atual.


A outra situação é essa mesma DSDT , já patcheada, com as correções para que o OS X entenda certos parâmetros que ele nao está preparado para entender... por exemplo, gerenciamento de energia. Após a patch aplicada, a kext (driver) relacionada com esse gerenciamento de energia pode (ou nao) funcionar nativamente com sua máquina. Em algumas situações, também é preciso trocar essa kext por uma outra específica para que o dispositivo funcione, isso é comum em placas da Asus com chipset X58 por exemplo no caso de gerenciamento de energia.


Espero que a dúvida entre kext e DSDT esteja respondida.

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

A patch apenas corrige parâmetros da bios que sao "estranhos" para que o OS X entenda na sua bios.


O bootloader instalado, ao entrar em funcionamento, vai ler essa DSDT colocada na pasta extra.


As kexts sao os drivers do sistema OS X. A vinculação deles, assim como no caso do windows, é com os dispositivos que você tem no computador...placa de video, som etc. Em alguns casos, essas kexts vao funcionar independente de DSDT, (por exemplo, uma placa de rede que tenha suporte) em outros, a DSDT vai ajudar que o driver (kext) funcione, normalmente em casos de dispositivos que gerenciam o sistema.


Ao extrair a DSDT, você tem duas situações:


A DSDT pura (após extraída, que é como os sistemas comuns como Linux/Windows enxergam sua bios) ou seja, um mapa da sua própria bios atual.


A outra situação é essa mesma DSDT , já patcheada, com as correções para que o OS X entenda certos parâmetros que ele nao está preparado para entender... por exemplo, gerenciamento de energia. Após a patch aplicada, a kext (driver) relacionada com esse gerenciamento de energia pode (ou nao) funcionar nativamente com sua máquina. Em algumas situações, também é preciso trocar essa kext por uma outra específica para que o dispositivo funcione, isso é comum em placas da Asus com chipset X58 por exemplo no caso de gerenciamento de energia.


Espero que a dúvida entre kext e DSDT esteja respondida.

 

Olá, Jucelio! Valeu pela ajuda. Sua explicação é bem objetiva e direta! Parabéns!

Isso quer dizer que um complementa o outro? DSDT e Kext?

Mas como saber se tenho ou não de trocar esse kext do gerenciamento de energia? Existe algo que o próprio sistema indique isso?

Então não preciso excluir minha NullCPUPowermanagement.kext, nem desmarcar GeneratCstats e generatPstats no chamelion?

Depois que coloquei minha DSDT.aml na pasta extra, quando mando desligar meu Hack, ele demora um pouco pra apagar o led de indicação de power on do PC, mesmo depois de eu desligar o estabilizador, sendo que sem a DSDT.aml, ele desligava esse led imediatamente. Alguma idéia do que seja?

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Olá, Jucelio! Valeu pela ajuda. Sua explicação é bem objetiva e direta! Parabéns!

Isso quer dizer que um complementa o outro? DSDT e Kext?

Mas como saber se tenho ou não de trocar esse kext do gerenciamento de energia? Existe algo que o próprio sistema indique isso?

Então não preciso excluir minha NullCPUPowermanagement.kext, nem desmarcar GeneratCstats e generatPstats no chamelion?

Depois que coloquei minha DSDT.aml na pasta extra, quando mando desligar meu Hack, ele demora um pouco pra apagar o led de indicação de power on do PC, mesmo depois de eu desligar o estabilizador, sendo que sem a DSDT.aml, ele desligava esse led imediatamente. Alguma idéia do que seja?

Obrigado!

 

Olá

 

Então não preciso excluir minha NullCPUPowermanagement.kext, nem desmarcar GeneratCstats e generatPstats no chamelion?

Normalmente, quando faço a instalação, eu desativo o descanso de tela e a hibernação, até que esse gerenciamento esteja redondo.

O fato é que se você vai consertar o gerenciamento de energia via DSDT, normalmente não precisa mudar kexts, exceto em casos específicos como citei no caso dos chipsets X58 no caso de placas ASUS. Se fizer os dois métodos não precisando, pode dar KP. Normalmente , ou você altera a Kext ou usa a DSDT.

 

Isso quer dizer que um complementa o outro? DSDT e Kext?

Bom, depende.


Como eu disse antes, a DSDT, quando usada com as patchs standarts, permite que o OS X entenda parâmetros ref. ao sistema, mais ligado com a parte de gerenciamento da motherboard portanto e não com dispositivos anexos onboard/offboard (VGA, REDE, SOM etc)


No caso você precisa entender que o OSX não é preparado para funcionar com hardware genérico (PC) e que ele desconhece dispositivos que não sejam nativos do sistema da apple. Existem casos que alguns dispositivos são iguais aos pcs, em outros eles são "semelhantes" e edições na DSDT ajustam, ou, se opta por ajustar somente a kext para esse dispositivo, ou, DSDT + Kext dependendo do caso. Novamente, estou me referindo a parte de gerenciamento do sistema da motherboard e não a dispositivos complementares, como rede, vga etc.


Necessariamente, DSDT não é essencial para que todos os hacks funcionem...é apenas um método de ajuste mais fino.


Provavelmente você já tenha tentado usar o multishit como bootloader...se notar, lá também tem a opção "without dsdt" (sem DSDT).


Usando essa opção, o sistema seria otimizado para funcionar com kexts complementares que "injetam"informações para que as kexts nativas do sistema e alguns dispositivos funcionem. (essas chamadas de enablers)


Note que ao aplicar a patch, o seu som não vai funcionar por exemplo... possivelmente ele será identificado no sistema se esses parâmetros estiverem inclusos na patch, mas não vai funcionar, porque nesse caso, se faz necessário fazer ajustes também na kext relacionada ao áudio (apple.hda).


Placas de rede por exemplo só vao fucionar se forem suportadas nativamente pelas kexts (drivers) do sistema, ou se existirem kexts (drivers) de terceiros (dos fabricantes) para essas placas, ou mesmo, kexts não oficiais desenvolvidas pela comunidade hackintosh.


No caso das placas de vídeo, os macs usam modelos específicos para que sejam reconhecidas no sistema.


Porem, no caso de marcas como Intel, ATI ou NVIDIA p/ pcs, se forem de mesma série/geração das placas suportadas pelo sistema apple, elas podem ser ativadas por meio de DSDT , pelo bootloader escolhido, ou editando as kexts relacionadas.


ATI http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=716

NVIDIA http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=40


Boa sorte

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites


Olá



Normalmente, quando faço a instalação, eu desativo o descanso de tela e a hibernação, até que esse gerenciamento esteja redondo.

O fato é que se você vai consertar o gerenciamento de energia via DSDT, normalmente não precisa mudar kexts, exceto em casos específicos como citei no caso dos chipsets X58 no caso de placas ASUS. Se fizer os dois métodos não precisando, pode dar KP. Normalmente , ou você altera a Kext ou usa a DSDT.



Bom, depende.


Como eu disse antes, a DSDT, quando usada com as patchs standarts, permite que o OS X entenda parâmetros ref. ao sistema, mais ligado com a parte de gerenciamento da motherboard portanto e não com dispositivos anexos onboard/offboard (VGA, REDE, SOM etc)


No caso você precisa entender que o OSX não é preparado para funcionar com hardware genérico (PC) e que ele desconhece dispositivos que não sejam nativos do sistema da apple. Existem casos que alguns dispositivos são iguais aos pcs, em outros eles são "semelhantes" e edições na DSDT ajustam, ou, se opta por ajustar somente a kext para esse dispositivo, ou, DSDT + Kext dependendo do caso. Novamente, estou me referindo a parte de gerenciamento do sistema da motherboard e não a dispositivos complementares, como rede, vga etc.


Necessariamente, DSDT não é essencial para que todos os hacks funcionem...é apenas um método de ajuste mais fino.


Provavelmente você já tenha tentado usar o multishit como bootloader...se notar, lá também tem a opção "without dsdt" (sem DSDT).


Usando essa opção, o sistema seria otimizado para funcionar com kexts complementares que "injetam"informações para que as kexts nativas do sistema e alguns dispositivos funcionem. (essas chamadas de enablers)


Note que ao aplicar a patch, o seu som não vai funcionar por exemplo... possivelmente ele será identificado no sistema se esses parâmetros estiverem inclusos na patch, mas não vai funcionar, porque nesse caso, se faz necessário fazer ajustes também na kext relacionada ao áudio (apple.hda).


Placas de rede por exemplo só vao fucionar se forem suportadas nativamente pelas kexts (drivers) do sistema, ou se existirem kexts (drivers) de terceiros (dos fabricantes) para essas placas, ou mesmo, kexts não oficiais desenvolvidas pela comunidade hackintosh.


No caso das placas de vídeo, os macs usam modelos específicos para que sejam reconhecidas no sistema.


Porem, no caso de marcas como Intel, ATI ou NVIDIA p/ pcs, se forem de mesma série/geração das placas suportadas pelo sistema apple, elas podem ser ativadas por meio de DSDT , pelo bootloader escolhido, ou editando as kexts relacionadas.


ATI http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=716

NVIDIA http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=40


Boa sorte

 

Qual seria em média, a temperatura ideal de um processador, dual core ou core 2 duo, pra funcionar perfeitamente e estar longe de ter qualquer problema? Notei que, depois que passei a usar minha DSDT, meu computador parou de ter congelamentos constantes, e tenho acompanhado as temperaturas dele por um aplicativo, istatpro, e a temperatura variava entre 36 e 41 graus C, a atualmente varia entre 36 e 46 graus C. Como te falei, meu computador, ao mandar desligar, encerra o sistema mas continua ligado, dai desligo o estabilizador e alguns segundos depois o pc desliga. Antes de usar a DSDT, se desligava normalmente. Essa é minha única dúvida agora. Tem alguma relação com o gerenciamento de energia? Obrigado pela ajuda, é muito clara sua explicação.

Link to comment
Share on other sites

Ola


Você extraiu a DSDT, corrigiu a mesma e aplicou a patch para depois salva-la como DSDT.aml conforme mostra nesse tópico?


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=42


Você desativou sua VGA onboard na bios?


ativou o S3 ao invés do S1 sleep na bios?


Lembrando que, a principio, nesse processo você não deve usar nullpowermanagement.kext e nem AppleACPIPlatform.kext alteradas... a alteração dessas kexts, se necessário, precisam ser feitas depois.


Dê uma lida nesse tópico a seguir pois ele tem um passo a passo básico para qualquer instalação


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=1586


Quanto ao processador, não precisa se preocupar com essa pequena alteração de temperatura.

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Ola


Você extraiu a DSDT, corrigiu a mesma e aplicou a patch para depois salva-la como DSDT.aml conforme mostra nesse tópico?


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=7&t=42


Você desativou sua VGA onboard na bios?


ativou o S3 ao invés do S1 sleep na bios?


Lembrando que, a principio, nesse processo você não deve usar nullpowermanagement.kext e nem AppleACPIPlatform.kext alteradas... a alteração dessas kexts, se necessário, precisam ser feitas depois.


Dê uma lida nesse tópico a seguir pois ele tem um passo a passo básico para qualquer instalação


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=26&t=1586


Quanto ao processador, não precisa se preocupar com essa pequena alteração de temperatura.

 

Sim, fiz exatamente todos os passos do vídeo postado aqui no forum sobre extrair e patchear a DSDT e salvar como .aml;

A Gráfica VGA on board já foi desativada na BIOS antes de instalar o SL,e a PCIExpress (NVidia) como primária;

O S3 também deixei essa opção na BIOS antes de instalar o SL;

Os kexts nullpowermanagemente e AppleACPIPlatform são da instalação usada no multishit.

Quanto ao link de instalação do DVD, montei um DVD do Lion 10.7.3.dmg como descrito no tópico, mas sem os opcionais, e depois de usar um cd de boot, no inicio da tela diz que não conseguiu achar o mach_kernel. lembro bem de tê-lo colocado dentro do DVD que montei.

Mas agora minha única preocupação é a questão do meu PC não desligar completamente depois do comando de desligar. Assim que isso for resolvido, meu pc vai tá rodando "redondo" como deveria ser em uma instalação perfeita; claro que não como um Mac original, mas, bem perto. Só falta isso. rs

Obrigado!

Link to comment
Share on other sites

Olá


Mais uma vez vou te explicar assim, ou você opta por usar a maquina com SleepEnabler.kext ou com DSDT.


Se patchear a DSDT não resolve, você precisa patchear a kext relacionada


Muita gente opta por usar o hack sem DSDT e funciona normalmente, nesse caso apenas com enablers para que o sistema funcione... são opções.


boa sorte

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

SleepEnabler serve para ativar o repouso em máquinas que precisam desativar a gestão de energia (NullCPUPowerManagement ou Disabler), nada a ver com shutdown, para isso use OpenHaltRestart ou EvoReboot, caso o DSDT patch não resolva.

-Donations-

PayPal HERE - Stripe HERE - BuyMeaCoffee HERE - Mercado Livre HERE

Skrill [email protected]BTC 33HeGCuCSh4tUBqdYkQqKpSDa1E7WeAJQ3

PicPay @danielnmaldonado - PiX @[email protected]

Premium Users HERE - Problems with Paypal HERE

xcd5u2Y.png

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...