Jump to content
Mirone

AppleHDA

Recommended Posts


Ficou igual sem som mesmo depois de reparar as permissoes :( voce fez alguma alteraçao no DSDT? pra mim o layout que funciona é o 12.

Já agora voce tem acesso ou conhece alguem que tenha acesso aos downloads deste site:

http://bbs.pcbeta.com/viewthread-909594-1-1.html


ja me registei mas devido à politica deles que ainda nao entendi, nao consigo fazer download nenhum, aí nesse site tem todas as HDAS pro meu codec, se ao menos houvesse alguem que conseguisse sacar essas appleHDAs era otimo.

Não tenho acesso a esse site quanto aos erros acho que não vai conseguir tira-los pois até mesmo em codecs ALC tem erros a estrutura da kext mudou estou mandando outra kext teste e me retorne com os resultados. vc tem que reparar as permissões e reconstuir os caches.Instale o dsdt que esta junto com a kext.

http://cl.ly/3G363w3H3N2e

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Mirone obrigado pela sua insistencia, nao o quero aborrecer mais com esta situaçao, mas tive a ler num forum e acho que existem diferenças na estrutura da 10.7.3 para a 10.7.4 e provavelmente nesta 10.7.5. talvez com uma da 10.7.3/2 resolva alguns erros tambem nao testei com versoes anteriores tirando a do Snow.

esta ultima que vc postou tambem nao dá som, só a primeira que vc postou funciona apesar de muitos erros. As permissoes reparei sempre para alem do kext utility. Dificil hein! Antes de conseguir patchar a do 10.7.4 tambem perdi varias noites devolta dela até que consegui mas realmente muito dificil acertar com ela. Por exemplo, no meu PC Fixo tenho ALC888 onboard que funciona bem sem erros e com a ultima versao da HDA 10.8.2, este codec 20561 é um pouco complicado infelizmente, mas há quem tenha conseguido modifica-la com sucesso nesse tal site chines, pena que eu nao consiga saca-las. Mas ainda vou tentar com a 10.7.3 ou 10.7.2. Faria todo o gosto em partilha-la porque sei que ainda existem muitos utilizadores com este codec nomeadamente com portateis HP. Por outro lado desde que consegui patchar a appleHDA os kernels panics felizmente até agora nunca mais surgiram, resumindo e concluindo o VoodooHDA é o causador de muitos dos kernels panics nomeadamente em algumas boards. Nestes foruns com ajuda de algumas pessoas com conhecimento mais avançado aos poucos vamos aprendendo um pouco mais. Obrigado pela sua colaboraçao ;)

Mobo: Gigabyte GA-P55A-UD3 (rev 1.0) Bios F11

CPU: Intel Core i5-760

HD: OCZ-AGILITY 3 120 GB/Western Cav. Blue 500 GB

Mem: 8GB DDR3 1600 MHz G Skill

Rede LAN: Lnx2Mac's RTL81xx

Audio: Patch ALC888

Grafica: Asus HD 6870

SO's: OSX 10.9.5/Yosemite/Win8.1

Link to comment
Share on other sites

Mirone obrigado pela sua insistencia, nao o quero aborrecer mais com esta situaçao, mas tive a ler num forum e acho que existem diferenças na estrutura da 10.7.3 para a 10.7.4 e provavelmente nesta 10.7.5. talvez com uma da 10.7.3/2 resolva alguns erros tambem nao testei com versoes anteriores tirando a do Snow.

esta ultima que vc postou tambem nao dá som, só a primeira que vc postou funciona apesar de muitos erros. As permissoes reparei sempre para alem do kext utility. Dificil hein! Antes de conseguir patchar a do 10.7.4 tambem perdi varias noites devolta dela até que consegui mas realmente muito dificil acertar com ela. Por exemplo, no meu PC Fixo tenho ALC888 onboard que funciona bem sem erros e com a ultima versao da HDA 10.8.2, este codec 20561 é um pouco complicado infelizmente, mas há quem tenha conseguido modifica-la com sucesso nesse tal site chines, pena que eu nao consiga saca-las. Mas ainda vou tentar com a 10.7.3 ou 10.7.2. Faria todo o gosto em partilha-la porque sei que ainda existem muitos utilizadores com este codec nomeadamente com portateis HP. Por outro lado desde que consegui patchar a appleHDA os kernels panics felizmente até agora nunca mais surgiram, resumindo e concluindo o VoodooHDA é o causador de muitos dos kernels panics nomeadamente em algumas boards. Nestes foruns com ajuda de algumas pessoas com conhecimento mais avançado aos poucos vamos aprendendo um pouco mais. Obrigado pela sua colaboraçao ;)

olá X-men1, como te disse anteriormnte a estrutura da kext mudou não sei o por que dessas ultimas não dar certo eu fiz o mesmo procedimento mas acho que na primeira eu corrigir o bin da sua applehda no codec ADI1984b e zerei o ADI1984 se você quiser posso corrigir a versão do Mountain lion para você embora pense que os erros vão continuar com relação ao site chines pude perceber que na deles também tem erros o que nós temos que ter em mente é que a apple não usa codec conexant se você procurar no bin da AppleHDA do snow você não encontra nenhum codec conexant mas pode encontrar ALC,ADI,IDT...etc..Estes erros não influenciam em nada outra coisa na primeira que te enviei a que o so funcionou o "mudo" e a barra de volumes funcionaram?
btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

olá X-men1, como te disse anteriormnte a estrutura da kext mudou não sei o por que dessas ultimas não dar certo eu fiz o mesmo procedimento mas acho que na primeira eu corrigir o bin da sua applehda no codec ADI1984b e zerei o ADI1984 se você quiser posso corrigir a versão do Mountain lion para você embora pense que os erros vão continuar com relação ao site chines pude perceber que na deles também tem erros o que nós temos que ter em mente é que a apple não usa codec conexant se você procurar no bin da AppleHDA do snow você não encontra nenhum codec conexant mas pode encontrar ALC,ADI,IDT...etc..Estes erros não influenciam em nada outra coisa na primeira que te enviei a que o so funcionou o "mudo" e a barra de volumes funcionaram?


Sim eu entendi, em relaçao à primeira que voce editou, o mudo nao funcionou nem o mic e na barra de menu o volume continua no maximo... mas isso é o menos. Voce tentou basear-se numa daquela que eu enviei? outra coisa, no meu caso o binpatch que tem funcionado é este:


sudo perl -pi -e 's|\x84\x19\xd4\x11|\x51\x50\xf1\x14|g' /System/Library/Extensions/AppleHDA.kext/Contents/MacOS/AppleHDA


e só funciona nas kexts do Lion, no snow leopard basta apenas isto:

com o hex fiend abrir o executavel applehda procurar pelos seguintes codecs: 8508EC10 e substituir por 5150F114 e tambem este por causa da minha grafica... procurar por 0700DE10 e substituir por 0300DE10... que é o id da minha grafica, mas estas substituiçoes só funcionaram na appleHDA do Snow para as do lion pela minha experiencia usei o binpatch acima (sudo perl -pi -e 's|\x84\x19\xd4\x11|\x51\x50\xf1\x14|g') tentei usar esta duas formas na appleHDA do Mountain Lion com o script perl zlib.pl deflate..platform/layout/info..... que voce sabe... e nenhuma funcionou, penso que terá tambem a ver com outro tipo de Layout,nao tenho a certeza, mas preciso de estar com a cabeça fresca :lol: porque ao fim de umas horas ja fico sem paciencia :oops: mas se voce tiver disponibilidade podemos tentar com calma e tempo :) mas ja vi que nao está facil, se na HDA do lion é o que é na do Mountain tal como você disse será pior. Qualquer das formas agradeço. Amanha voltarei aqui.

Edited by Guest

Mobo: Gigabyte GA-P55A-UD3 (rev 1.0) Bios F11

CPU: Intel Core i5-760

HD: OCZ-AGILITY 3 120 GB/Western Cav. Blue 500 GB

Mem: 8GB DDR3 1600 MHz G Skill

Rede LAN: Lnx2Mac's RTL81xx

Audio: Patch ALC888

Grafica: Asus HD 6870

SO's: OSX 10.9.5/Yosemite/Win8.1

Link to comment
Share on other sites

Amigo Mirone, assim que lhe for possivel mande-me se faz favor entao a HDA do Mountain Lion a ver se mesmo com erros ela gera som. Obrigado


Edit: Amigo Mirone, já consegui colocar a AppleHDA 2.3.1.f2 (ML 10.8.2) a funcionar, os erros sao os mesmos lol...mas pelo menos o mic e as colunas internas funcionam :D


somdt.jpg

Edited by Guest

Mobo: Gigabyte GA-P55A-UD3 (rev 1.0) Bios F11

CPU: Intel Core i5-760

HD: OCZ-AGILITY 3 120 GB/Western Cav. Blue 500 GB

Mem: 8GB DDR3 1600 MHz G Skill

Rede LAN: Lnx2Mac's RTL81xx

Audio: Patch ALC888

Grafica: Asus HD 6870

SO's: OSX 10.9.5/Yosemite/Win8.1

Link to comment
Share on other sites

Post transferred to here by the advice of artur-pt (thank you!)


Hello, guys! Everybody's fine?


I've been trying these days the dsdt way aiming at get rid of the most legacy kexts i can. Thanks to artur-pt and others, i've made a lot of progress. The last success i had was to patch my dsdt so my Atheros 9285 loads the AirPortAtheros40.kext, solving the wi-fi instability i had for so long. For a couple of days now, i've been unsuccessfully trying to make AppleHDA load with my ALC 269 so i can stop using VoodooHDA.


Tried some methods for AppleHDA patching i learnt here on insanelymac and elsewhere. Tried also a lot of already patched HDAs with and without dsdt edits. Finally, i tried the command line autopatch tool available at this subforum. All of them resulted in absolutely no success.


I confess that i couldn't follow one step that now i'm thinking that should be crucial to get the work done: the Linux CodecDump, since i don't use Linux (or Windows, by the way). Could it be indeed the cause of my failure? Is there any alternative around?


I'll attach my patched dsdt, so if someone has time and wan't to check it out, maybe helps me in finding something.


Thank you very much in advance!

DSDT.aml.zip

Link to comment
Share on other sites

P.S.: This info i found on my everest report (the one i made before installing OSX on my netbook, some months ago):



High Definition Audio:

codec name Realtek ALC269

codec id 10EC0269h / 104383CEh

CODEC rev 00100004h


Also:



[ Realtek ALC269 ]


Device properties:

device Realtek ALC269

device description (Windows) Realtek High Definition Audio

device type Audio

bus type HDAUDIO

device identification 10EC-0269

Subsystem ID 1043-83CE

Revision 1000

Hardware ID HDAUDIO\FUNC_01&VEN_10EC&DEV_0269&SUBSYS_104383CE&REV_1000


Can this help me somehow?

Link to comment
Share on other sites

Amigo Mirone, assim que lhe for possivel mande-me se faz favor entao a HDA do Mountain Lion a ver se mesmo com erros ela gera som. Obrigado


Edit: Amigo Mirone, já consegui colocar a AppleHDA 2.3.1.f2 (ML 10.8.2) a funcionar, os erros sao os mesmos lol...mas pelo menos o mic e as colunas internas funcionam :D


somdt.jpg

Como ja lhe disse anterirormente esses erros não vão ser corrigidos meu conselho é com erros e som ou sem erros e sem som.. :D depois vou postar a kext que corrigi no inicio do topico para que outros usuarios com o mesmo codec possa usar. pode me enviar essa que esta usando?quero me poupar do trabalho..rsrsr
btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

 

Com todo o gosto meu bom amigo e já agora obrigado pela sua colaboração ;)


Só mais uma dica importante para os outros utilizadores, essa AppleHDA usa o Layout71, logo será necessario adicionar ao DSDT:

 

Device (HDEF)
           {
               Name (_ADR, 0x001B0000)
               Name (_PRW, Package (0x02)
               {
                   0x05, 
                   0x03
               })
               Method (_DSM, 4, NotSerialized)
               {
                   Store (Package (0x0A)
                       {
                           "codec-id", 
                           Buffer (0x04)
                           {
                               0x51, 0x50, 0xF1, 0x14
                           }, 

                           "layout-id", 
                           Unicode ("G"), /*  ------> ou  0x47, 0x00, 0x00, 0x00 */
                           "device-type", 
                           Buffer (0x11)
                           {
                               "Cx20561"
                           }, 

                           "PinConfigurations", 
                           Buffer (Zero) {}, 
                           "hda-gfx", 
                           Buffer (0x0A)
                           {
                               "onboard-1"
                           }
                       }, Local0)
                   DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))
                   Return (Local0)
               }
           }
       }
   }

 

Mas ainda vou tentar melhora-la, se conseguir claro :mrgreen:

Se quiser também posso partilhar a minha ALC888 (2.3.1f2) sem erros, conforme o hardware da minha assinatura.

AppleHDA Conexant 20561-10.8.2.zip

Edited by Guest

Mobo: Gigabyte GA-P55A-UD3 (rev 1.0) Bios F11

CPU: Intel Core i5-760

HD: OCZ-AGILITY 3 120 GB/Western Cav. Blue 500 GB

Mem: 8GB DDR3 1600 MHz G Skill

Rede LAN: Lnx2Mac's RTL81xx

Audio: Patch ALC888

Grafica: Asus HD 6870

SO's: OSX 10.9.5/Yosemite/Win8.1

Link to comment
Share on other sites

Hi, mirone! Thank you so much for your efforts. It didn't work, unfortunately. The little speaker icon is greyed out, and i have no device option in System Preferences. :(

His ALC269 codec has some different pathmaps made ​​the necessary changes in your DSDT.aml and install the two files and let me know if it worked for you.


NOTE: repair permissions and rebuild caches.

http://cl.ly/093v3i3z3X1M

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

P.S.: Do you want to know what's really odd? I just checked in System Information/Extentions, and found that AppleHDA is indeed loaded, as well as AppleHDAController and AppleHDAHardwareConfigDriver. And yet my hardware isn't working.

 

Look at the information system / sound and drop me a print.
btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Hi, Mirone: here it is.


Notice that de Intel HD device is recognized in System Information, yet it does not appear in System Preferences, so i got no sound. How could it be?


Thank for you help, really! Much appreciated!

Sound depends on several factors binpatch is the one doing tests until we succeed.

stay calm, we're on track to success.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Hi, Mirone!


Just tested it: no, it doesn't worked. Just like the anterior one, this one gets loaded and makes my jacks all appear correctly at System Information, yet i got no sound and no device available in System Preferences. :(


Is there any info i could add that would help you in this quest?


Anyway, thank you very much for all you're doing. I was almost giving up when i first post here. Now i'm confident it will work in the end. Thank you!

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...