Jump to content
Bauer

Ajuda para instalar o OS X Mountain Lion na ASUS P6X58-E WS

Recommended Posts

E ae Pessoal, tudo bem?


Bom, eu estou testando o Mountain Lion nessa placa, como sempre eu uso o metodo do tonycrap que estou mais acostumado, mas nesse novo sistema estou apanhando um pouco rs


A começar pela imagem bootavel... mas isso consegui dar um jeito... de inicio ia usar o Lion, mas como eu nao tinha mais a imagem no formato app na pasta aplicativos, o unishit (ultima versao), sistema de criaçao de pen drive bootavel deles nao funcionava...ele funciona somente tendo o app lá...mesmo colocando manualmente nao funciona...


Mas, descobri que a versao 1.4.0 do unishit , a primeira usada p gerar a imagem bootavel do Lion, gera o disco de boot mesmo para imagens no formato iso ou DMG, basta que ela esteja montada em qualquer versao do OS X...


entao, usei um HD de 2.5 para gerar um HD bootavel, pois meu pen pifou... e aprovetei e baixei uma imagem no formato ESD do mountain Lion... e o iboot do Lion gerou o HD inicializavel sem problemas... consegui fazer a instalaçao.


Os problemas começaram com a VGA (EVGA Nvidia Geforce GTX 460 768mb) nao dava tela... entao por hora usei uma ATI 5670 para adiantar o processo...


Após instalado, fiz o update para a versao 10.8.2...ocorreu tudo bem.


mas depois disso, após instalar o multibest para dar boot no sistema, os problemas começaram...


O processador que uso nessa placa é um Core I7 980 http://ark.intel.com/products/58664/Intel-Core-i7-980-Processor-12M-Cache-3_33-GHz-4_8-GTs-Intel-QPI


Quando eu tinha dado boot atraves do HD bootavel, o processador aparecia como desconhecido...


Depois que instalei o Mulitbeast , nao consego dar o boot, ele para nessa tela

 

694112276_DSCN22381.thumb.JPG.be435b1ab99cff6cf459e9792e298ce2.JPG

 

alguma coisa a fazer? opções que lembro ter marcado no multishit.:


*UserDSDT

*AUDIO-ALC889-With DSDT

*DISK-TRIM Enabler

*Graphics-NVIDIA GTX 470/480/560Ti 448/570/580 Support - These patches enable OpenCL for Fermi 4xx/5xx cards.

*Miscellaneous-FakeSMC Plugins-Motherboard Plugins-AMD Radeon Plugin-NVIDIA GeForce Plugin

*Network-Hnak's AppleIntelE1000e Ethernet

*System-AppleACPIPlatform Rollback

*Boot Options-Instant Menu

*System Definitions-Mac Pro 5.1

*Themes-Chameleon Default


será que faltou selecionar alguma opção necessária na bios?

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Eu vi agora que tem patchs no banco de dados para essa placa


http://Olarila.com/Packs/Asus/P6X58%20E%20WS.txt


ainda nao aprendi como patchear a DSDT, na verdade identificar a linha correta para aplicar, como posso fazer?


tambem precisaria fazer o mesmo procedimento para o audio funcionar, no caso dessa placa seria o ALC889...


no caso, considerando usar a vga gtx460, tambem consigo fazer ela funcionar direitinho por dsdt incluindo o audio hdmi? como fazer?


quem puder responder agradeço.


asus_p6x58-e_ws.jpg

Edited by Guest

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Primeiro: recomendo que ao instalar kexts ou qualquer modificação em seu hack faça uma por vez. Fica muito mais fácil identificar um possível problema.


1º Vi que utilizou System Definitions-Mac Pro 5.1 como definição para sua SMBios.plist verifique qual esta utilizando no hd bootavel e utilize novamente. Se não houver outro problema o SO deverá subir.

2º Utilize o CPU-Z e as Informações do sistema para verificar a quantidade de núcleos e cache também a utilização. Se for apenas o nome do processador isso pode ser editado.

Gigabyte H110M-H • CPU: Intel Core i3 6100 • RAM: 8GB DDR3 • Geforce GTX 550TI 2GB • OS: Sierra 10.12.5

Link to comment
Share on other sites

Primeiro: recomendo que ao instalar kexts ou qualquer modificação em seu hack faça uma por vez. Fica muito mais fácil identificar um possível problema.


1º Vi que utilizou System Definitions-Mac Pro 5.1 como definição para sua SMBios.plist verifique qual esta utilizando no hd bootavel e utilize novamente. Se não houver outro problema o SO deverá subir.

2º Utilize o CPU-Z e as Informações do sistema para verificar a quantidade de núcleos e cache também a utilização. Se for apenas o nome do processador isso pode ser editado.

 


Ola, tudo bom?


E refiz a instalação do zero...mas dessa vez nao instalei o multibest, estou dando boot através do hackboot por enquanto.


Minha VGA GTX460 nao sobe, embora ela funcione se eu instalar ela junto com outra vga, dando boot pela segunda opçao...nesse caso a tela abre se for conectado o HDMI na porta da GTX460. As propriedades do sistema estao todas corretas


meu problema maior nao parece ser com kexts... parece ser algo que falta na DSDT.


Eu havia apenas compilado a mesma sem adicionar nenhuma patch, porque nao tenho segurança de estar fazendo a atualização de maneira correta.


por exemplo, há patch para minha motherboard no banco de dados (p6x58e-ws), mas nao sei se, alem dela, preciso usar ALC889,SMBUS, SHUTDOWN, e se há linha especifica para fazer a tal patch e de estar utilizando as patchs corretas.


Eu creio ainda que deva faltar algo em relação ao processador, que é um Core I7 980 da série gulftown, ele aparece como desconhecido nas propriedades, embora seja reconhecido durante o boot com o hackboot.

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

olá


primeiro k tudo instala o sistema e mete tudo como deve ser, a fazer boot do hd , gráficos a funcionar


no fundo o pos-install


o dsdt ajuda , mas n é o milagre, tem muita gente a funcionar com mac os x , sem dsdt


o dsdt é a tua bios extraida e com patches k vão optimizar o seu desempenho para mac os x.. nada mais


além do dsdt tens de ter as kext para k as coisas funcionem.


dá uma leitura aki


http://Olarila.com/forum/viewtopic.php?f=2&t=1713


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

Olá Artur


obrigado pela resposta!


Pois é, sei que dsdt nao é milagre, mas estou preferindo acertar as coisas o maximo possivel na dsdt para evitar a instalação de muitos enablers ou kexts desnecessarias, Para dizer a verdade, estou gostando de brigar com esses erros porque estou aprendendo muito com isso. :D


Me animei depois que ví esse video com um 980x funcionando perfeitamente.

">


Minha ultima tentativa foi extrair novamente dsdt e , num primeiro momento, fiz a patch com o arquivo recomendado no forum para minha placa, coloquei a dsdt na raiz e fiz um experimento de boot com o cd , onde deu kp de novo...rs unable to find a driver for this platform acpi/ AppleACPCIplataformExpert, panic cpu e erro de driver


Eu nao tinha lido esse tópico que voce passou, mas eu ja tinha instalado com o kext wizard o fakesmc.kext e o nullcpupowermanagement.kext antes de testar esse boot, falta mais algum? tem alguma coisa que eu estaria esquecendo de fazer quanto ao gerenciamento de energia na bios?


abaixo a tela de erro, agradeço a ajuda.

 

DSCN2255.jpg.9840c778b94dfe8c24d6a5d9b81d9c31.jpg

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

buenas...


sobre a VGA, aparentemente o problema pode ser o graphicsenabler=yes or no, pois no montain lion 10.8.2, segundo noticia hoje no site tonycrap, há suporte nativo para algumas placas da nvidia


As part of the updated NVIDIA drivers in OS X 10.8.2, Apple has now included native support for many high end NVIDIA cards. No extra injection or patches are needed to support the following cards or to enable OpenCL.


GF100

GeForce GTX 465

GeForce GTX 470

GeForce GTX 480


GF110

GeForce GTX 560 Ti 448 Cores

GeForce GTX 570

GeForce GTX 580


GK104

GeForce GTX 660 Ti

GeForce GTX 670

GeForce GTX 680


When using GeForce GTX 6xx cards in Mountain Lion, you need to use GraphicsEnabler=No. Good luck!


Minha GTX460 faz parte do grupo "GF104", que nao está acima, mas ela funciona quando instalado em conjunto com outra placa (plugando nela depois do boot) então, teoricamente para ela funcionar, pode ser que eu teria que adicionar sua ID no infoplist do nvidadriver como nessa dica http://hackintoshworld.info/solucao-para-videos-nvidia/ vou tentar mais tarde e postar o resultado...

 

nvidia.JPG.b94931e0f96e1543d50a57109372b82e.JPG

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

olá


tem gente k está a ter problemas em 10.8.2 com acpi, k é o k estás a ter


dá uma olhada aki


http://www.insanelymac.com/forum/topic/282162-1082-beta-a-strange-update-for-hackint0sh-machines/page__st__40


quanto à nvidia


edita a nvresman e nv*100hal com teu dev id k deve resolver


bom hack

PB Easy Note TM 86 - i5 430 M - H55M - Ram - 6 GB - Alc272 - Radeon HD 5470 512 QE/CI

Lenovo G500 - i5 3230m - HM77 - Ram - 8 GB - Conexant audio - HD 4000

My OS X Files 

Link to comment
Share on other sites

olá Artur obrigado pela dica!


eu dei uma lida lá, realmente nao sou o unico rs...


Tambem estou tendo esse problema no Lion a partir da versão versão 10.7.4 nessa mesma Asus, aparece o mesmo problema, tenho um HD com essa versão para boot de emergencia, mas só consigo dar boot através do hackboot, da mesma forma como no mountain lion (ambos sem dsdt)...


Vou testar esse arquivo acpirollbackrev4 que indicaram no InsanelyMac... e tambem vou testar duas opções de AppleACPIPlatform.kext que baixei lá do os86.com... lembrei que no pacote do multishit, parece ter uma opção que tambem desabilita ou faz update dessa kext para uma versão anterior...algo assim.


Eu tenho ainda o servidor HP ML110 G5 aqui que estava com Lion 10.7.3 e acabei formatando para testar o Mountain Lion, deveria ter salvado as kexts...rs mas tenho o app ainda, dá para extrair para testar.


Vou instalar o Mountain Lion no HP e ver se esse problema tambem ocorre nele...pois, das maquinas que já experimentei usar Os apple, foi a mais compativel até hoje...


até mais.

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

buenas novamente!


Estava dando uma garimpada no Osx86.com e achei uma kext para AppleACPIPlatform.kext que, parece, tem resolvido o problema da maioria...http://www.osx86.net/downloads.php?do=file&id=2649


instalei ela e fiz o boot atraves do hackboot, notei que passou mais rapido, mas ainda não vou instalar um bootloader para testar, primeiro quero editar e adequar as kexts da nvidia.


tenho uma duvida, na entrada primarymatch onde colocamos a identificação da placa, em seguida, ha outra sequencia hexadecimal, nesse ponto eu me perdi...


por exemplo, considerando a entrada original abaixo:


0x06c010de&0xffe0ffff


para gtx460 preciso adicionar a entrada 0x0e2210de&????????????????????????????

para uma nvs 300 seria 0x10d810de&???????????????????????????


so essa parte ainda nao entendi na edição dessa kext.


Eu notei que a NVDAGF100Hal.kext nao esta carregada no System info, seria esse o motivo da placa de video nao pegar no boot? ou é normal ela nao subir?

 

1187787240_CapturadeTela2012-10-02s02_14_33.png.a31b0565101cbffaa955ee3de56b69e1.png

 

na NVDAResman.kext nao entendi exatamente onde colocar a identificação para adicionar as ids:


<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?>




CFBundleDevelopmentRegion

English

CFBundleExecutable

NVDAResman

CFBundleGetInfoString

NVDAResman 8.0.61 295.30.20f02

CFBundleIdentifier

com.apple.NVDAResman

CFBundleInfoDictionaryVersion

6.0

CFBundleName

NVIDIA Resman Kernel Extension

CFBundlePackageType

KEXT

CFBundleShortVersionString

8.0.61

CFBundleSignature

????

CFBundleVersion

8.0.0

IOKitPersonalities


NVRM


CFBundleIdentifier

com.apple.NVDAResman

IOClass

NVDA

IOMatchCategory

IOFramebuffer

IONameMatch


NVDA,NVMac


IOParentMatch


IOPropertyMatch


NVCLASS

NVDA


IOProviderClass

IOPCIDevice


IOProbeScore

60000

IOProviderClass

IONDRVDevice


NvNdrvGpu


CFBundleIdentifier

com.apple.NVDAResman

IOClass

NVDAPreset

IOMatchCategory

IOFramebuffer

IOPCIClassMatch

0x03000000&0xff000000

IOPCIMatch

0x000010de&0x0000ffff

IOProbeScore

60000

IOProviderClass

IOPCIDevice



OSBundleCompatibleVersion

1.2.0

OSBundleLibraries


com.apple.iokit.IOGraphicsFamily

1.5

com.apple.iokit.IONDRVSupport

1.5

com.apple.iokit.IOPCIFamily

2.4

com.apple.kpi.bsd

9.0.0

com.apple.kpi.iokit

9.0.0

com.apple.kpi.libkern

9.0.0

com.apple.kpi.mach

9.0.0


OSBundleRequired

Safe Boot


ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Uma kext que refere-se a um dispositivo é carregada apenas se no mac (pc) tem um dispositivo listado em seu info.plist

Quanto ao endereço em hexadecimal que você coloca podes colocar apenas o valor da tua placa

0x(dev_id)(Vendo_ID) sem os parênteses.

0x06c010de&0xffe0ffff esta linha refere-se a um intervalo de 0x06c010de ate 0xffe0ffff caso vc tivesse duas placas a serem colocadas nesse mesmo info.plist colocaria


0x(dev_id)(Vendo_ID), 0x(dev_id)(Vendo_ID)


ps. Em minha VGA ATI e no kext VoodooHDA utilizo info.plist editado sem o &amp e funciona normalmente apenas com 0x(dev_id)(Vendo_ID) de minha placa.

Gigabyte H110M-H • CPU: Intel Core i3 6100 • RAM: 8GB DDR3 • Geforce GTX 550TI 2GB • OS: Sierra 10.12.5

Link to comment
Share on other sites

Opa, obrigado pela resposta!


vou fazer para ver como vai ficar...


Tive um pequeno progresso :D ... com a Nvidia ainda não ...


mas com o meu problema com dsdt sim.


aproveitando que eu estava sem bootloader e sem DSDT, eu peguei o HD e o Core I7-980 e joguei numa placa P6X58-E, que tem bios muito parecida com a da P6x58-e ws...


Então, peguei e apliquei as paches asus shutdown, alc889 e a patch para a própria placa em sí, compilei e instalei o multishit para ver se o boot funcionava...funcionou lindamente, com o Core I7-980! o unico ponto é que o processador fica como desconhecido, mas está dando boot normal e desligando.

 

1738677940_CapturadeTela2012-10-02s20_04_57.png.975e10389f149cdb65e96006b4ee2e30.png

 

ENTÃO, meu problema deve estar na placa P6x58e-WS! Como a bios é muito parecida, nao tinha como inventar nenhuma moda diferente, então, fiquei pensando o que poderia estar errado, e lembrei que fiz um upgrade de firmware para as portas USB...será que essa upgrade está afetando a patch para placa mãe que estou usando para compilar a DSDT? é a unica coisa que me vem em mente no momento.

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Buenas... novidades


NÂo havia problema quanto ao firmware do USB 3.0 que eu havia citado, coloquei o HD na P6X58E-WS , compilei a DSDT com as patches e o multibest leu e passou normalmente!


Então, o grande problema realmente era a AppleACPIPlatform.kext... pois depois de ter trocado ela, foi que comecei a conseguir usar a instalação sem KP!


Agora, só falta resolver o problema da Nvidia,. mas esse vou deixar para um proximo capitulo, porque já cansei um pouco de mexer nisso haha


No mais agradeço a todos ae pelo apoio no projeto!


obrigado

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...