Jump to content
Mirone

AppleHDA

Recommended Posts

AppleALC:

https://github.com/vit9696/AppleALC/releases

 

Uma extensão de kernel (Kext) de código aberto que permite obter áudio HD nativo do macOS para codecs não suportados oficialmente sem nenhuma modificação no sistema de arquivos.

 

Como usar o AppleALC:

 

A única tarefa que você precisa realizar se o seu codec for suportado é carregar a extensão do kernel (Kext) e ver se funciona.

Você pode usar o seu bootloader para isso,monte sua partição EFI usando Clover Configurator ou Esp Mounter Pro, copie e cole AppleALC.kext + Lilu.kext para a pasta kexts/Others, não se esqueça de injetar o layout_ID correspondente a sua kext por meio do clover ou DSDT.

 

Nota: Lilu.kext também deve estar presente para a AppleALC funcionar.

 

AppleHDA Topic

 

 

Guide to patch AppleHDA for your codec

 

 

Para que sua AppleHDA funcione corretamente é necessário ter o device HDEF aplicado no seu DSDT.aml para isso usamos MaciASL abaixo estão os patches que devem ser aplicados caso os mesmos não se encontre em seu DSDT.aml

Os Patches são: HDEF(com layout 1 e 12) DTGP,AZAL to HDEF(Usado em Placas Mãe onde o Device Azal esta presente ao invés do HDEF).

Se estiver usando um Layout_ID diferente de 1 ou 12 você pode alterar isso mudando esta linha no patch:

"layout-id", \n
               Buffer (0x04)\n
               {\n
                   0x01, 0x00, 0x00, 0x00\n --> Substituir 0x01 pelo Id correspondente de sua Kext.
               }, \n
 

Pode ser feito pelo Clover Configurator também, abra seu config.plist usando Clover Configurator vá até Devices/Audio e no campo Inject insira o Id desejado.

 

Audio.thumb.png.0886f9bc4a3ad4cbaa8987e13040179b.png

 

Se Alguém quiser que eu corrijo sua AppleHDA favor postar seu codec dump extraido pelo linux.

rodar esse script no terminal do Linux:

cd ~/Desktop && mkdir CodecDump && for c in /proc/asound/card*/codec#*; do f="${c/\/*card/card}"; cat "$c" > 
CodecDump/${f//\//-}.txt; done && zip -r CodecDump.zip CodecDump
 

Rode o script Anexado arrastando o mesmo para o terminal do linux e aperte ENTER.

Patchs.zip

Script extrai codec_dump.zip

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Bacana... ótimo post....

Eu tenho um applehda versão 2.2 que funciona no Mountain Lion 10.8.2, minha duvida é a seguinte.

Tem alguma forma de extrair as configurações do Applehda que esta funcionando e aplicar na Kext Original do Mountain Lion?

 

Junior_desampa ja editei sua kext...:)

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Não há chance de editar uma do ML? se possivel a ultima!


Edite: Não funcionou, sem audio! ;)

A kext carregou? olhar no ioreg ou kextwizard.

seu o hdef do seu dsdt esta como layout 12?

Tente esta: http://www.insanelymac.com/forum/topic/161430-realtek-alc1200-ich10-working-kext-on-mountain-lion-and-snow-leopard/

tem que mudar o layout para 99 no hdef do dsdt.

Method (_DSM, 4, NotSerialized)
               {
                   Store (Package (0x0c)
                   {                        
                       "built-in", 
                       Buffer (One)
                       {
                           0x00
                       }, 
                       "layout-id", 
                       Buffer (0x04)
                       {
                           0x63, 0x00, 0x00, 0x00
                       }, 
                      "PinConfigurations", 
                      Buffer (0x00)
                      {
                          0x00
                      }
                   }, Local0)
                   DTGP (Arg0, Arg1, Arg2, Arg3, RefOf (Local0))
                   Return (Local0)
               }

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Olá Mirone, aproveitando sua boa vontade, gostaria de enviar um pedido, referente ao audio alc887 para Lion 10.7.5 Placa Asus p5p43td


obrigado

CodecDump.zip

Edited by Guest

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

tem tambem um codec que muito requisitado porem nao se acha applehda para se aplicar com dsdt, que seria o IDT 92HD73E1X5 usado em algumas mobos, por exemplo a DP45SG da intel e alguns notebooks da Dell.


Usei uma DP45SG para extrair,como essa placa e muito chata para hack estou enviado junto a DSDT.aml que extrai tambem pelo ubuntu , nao sei se ajuda em alguma coisa..


o txt.patch para esses codecs que voce esta gerando seria bom ter para usar no DSDT.editor como patch para aplicar, eu sugiro aos moderadores colocarem no topico em questao pos testados


a comunidade agradece!

CodecDump.zip

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

tem tambem um codec que muito requisitado porem nao se acha applehda para se aplicar com dsdt, que seria o IDT 92HD73E1X5 usado em algumas mobos, por exemplo a DP45SG da intel e alguns notebooks da Dell.


Usei uma DP45SG para extrair,como essa placa e muito chata para hack estou enviado junto a DSDT.aml que extrai tambem pelo ubuntu , nao sei se ajuda em alguma coisa..


o txt.patch para esses codecs que voce esta gerando seria bom ter para usar no DSDT.editor como patch para aplicar, eu sugiro aos moderadores colocarem no topico em questao pos testados


a comunidade agradece!

 

Segue em anexo AppleHDA 10.7.5+DSDT.aml corrigidos teste e me retorne com os resultados.

AppleHDA IDT 92HD73E1X5: http://cl.ly/392u001w3k31

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

então, seeria interessante disponibilizar o método que você utiliza para a edição do audio, se possível fazer um pequeno tuto, eu agredeceria bastante!, desde ja meu audio é o ALC269, segue em anexo o codecdump para edição. Obrigado!

CodecDump.zip

NB Dell N4110

Placa Mãe: Intel 6 Series

Processador: Core i5 2410M 3MB Turbo Boost

Chipset: Mobile Intel® HM67 Express Chipsets

AMD Radeon HD 6470M - Seymour XT 1GB

Intel Centrino Wireless-N 1030 1x2 bgn + Bluetooth3.0

Audio: ALC 269 HD

Link to comment
Share on other sites

então, seeria interessante disponibilizar o método que você utiliza para a edição do audio, se possível fazer um pequeno tuto, eu agredeceria bastante!, desde ja meu audio é o ALC269, segue em anexo o codecdump para edição. Obrigado!

 

Testa esta ela é pra Mountai Lion: http://cl.ly/2l2u1L1p3N2J

Tem que mudar o layout para 1 no patch HDEF do dsdt.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Olá


na DP45SG com Lion 10.7.5, não funcionou :cry:


mas o audio foi identificado pela dsdt!


testei com um HD onde tenho uma instalação para testes


mas vou testar no M.L com uma instalação limpa

 

2062472933_CapturadeTela2012-10-24s01_32_49.thumb.png.26859a3d3fa6619dba6565ec609b82d0.png

 

até mais


obrigado

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Ola


na P5P43TD, eu tive um erro ao compilar a dsdt com a patch, será que estou fazendo certo?


erro: 1309444734_CapturadeTela2012-10-24s02_16_18.thumb.png.1d92397d8a8ecd6cd65532ffeb48373d.png

 

Depois disso fiz de outra forma, acessei o banco de patchs aqui do forum e baixei uma patch para essa placa, onde o audio parece estar definido


http://Olarila.com/Packs/Asus/P5P43TD.txt


depois de compilado na dsdt, o audio aparece assim:

 

1019690034_CapturadeTela2012-10-24s02_39_53.png.23887cc6e67c4210f793d3e3c12bbf61.png

 

este bate com a patch e hda?


de qualquer forma, nao deu certo nesse caso tambem...


estou adicionando as kexts com o kext wizard.


por hora, muito obrigado.

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Olá


na DP45SG com Lion 10.7.5, não funcionou :cry:


mas o audio foi identificado pela dsdt!


testei com um HD onde tenho uma instalação para testes


mas vou testar no M.L com uma instalação limpa

 

[attachment=0]Captura de Tela 2012-10-24 às 01.32.49.png[/attachment]

 

até mais


obrigado


Agente tem que ir testanto pra ver entra no chat que fica mais facil.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Ola


na P5P43TD, eu tive um erro ao compilar a dsdt com a patch, será que estou fazendo certo?


erro: LegacyATI4800Controller.kext.zipCaptura de Tela 2012-10-24 às 02.39.53.png[/attachment]

 

este bate com a patch e hda?


de qualquer forma, nao deu certo nesse caso tambem...


estou adicionando as kexts com o kext wizard.


por hora, muito obrigado.


Estranho era pra funcionar vc foi em preferencias do sistema e viu se esta la os devices pode ta selecionado alguma linha de saida ao invés de alto-falantes internos. mas mesmo assim vou te passar outra hoje a noite.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

Ola


na P5P43TD, eu tive um erro ao compilar a dsdt com a patch, será que estou fazendo certo?


erro: LegacyATI4800Controller.kext.zipCaptura de Tela 2012-10-24 às 02.39.53.png[/attachment]

 

este bate com a patch e hda?


de qualquer forma, nao deu certo nesse caso tambem...


estou adicionando as kexts com o kext wizard.


por hora, muito obrigado.

http://cl.ly/0G1d2r0I1B16

Essa é que uso meu codec tb é ALC887 uso ela em Lion 10.7.5 e funciona perfeitamente deve funcionar pra vc tb.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

kra aki deu certo não, segue em anexo a minha dsdt para análise.

você esta usando Lion ou Mountain Lion essa versão é para Mountain Lion.

Olhei seu codec_dump a sua kext tem algumas coisas diferentes entra no chat que vou te enviando e vc vai testando.

Olha com kextwizard se a AppleHda esta sendo carregada.

btn_donate_SM.gif
Link to comment
Share on other sites

 

Olá


Eu peguei um HD zerinho e reinstalei o 10.7.5 com a P5P43TD


Extrai a DSDT e adicionei novamente a patch do forum http://Olarila.com/Packs/Asus/P5P43TD.txt


até aí, tudo certo, depois de reiniciado , os dispositivos de audio ficaram presentes


file.php?id=2410


Então, instalei a apple HDA (segunda opção) reiniciei


E os devices de audio mostrados acima, depois de instalada a apple.hda sumiram, veja abaixo

 

846165165_CapturadeTela2012-10-26s20_14_53.png.a4efc7df6a54465b2f508bd53bc81d35.png

 

me parece que eu tinha visto em algum lugar que esse codec tem duas versões distintas, pode ser que o seu seja a segunda versão, mais atual, , afinal, essa mobo já é um pouco antiga.


Estou enviando a minha dsdt já compilada com a patch, provavelmente o mistério deva ser nela. abs

dsdt.aml.zip

ASUS P6X58D-E/12GB/i7-960 8MB 3.20GHz/NVIDIA GTX 650/WINDOWS 10/YOSEMITE

X87-DELL-16GB-DDR3-1600MHZ/XEON E3-1220v3 8MB/NVIDIA GTX1050/WINDOWS 10/XUBUNTU/OSX-SIERRA

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.





×
  • Create New...